Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por hmendes » 25 fev 2018, 22:09

nleitao Escreveu:Ahh, a tomada mediu 14,9 Kw dos 4 aos 100% de SOC.

Portanto o aconselhado sera recarregar entre os 30 e 40 ate cerca de 70%? parece-me que foi isso que li algures.
E de tempos a tempos fazer uma recarga profunda, tipo 0 aos 100, sera isso? de quando em quanto tempo? ou sera tipo 10 recargas curtas, uma profunda?
Segundo o entendimento generalizado do experts, aos ciclos devem andar entre os 20-80%. Pelos meus parcos conhecimentos que tenho de baterias e pelas leituras que tenho feito de artigos sobre a manutenção de baterias de lítio, é meu entender que são mais prejudiciais as cargas muito baixas do que as muito altas.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por rnlcarlov » 26 fev 2018, 18:20

Eu acho que a principal preocupação que deve ter é não deixar o carro parado dias a 100%. Fora isso, carregue como precisar. A melhor técnica para prolongar a vida da bateria é fazer um controlo da temperatura do Verão com recurso ao ar condicioando para o pack.

Um carro com de 2012 com 12500km com 38.3 Ah não é particularmente bom, mas também não é muito mau. No entanto estes carros com poucos kms muitas vezes podem ter a capacidade mal estimada. Agora com uns meses de uso em cima pode ser que ele ajuste a capacidade.

nleitao
Mensagens: 13
Registado: 20 fev 2018, 21:16
Data de fabrico: 01 ago 2012
Capacidade bateria: 50 Ah

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por nleitao » 26 fev 2018, 21:13

Obrigado a ambos pelas vossas respostas, sao bastante apreciadas.
rnlcarlov Escreveu:A melhor técnica para prolongar a vida da bateria é fazer um controlo da temperatura do Verão com recurso ao ar condicioando para o pack.
A minha utilizaçao é de cerca 10 a 15km por dia, e sinceramente o verao preocupa-me pouco pois poderei precisar usar o carro 1 ou 2 dias por semana. De resto ando de mota :D e posso deixar o leao japones dentro da garagem a sombra.
Irei concerteza fazer a mod do AC, quando a temperatura chegar aos 2 digitos; hoje cheguei ao trabalho com as celulas mais altas a 6°C e a temperatura ambiente eram -6°C na rua, quando me levantei 1 hora antes; a garagem estava a 5°C quando la entrei.
rnlcarlov Escreveu:Eu acho que a principal preocupação que deve ter é não deixar o carro parado dias a 100%.
Parado 2 ou 3 dias entre os 50 e 80% parece bem?
rnlcarlov Escreveu:Um carro de 2012 com 12500km com 38.3 Ah não é particularmente bom, mas também não é muito mau.
Depois de o ter em casa, ver o valor, e comparar por exemplo com o DB do malm que tem degradado menos de 1Ah por ano vejo que a minha bateria nao esta estupenda (minha degradou 10 Ah e a do Malm a menos de 1 por ano seria menos de 5; sim sim eu sei k tou me a comparar com um ganda maluco :D Respect Malm. No entanto eu desconfio fortemente que o carro esteve 1 ano ou mais, parado no concessionario, para venda e certamente sem especial cuidado, principalmente quando me aconselham a ter a bateria sempre carregada; nao sabem para eles, quanto mais para os outros...
hmendes Escreveu:Segundo o entendimento generalizado do experts, aos ciclos devem andar entre os 20-80%. Pelos meus parcos conhecimentos que tenho de baterias e pelas leituras que tenho feito de artigos sobre a manutenção de baterias de lítio, é meu entender que são mais prejudiciais as cargas muito baixas do que as muito altas.
entao traze-las de quando em vez a perto de zero é prejudicial?

Ainda ando a cabeçada com o meu CaniOn. Conecta-se bem no inicio e passado 1 minuto ou menos fica tudo parado. Nem a app crasha nem o ecran atualiza.
Alguem sabe um link onde posso ler e tentar resolver isto? tenho um OBDLink MX, ja testei diferentes telefones, mas o que uso mais é um motorola X4 com Oreo.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por rnlcarlov » 27 fev 2018, 13:00

A primeira parte da degradação é sempre mais rápida. Dos 48Ah originais rapidamente se desce para valores na ordem dos 45Ah e por aí fora. A degradação depois aquire um ritmo mais lento.
No meu caso, com um carro de 2011 e 35000km, tenho uma capacidade reportada de 40.9 Ah. Isto sim acho que é um valor bastante bom para um carro com esta idade. Mas já estive abaixo dos 40Ah antes de ele recalcular.

Quanto a trazer as baterias perto de 0%, realmente é de evitar fazer sistematicamente. Mas como digo, o carro é para usar. Quando vou fazer viagens de longa distância não me preocupo com isso. É levar à tartaruga se for preciso, de forma a optimizar o tempo de viagem. No dia-a-dia tento não ir abaixo dos 30%, até porque como uso sobretudo a mobie para carregar o carro, a seca do "loop da morte" faz-me querer evitar isso.

P.S. - O "loop da morte" é algo que acontece nos postos mais antigos da efacec (sem atualização de software), em que o posto pára a carga aos 30%, quando o carro faz uma pausa de 15minutos no carregamento.

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por figueiral » 28 fev 2018, 08:06

nleitao Escreveu: Ainda ando a cabeçada com o meu CaniOn. Conecta-se bem no inicio e passado 1 minuto ou menos fica tudo parado. Nem a app crasha nem o ecran.
Eu tenho o LX e acontece-me isso quando me esqueço de desligar o Wi-Fi e tenho o bluetooth e o Wi-Fi ligados ao mesmo tempo. Fica tudo marado... inclusivamente tenho que desemparelhar o obdlink e voltar a emparelhar. Tanto com o tablet (Acer one note) como com o telemóvel (Huawei Y qualquer coisa :) )
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por rnlcarlov » 28 fev 2018, 10:46

figueiral Escreveu:
Eu tenho o LX e acontece-me isso quando me esqueço de desligar o Wi-Fi e tenho o bluetooth e o Wi-Fi ligados ao mesmo tempo. Fica tudo marado... inclusivamente tenho que desemparelhar o obdlink e voltar a emparelhar. Tanto com o tablet (Acer one note) como com o telemóvel (Huawei Y qualquer coisa :) )
x2

Wifi e bluetooth ao mesmo tempo é sarilho garantido.

nleitao
Mensagens: 13
Registado: 20 fev 2018, 21:16
Data de fabrico: 01 ago 2012
Capacidade bateria: 50 Ah

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por nleitao » 05 mar 2018, 13:21

Continuo com problemas e ainda nao encontrei um relacao.

Tentei atualizao o firmware com o adaptador no iOn e nao consegui, começava a carregar mas a ligacao caia a meio, fazendo reboot ao adaptador.
Coloquei o OBDlink MX no meu peugeot 308 e atualizou a primeira tentativa sem problema nenhum. com varias aplicacoes é possivel aceder a informacao no bus, ficando conectado longos periodos de tempo ate eu o desconectar.
Voltando a coloca-lo no iOn ja com o novo firmware tem exatamente o mesmo resultado. as vezes nao se liga, outras vezes liga-se por pouquinhos segundos ficando o ecran congelado.
ja experimentei com wifi, sem wifi, em casa, no trabalho, a meio caminho de casa num descampado, reiniciando o telefone ele conecta-se, e congela; se nao reiniciar nem se conecta.

A serio, estou a ficar cansado disto, pois ja experimentei varios telefones e tablets com diferentes versoes de android.

Alguem ja leu algo sobre isto?

nleitao
Mensagens: 13
Registado: 20 fev 2018, 21:16
Data de fabrico: 01 ago 2012
Capacidade bateria: 50 Ah

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por nleitao » 06 mar 2018, 20:56

definitivamente é o canion.
Instalei o evbatmon e trabalha sem problemas nenhuns.

nleitao
Mensagens: 13
Registado: 20 fev 2018, 21:16
Data de fabrico: 01 ago 2012
Capacidade bateria: 50 Ah

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por nleitao » 11 mar 2018, 10:19

Novidades

Aparentemente o Canion nao gosta de sistemas operativos recentes.
Fui buscar o meu velhinho e fiel Nexus 5 para ficar sempre dentro do carro.
Instalei-lhe a imagem de fabrica 4.4 (kitkat) desativei tudo o que podia, nem sequer corri o assistente inicial para adicionar uma conta google.
Sideload EvBatMon19 e CaniOn141
Ambas trabalham sem problema.
Agora tenho o pack cheio, mas la para meio/fim da semana quando precisar carregar novamente, instalo 5.1 (Lollipop) e volto a testar.

O EvBatMon é interessante, mas gosto muito dos graficos do CaniOn, principalmente o das tensoes das celulas.
Esta ideia de manter o telefone no carro é interessante, pois podera ter um cartao de dados dentro, funcionando como hotspot movel, localizador GPS, caniOn sempre ligado em remote view entre outras vantagens.
Planeio montar tambem um autoradio android 2DIN.

Vamos vendo, de momento estou a ganhar confiança na autonomia tendo me aventurado mais frequentemente para mais longe e com menores SOCs ontem cheguei a casa com 22% :)

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”