Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por santanamos » 09 mar 2018, 16:24

Deus me livre.. é quase à hora que me deito!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por BrunoAlves » 09 mar 2018, 18:14

Por acaso não andaste pela A1 hoje? Passei por um ion branco TZ (no fumarolas da empresa :oops: )
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por figueiral » 11 mar 2018, 05:59

BrunoAlves Escreveu:Por acaso não andaste pela A1 hoje? Passei por um ion branco TZ (no fumarolas da empresa :oops: )
Sim fui eu. Fui a Torres Novas e voltei... uma aventura! No final a mulher disse que não voltávamos lá com o elétrico, pelo menos com o tempo contado, o que deixa aqui alguma receptividade para lá voltar com o TZ ;)
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por figueiral » 11 mar 2018, 13:07

Relato da viagem Santa Comba Dão - Torres novas (ida e volta)

Objectivo da viagem sair de casa antes das 09h00 para ir a Torres Novas abastecer na horta do sogro, almoçar com ele e sair às 14h00 para chegar à vontade a Santa Comba Dão antes das 17h30, hora de fecho da escola da filhota, a do filhote só fecha às 18h15.
São 155 Kms para cada lado. Ao planear a viagem decidi parar 10 minutos em todos os PCR (Coimbra, Pombal e Leiria) mais por uma questão de a mulher ficar mais descansada e eu não ter que ouvir "achas que dá?" :lol:

Saiu de casa com 88% porque antes fomos levar os miúdos à escola.
saida de casa.png
saida de casa.png (43.14 KiB) Visto 5755 vezes
Em Coimbra uma paragem de 10 minutos para chegar a Pombal mais à vontade e não ouvir o tal "achas que dá? Olha que já tem pouco! Isso já está a piscar!"
PCR Coimbra.png
PCR Coimbra.png (48.37 KiB) Visto 5755 vezes
Por incrível que pareça não me lembrei de fazer nenhum printscreen ao chegar aos PCRs, só os fiz ao sair, e já não me recordo bem, mas cheguei a todos com a percentagem entre os 40% e os 50%.

Em Pombal foram 16 minutos :)
PCR Pombal.png
PCR Pombal.png (46.23 KiB) Visto 5755 vezes
E siga para Leiria... No PCR de Leiria descobri que o meu Ion liga o AC quando o sensor com a temperatura mais alta atinge os 31ºC.
Ligou AC.png
Ligou AC.png (50.37 KiB) Visto 5755 vezes
E com o mais alto com 33ºC e o mais baixo com 24ºC desligou o AC
Desligou AC.png
Desligou AC.png (49.02 KiB) Visto 5755 vezes
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por figueiral » 11 mar 2018, 13:57

Relato da viagem Santa Comba Dão - Torres novas (ida e volta) - continuação

No PCR de Leiria foram 15 minutos a carregar até aos 80%.
PCR Leiria.png
PCR Leiria.png (47.88 KiB) Visto 5752 vezes
Às 13h00, com 3h25 de viagem e 155 Kms chegámos a Torres Novas.
chegada a Torres Novas.png
chegada a Torres Novas.png (47.6 KiB) Visto 5752 vezes
Falta dizer que entrámos na A1 em Soure e saímos em Fátima.

Comentário da mulher: "É muito tempo para trazermos os miúdos."
Tenho que concordar com ela, às vezes ainda estamos a chegar a Coimbra e a mais velha, 5 anos, já está a perguntar se falta muito para chegar a casa do avô :lol:

Às 14h30 lá acabámos de carregar o carro para arrancar direcção norte.
saida de Torres Novas.png
saida de Torres Novas.png (45.88 KiB) Visto 5752 vezes
E é aqui que começa a verdadeira aventura...
Entrámos na A1 em Fátima, o raio da serra mata a bateria toda... mas depois é quase sempre a descer até Leiria. Esta viagem tem mais descidas direcção norte do que direcção sul, ou foi só impressão minha?
Até ao PCR de Leiria tudo normal.
Já estávamos a ficar atrasados, e decidi carregar até aos 80% (foram 14 minutos, 5,11 kWh) para ir directo até Coimbra e não parar no PCR de Pombal para não ter que andar a passar de um lado para o outro, porque como nunca o tinha feito era arriscado, visto já estar muito em cima da hora.
No PCR de Leiria o Canion passou-se e ficou todo negro :) não mostrava nada! Mulher: "Bonito! Isso é mau sinal." Eu:"Não te preocupes, eu consigo controlar só com o que mostra no carro."
Desliguei o tablet, voltei a ligar e lá voltou a funcionar, mas todos os dados da my trip timer e my trip timer 2 desapareceram. As linhas estavam todas em branco. (isto não se deve fazer) durante a viagem fui inserindo todos os parâmetros e ficou tudo preenchido novamente... até voltar a desaparecer outra vez tudo! Tenho que descobrir o que se passou.
Continuação da aventura :doh:
Às 16h35 chegámos a Coimbra e... um Leaf a carregar (a sorte de chegar e estarem os PCRs vazios ou com um carro a sair acabou mesmo no momento errado), fui ver e ele ainda estava nos 64%. Sentei-me no carro à espera... passado 5 minutos a mulher: "vai lá perguntar se demora muito, olha que não chegamos a tempo à escola da manina!" e aguentei isto durante mais 15 minutos :whistle: Depois de estar 20 minutos à espera vou ter com o dono do Leaf e pergunto se vai carregar tudo porque estava com um pouco de pressa para ir buscar as crianças à escola, resposta: "Não, vou só carregar até perto dos 80% e deve estar quase." já estava com 89% e a carregar à 38 minutos, acho que se não fosse perguntar nada ficava lá até chegar aos 100%...
Quando chega alguém ao PCR e sei que a carga que tenho é suficiente para a viagem termino o carregamento ou carrego até onde acho ser suficiente, não fico a carregar só por carregar... mas eu devo ser um ET a visitar este planeta... :o
Comentário da minha mulher: "Este vem para aqui carregar para não gastar luz em casa." :lol: Ela estava tão furiosa que já se ria :lol: Tive sorte deu-lhe para rir, se estivesse com TPM provavelmente matáva-me.
Carregou durante 10 minutos, 5,44kWh, chegou aos 50% e arrancámos virados a casa. E isto eram 17h10... já não chegávamos as 17h30 a Santa Comba Dão... Ligámos a uma prima para ir buscar a miúda à escola, o miúdo tínhamos que ser nós porque não tem cadeirinha para ele.
E para não ser tudo muito mau... 17h10... hora de ponta :angry-banghead: pára e arranca no trânsito... :angry-banghead:
Lá saímos de Coimbra e o IP3 todo feito perto dos 90 Km/h... e a subida do Botão a matar a bateria... foram 45 Kms em 40 minutos e a bateria ficou com 10% ao chegar a casa. Pegar no fumarento e chegar à escola do miúdo às 18h27 :) mesmo a tempo!
chegada a casa.png
chegada a casa.png (40.95 KiB) Visto 5752 vezes
A mulher diz que não volta a Torres Novas com o elétrico, pelo menos com o tempo contado :lol: se não for com tempo contado deve aceitar ir outra vez :lol:
Mas para a próxima saio com 100% e só paro em Pombal.

EDIT: Na ida apanhei muita chuva, o que penso que prejudicou muito a autonomia porque o carro por vezes parecia "preso", havia muita água na estrada.
Última edição por figueiral em 11 mar 2018, 15:55, editado 1 vez no total.
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por jfr2006 » 11 mar 2018, 15:02

Infelizmente aqui por Coimbra há umas aves raras dessas... Já apanhei um no outro dia que me fez o mesmo :twisted:

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por figueiral » 11 mar 2018, 16:53

jfr2006 Escreveu:Infelizmente aqui por Coimbra há umas aves raras dessas... Já apanhei um no outro dia que me fez o mesmo :twisted:
Se calhar foi o mesmo, um Leaf branco com um senhor de óculos agarrado ao smartphone :)
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por jfr2006 » 11 mar 2018, 17:28

figueiral Escreveu:
jfr2006 Escreveu:Infelizmente aqui por Coimbra há umas aves raras dessas... Já apanhei um no outro dia que me fez o mesmo :twisted:
Se calhar foi o mesmo, um Leaf branco com um senhor de óculos agarrado ao smartphone :)
Se tinha um papel no tablier a dizer "União de Freguesias de Coimbra", então sim..era o mesmo. E quando não é a tipa (sim, porque esta não merece ser tratada por senhora) que deixa o smart que nem carga rápida tem agarrado ao PCR e vai à vida, só voltando 1 hora depois ou muito mais tarde, estás com sorte :roll:

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por figueiral » 11 mar 2018, 17:51

jfr2006 Escreveu: Se tinha um papel no tablier a dizer "União de Freguesias de Coimbra", então sim..era o mesmo. E quando não é a tipa (sim, porque esta não merece ser tratada por senhora) que deixa o smart que nem carga rápida tem agarrado ao PCR e vai à vida, só voltando 1 hora depois ou muito mais tarde, estás com sorte :roll:
Afinal há mesmo muitos :) Esse da união de freguesias apanhei uma vez pouco depois das 6h30 da manhã sem ninguém lá dentro... mas graças a ele aprendi a fazer a viagem directa até à Figueira :mrgreen: nem tudo é mau :mrgreen:
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por rnlcarlov » 12 mar 2018, 16:41

Quando o Canion é encerrado de uma forma abrupta os trip timers personalizados vão-se todos ao ar. Só fica o Trip timer original.
Quanto ao tempo de viagem, a mulher pode não gostar mas a maneira mais eficiente de andar na A1 é carregar pouco tempo e até aos 60-65% SOC.
A minha mãe já aprendeu a não olhar para o mostrador e deixar-me a mim tratar da gestão da autonomia.

A olhar para esses valores, de Santa Comba Dão a Pombal dava para fazer sem paragem nenhuma. Em Pombal 15min são suficientes para carregar até 65% e poder ir a cerca de 100km/h até Leiria. Em Leiria, se tiver várias horas no destino diria que bastam também 10min para chegar a Torres Novas. Se o regresso for muito próximo, então convém sim ir até aos 80%.

Os PCRs de Pombal e Aveiras estão à mesma altitude, mas o de Leiria está mais elevado. Logo de Leiria até Torres Novas é significativamente mais fácil de fazer o que no regresso. Por outro lado Leira-Pombal gasta-se batante menos no sentido norte do que no sentido sul. Eu faço Leiria-Pombal com 60% de carga e vou sem preocupações de velocidade (~100km/h).

A ver se publico o relato da minha viagem a Braga, para se ficar com alguns dados de referência para estes troços.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”