DB do Tatá

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB do Tatá

Mensagem por pancello » 24 jul 2017, 01:31

Claro, mas o que motivou a minha indignação não foi eles terem lá ficado 40 minutos, mas sim terem voltado com uma atitude de nariz empinado, a partir para o insulto, inclusive disse à senhora do outro carro "se gosta de controlar o tempo, inscreva-se para trabalhar lá dentro na caixa", com uma atitude bastante desrespeitadora para com quem trabalha no Lidl e que como sabemos, mata-se a trabalhar.

Como digo, simpatia não custa nada a ninguém. A mim de certeza que me vão acontecer situações destas e piores, mas não custa dizer "desculpem, demorei mais do que imaginava e não me lembrei que podia estar alguém à espera". E vou embora com a consciência de que usei a minha limitada inteligência a viver calmamente em sociedade...

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB do Tatá

Mensagem por pancello » 24 jul 2017, 01:35

De resto, eu sou menino para meter o carro à carga e ir lá dentro comprar pão (5min), e ficar a aproveitar a restante carga. Mas se houver alguém na fila, imediatamente dou o lugar (afinal, só demorei 5min).

Assim como nunca lá ponho o carro a carregar sem comprar qualquer coisa, nem que seja o dito pão.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB do Tatá

Mensagem por rimsilva » 24 jul 2017, 08:51

A justificação de ter estado a realizar as compras acho aceitável e dentro do que é permitido pelo Lidl, daí para a frente, mais comentários desse género em atitude de gozo é que não! Perdem a "razão" toda...

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: DB do Tatá

Mensagem por hmendes » 24 jul 2017, 09:53

Como já alguém disse por aí, se por agora que somos tão poucos há tanta confusão e falta de respeito, imagino quando formos muitos. Já num outro forum tinha comentado que a obstrução de um PCR/PCR por um CI é triste, mas mais triste é deparar-mo-nos com pessoas que partilham a nossa "necessidade" a entrar em faltas de respeito para com os da mesmos.

Na verdade os recursos (PCRs / PCNs) ainda são escassos e esta procura pelo carregamento gratuito a todo o custo, provoca este tipo de situações. Espero e acredito que o pagamento venha a servir de regulador da questão....

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB do Tatá

Mensagem por pancello » 27 jul 2017, 17:48

Bem, mais alguns quilómetros, finalmente consegui arranjar maneira de fazer correr correctamente o caniOn num telemóvel velho que cá tenho. É minúsculo e não se vê grande coisa, mas dá para ver a temperatura das células o que já é bastante bom.

Relativamente a essas mesmas temperaturas, tenho tido muita ajuda cá em casa no sentido de encontrar lugares à sombra perto de casa, ou locais onde ainda esteja sombra de manhã quando saímos de casa (podendo deixar o carro a dormir ao relento). Também tenho tido cuidado com as cargas, evitando chegar a casa e pôr logo à carga... À custa de tudo isto tenho conseguido manter o carro sempre abaixo dos 25ºC, excepto quando vou ao PCR e aí é inevitável ter células abaixo dos 32/33ºC.

A esse respeito, tenho reparado que o AC liga quase sempre nos PCRs (se as baterias estiverem frias, ele liga a chaufagem mas não o AC), mas nunca durante muito tempo. Por exemplo se começar com as baterias a 25ºC ele liga o AC e a bateria aquece pouco, mas a partir de certo ponto desliga-se e a bateria começa a aquecer tremendamente. Cheguei mesmo a desligar a carga e a recomeçar, a ver se ele voltava a ligar o AC, mas nada.

Alguém mais nota este comportamento?

Outra ideia que estou aqui a magicar é levar este menino para passear durante as férias. A ideia seria ir algures para o Gerês, partindo a 100% de Viana do Castelo ou de Guimarães. Tenho usado o Green Race para simular, e alterei os dados do carro para 15kwh (sei que a degradação não é tão grande, mas prefiro fazer as contas ligeiramente por alto). Acho que conseguimos ir para todo o lado, contando que se possa carregar à chegada, obviamente (já ando a fazer esses contactos).

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB do Tatá

Mensagem por rnlcarlov » 27 jul 2017, 21:47

Esse comportamento é estranho. A luz do A/C desliga mesmo, ou é só o consumo via canion que vai para 0? Se for o 2º caso, pode ser uma avaria como já tive, em que por excesso de pressão no sistema de gás causava o A/C que se desligasse, embora a luz continuasse acesa.

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB do Tatá

Mensagem por pancello » 27 jul 2017, 22:38

rnlcarlov Escreveu:Esse comportamento é estranho. A luz do A/C desliga mesmo, ou é só o consumo via canion que vai para 0? Se for o 2º caso, pode ser uma avaria como já tive, em que por excesso de pressão no sistema de gás causava o A/C que se desligasse, embora a luz continuasse acesa.
Por acaso nunca me lembrei de verificar o consumo no caniOn... Mas em todo o caso é mesmo a luz do A/C que se desliga... A chaufagem pára mesmo. Aí a partir dos 50% mais ou menos.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DB do Tatá

Mensagem por Malm » 30 jul 2017, 13:43

Na Europa, na Oceania, na America do Norte, desta ou daquela maneira algo da minha história é conhecido. Algumas coisas como mostrar um 0,0% de SoC, mostrar o que faz o AC ligar no carregamento rápido, mostrar que o carro pode parar com mais de 0,0% de SoC e porquê,... foram publicadas pela primeira vez aqui.

Podes verificar se ele o desliga a alguma temperatura específica, por exemplo, se o desliga se verifica que a temperatura baixou dos 31º C (temperatura do sensor com a temperatura mais elevada)?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB do Tatá

Mensagem por pancello » 30 jul 2017, 20:31

Malm Escreveu:Na Europa, na Oceania, na America do Norte, desta ou daquela maneira algo da minha história é conhecido. Algumas coisas como mostrar um 0,0% de SoC, mostrar o que faz o AC ligar no carregamento rápido, mostrar que o carro pode parar com mais de 0,0% de SoC e porquê,... foram publicadas pela primeira vez aqui.

Podes verificar se ele o desliga a alguma temperatura específica, por exemplo, se o desliga se verifica que a temperatura baixou dos 31º C (temperatura do sensor com a temperatura mais elevada)?
Obrigado Malm pelo teu conhecimento, experiência e ajuda!

Eu agora vou de férias com o ICE (tem mesmo de ser... A aventura com o VE vai ser na 3a semana de Agosto), mas assim que possa acho que vou gravar o ecrã do canion durante uma carga rápida, e assim posso responder à tua pergunta com alguma exactidão. Assim até fica "documentado" o fenómeno, até porque aparentemente há mais pessoas com o mesmo sintoma...

O que me preocupa é que numa viagem no verão e sem refrigerar muito nos PCRs, estou mesmo a ver a temperatura a subir bem acima dos 40°. Se isto acontecer durante 4 ou 5 dias por ano, contando que consigo manter o pack relativamente fresco (menos de 30°) durante o resto do ano, acreditas que envolverá um desgaste preocupante da bateria?

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DB do Tatá

Mensagem por Malm » 01 ago 2017, 07:10

Eu acho que 4 ou 5 dias seguidos com temperaturas persistentemente acima dos 40ºC, com momentos de carga máxima, já originam degradação acima do normal. Para evitar isso eu recomendo acabar o dia com o carro carregado até 80% a 90% e deixá-lo a arrefecer ao relento durante a noite. Se não tiver carga e se acabarem o dia muito quentes, eu não recomendo deixá-lo de noite a carregar para usar no dia seguinte, porque não lhes vai dar a oportunidade para voltar a arrefecer e isso é que as estraga. Caso se termine um dia a 40ºC sem carga, o melhor é deixá-lo parado no dia seguinte e usar o ICE. Ou seja, 4 a 5 dias seguidos acima dos 40ºC são muito piores do que atingir os 40ºC em dias separados. De qualquer modo, aproveitar sempre todas as oportunidades que nos surjam e que permitam arrefece-las, como em andamento quando temos carga suficiente.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”