Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
nleitao
Mensagens: 13
Registado: 20 fev 2018, 21:16
Data de fabrico: 01 ago 2012
Capacidade bateria: 50 Ah

Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por nleitao » 21 fev 2018, 22:21

Ola boa noite

Sou o Nuno, vivo na Belgica e ha dias comprei um leao japones :ugeek:
Peço desculpa, mas o meu teclado nao tem acentos, pode parecer escrita estranha.

Comprei um iOn com primeira matricula de 1 de Agosto de 2012 com cerca de 12200 Km (tou agora a reparar que isto é so nrs 1 e 2) no dia 6 deste mes.
Tomei a decisao dum pequeno electrico pois a sua maior utilizacao vai ser para o trajeto casa-trabalho a uns 5km de casa e tenho carregador no serviço (mais acerca disso a frente) e porque tinha feito o test drive dum imiev junto aos jeronimos ha muitos anos atras, ainda era um concept car e tinha o volate ao contrario como no japao, mas ADOREI.

Desde que emigrei em 2013 que ando de mota e a minha Maria anda com o outro leao, o 308SW, mas o inverno aqui gela e torna-se perigoso andar de mota, cheguei a cair de mota por gelo na estrada; e como nasceu o rebento, posso assim ir busca-lo nos dias que a mae sai mais tarde do trabalho.
Tudo isto tem estado a acontecer no meio de uma mudança de casa, torna-se entao mais complicado aprender os novos habitos dum veiculos electrico pois tempo para estar no computador é um luxo.

Nos primeiros dias chegava a casa e punha a carregar (tal como instruido plo stand; carregar tds dias :roll: ), deixava o carregador de 10A ligado ate ao dia seguinte, tinha sempre "deposito" cheio. Com alguma leitura aqui plo forum e tambem no forum myimiev aprendi que era asneira. Parei de o carregar com bateria alta.
Como o carro faz geralmente 10 km por dia da para uma semana sem problema, apesar de eu querer começar a rolar mais com este, sempre que possivel.
No trabalho temos um carregador privado que ficou online ha dias mas os cartoes de acesso so chegam pa semana.

[img]https://lh3.googleusercontent.com/KOCZZ ... 59-h745-no[/img]

Ora a primeira ajuda que peço é: que cabo é que devo comprar? pelo que me parece é uma ficha tipo 2 e parece que a melhor ideia é carregar em modo rapido pois o carro liga o AC para as baterias. (Ainda nao fiz a modificacao de mandar o ar para baixo, tenho de ler mais sobre isso.) Acham que da para carregar em modo rapido neste carregador? que cabo preciso? Ja andei pelo evcables mas sinceramente estou um pouco baralhado. Estou a baralhar tipo 2 com Chademo?

Ja fiz o desbloqueio dos modos de conduçao B e C, so falta comprar a tampa da mitsu; tipicamente ando em modo C e se vejo um semaforo vermelho, passo a B; n sei se faço bem ou mal, mas parece-me logico. Gostava de opinioes acerca disto tambem.

Comprei um OBD da iCarSoft 620 porque é recomendado pelo EVbatMon mas ligava-se e desligava-se no CanIon por isso vai ser devolvido e estou a espera de um obdlink lx bluetooth que comprei na amazon.fr, deve ser entregue ainda esta semana, talvez inicio da proxima.

Ontem fiz o teste da tomada, deixei a bateria ir abaixo (nao sei com que SOC; ja agora o que significa SOC?) e fiquei bastante assustado, pois estava a ver que nao chegava a casa; as 3 ultimas barras desapareceram em 9 Km. Mas entrei na garagem sem tartaruga. Liguei o aquecimento ao maximo e a bicha carapaçuda apareceu num minuto. Deixei mais 10 minutos e pus a carregar das 19 ate as 7 do dia seguinte; 14,5 KW consumidos, sera que tenho uma bateria de 14,5 ou uma bateria de 16? como posso verificar?

Para que serve a bateria de 12V? os farois sao alimentados por onde?

Tenho tentado fazer a programacao dos apitos quando tranca mas nao tenho tido sucesso; estou a fazer algo mal ou isto é apenas para o continente americano?

Apos deixar a bateria ir abaixo como descrevi acima, ando a tomar atençao aos km e as barras. Ontem foi como se segue.

12384 km - 16 barras
12387 km - 15 barras
12392 km - 14 barras
12397 km - 13 barras
12400 km - 12 barras
12403 km - 11 barras
12407 km - 10 barras
12410 km - 9 barras

Nao vos parece anormal? parece-me escasso, principalmente por geralmente eu nao passar os 70 km/h...

Certamente que me estou a esquecer de algo, continuarei certamente mais tarde :mrgreen:
Agradeço de antemao toda a ajuda que me possam dar e tambem toda a informaçao que eu ja li por aqui. Obrigado.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por rnlcarlov » 22 fev 2018, 11:39

Infelizmente não consigo ver a imagem do carregador, mas duvido seriamente que seja de carregamento rápido. Carregamento rápido implica fichas Chademo.
Tipo 2 (Mennekes) é carregamento lento, pois só se carrega a 14A (mesmo assim mais rápido que o carregamento em casa, já que o seu carregador é de apenas 10A. O cabo necessário para carregar nestas tomadas é o chamado cabo Tipo 1 para Tipo 2 (J1772 para Mennekes).

Eu não desbloqueiei os modos porque sinceramente não achei muito necessário. A pressão no travão permite-me regular a regeneração, pois só se o pisar bastante fundo é que entra em ação a travagem mecânica. O modo C faz mais sentido em percursos longos tipo autoestrada onde mesmo que se largue o pé do acelerador, a desaceleração não é tão brusca. Fazer micromanaging entre modos B e C na cidade parece-me excessivo. Com o pára-arraca habitual, diria que ter sempre em modo D ou B será mais adequado. Brincar tanto com as "mudanças" só vai causar mais desgaste do material e não creio que traga algum benefício de consumo.

Quanto a saber qual a bateria que tem, basta olhar para o canion ou para o EvBatMon com a bateria cheia. Se esta tiver 360V, é de 16kWh. Se for inferior é de 14.5kWh.

A bateria de 12V serve para imensa coisa. Para alimentar fárois, rádio, ventoinha, enfim, tudo aquilo que existe num automóvel convencional. Sem bateria de 12V nem se consegue ligar à bateria de tração do carro.
Quanto à autonomia, se está a usar o aquecimento do carro é bem normal que ela desapareça num ai.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por BrunoAlves » 22 fev 2018, 11:43

Também não consigo ver a imagem.

Parabéns pela compra, agora é aproveitar. Ah e fotos, fotos ou não aconteceu :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

nleitao
Mensagens: 13
Registado: 20 fev 2018, 21:16
Data de fabrico: 01 ago 2012
Capacidade bateria: 50 Ah

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por nleitao » 22 fev 2018, 14:23

https://photos.app.goo.gl/HPLhSDDohYHQCy573

Talvez assim apareça o link do google fotos.

Pelo que falas entao este sera carregamento lento com uma ficha IEC62196 type2a e nesse caso tera de ser carregado do lado do passageiro, no mesmo sitio que o carregador de casa, mas precisarei de um cabo type 1 no carro, para type 2 na estacao; ok.
O carro so absorve 14A é isso? ou neste caso poderei ir mais, pois a estacao pode dar 32A.

Chegou hoje o adaptador OBD, ja fui numa corrida ao carro e consegui sincronizar com o CaniOn sem problema, bateria a 5.8 graus; quando for para casa logo exploro melhor a coisa. Chegou um OBDLINK MX BT em vez do LX encomendado, foi uma boa surpresa.

Sim o aquecimento tem estado ligado baixo, mas ligado; hoje acordei com temperaturas negativas na rua, 6°C na garagem. Ta bom para conservar a bateria :D

Hoje tenho de reconfigurar a minha conta Screencast para as imagens nos foruns.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por BrunoAlves » 22 fev 2018, 15:10

Assim já se vê a foto, sim ;)
precisarei de um cabo type 1 no carro, para type 2 na estacao
Exacto
O carro so absorve 14A é isso? ou neste caso poderei ir mais, pois a estacao pode dar 32A.
A estação disponibiliza 3x32A (32A por fase) mas o teu carro tem carregador monofásico, logo só aproveita uma fase. E mesmo nessa, no máximo 14A ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

nleitao
Mensagens: 13
Registado: 20 fev 2018, 21:16
Data de fabrico: 01 ago 2012
Capacidade bateria: 50 Ah

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por nleitao » 22 fev 2018, 23:29

Entao e existe algum cabo tipo 2 -> CHAdeMO? isso era lindo!

Ora entao aqui vai o meu primeiro screenshot do CaniOn, temperatura de meter inveja? :D

[img]https://content.screencast.com/users/Ga ... 2_2238.png[/img]

Confesso k apertei um bocado neste trajeto, estava atrasado.

38,3 Ah é bom para um carro com 12500km e 5 anos e meio? ao que parece tenho garantia da bateria de 8 anos, sabem os termos da garantia?

Para os incredulos, aconteceu pois! aqui esta ele a porta da garagem no dia que chegou!!!

[img]https://content.screencast.com/users/Ga ... 2_2251.png[/img]

ok, proximo passo é voltar a descarregar ate um SOC baixissimo e voltar a carregar a 100%

Ha algo que deva controlar?
tenho lido acerca da energia que carrega entre os 50 e 55% mas nao sei ainda para que serve.


lendo e aprendendo.
Obrigado pela vossa contribuicao!

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por jasmim » 23 fev 2018, 07:41

Sendo de 2012 a garantia sobre bateria é de 5 anos ou 50 000 km. O que ocorrer primeiro. Os de 2015 em diante é que é 8 anos ou 100 000 km.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

nleitao
Mensagens: 13
Registado: 20 fev 2018, 21:16
Data de fabrico: 01 ago 2012
Capacidade bateria: 50 Ah

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por nleitao » 23 fev 2018, 22:50

Isso é muito interessante saber, foi me dito muito claramente 8 anos, e isso foi alvo de debate durante algum tempo.
Com uma bateria a custar 18000€, os 2 anos e meio de garantia foi o que fez comprar o carro por metade do preço da bateria.
Amanha ja la volto e esclareço isso; Obrigado pela dica!

O vosso Canion tambem se desconecta com SOC abaixo dos 5,5%? Hoje nao o consegui manter conectado por mais de 1 minuto com o SOC abaixo dos 5,5%.
Cheguei a casa com 12% de SOC e fiz mais de 20 voltas aqui na rua para cima e para baixo de modo a baixar o SOC o maximo possivel.
A carapaçuda apareceu aos 8,5%, desapareceu novamente talvez por uma regeneracao aos 9, e voltou a aparecer aos 8,5%. Aos 5% vim para casa e andei mais um bocado para a frente e para tras na serventia ate aos 4%.

Sera que me devo preocupar com a celula 45? Podem me dar uma ideia do estado da bateria? quais sao os melhores indicadores da sua saude?

Vamos aos screenshots!!!

[img]http://content.screencast.com/users/Gat ... 162639.png[/img]

[img]http://content.screencast.com/users/Gat ... 162954.png[/img]

[img]http://content.screencast.com/users/Gat ... 163204.png[/img]

[img]http://content.screencast.com/users/Gat ... 163737.png[/img]

[img]http://content.screencast.com/users/Gat ... 164245.png[/img]

E apartir daqui ja é a carregar

[img]http://content.screencast.com/users/Gat ... 165600.png[/img]

[img]http://content.screencast.com/users/Gat ... 170018.png[/img]

O que vos parece?

nleitao
Mensagens: 13
Registado: 20 fev 2018, 21:16
Data de fabrico: 01 ago 2012
Capacidade bateria: 50 Ah

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por nleitao » 24 fev 2018, 10:47

Bom Dia

Screenshot do CaniOn esta manha depois de recarregar durante a noite.

[img]http://content.screencast.com/users/Gat ... 104113.png[/img]


BOM FIM DE SEMANA!!!

nleitao
Mensagens: 13
Registado: 20 fev 2018, 21:16
Data de fabrico: 01 ago 2012
Capacidade bateria: 50 Ah

Re: Diario de Bordo Boguita iOn - nleitao

Mensagem por nleitao » 25 fev 2018, 21:39

Ahh, a tomada mediu 14,9 Kw dos 4 aos 100% de SOC.

Portanto o aconselhado sera recarregar entre os 30 e 40 ate cerca de 70%? parece-me que foi isso que li algures.
E de tempos a tempos fazer uma recarga profunda, tipo 0 aos 100, sera isso? de quando em quanto tempo? ou sera tipo 10 recargas curtas, uma profunda?

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”