Ajuda carregamento doméstico

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jpedromr » 16 mar 2018, 22:22

Boas pessoal,

Tal como disse no meu tópico de apresentação, estou de momento à espera da chegada do meu C-Zero, que a seu tempo irei apresentar.

As minhas dúvidas neste momento prendem-se com o carregamento doméstico do carro e após alguma pesquisa não encontrei resposta.

Ainda não sei qual o tipo de tomada/carregador que devo instalar. Pela questão dos custos estava inclinado para aquelas Green Up da Legrand, que supostamente são melhores do que uma tomada shucko convencional. Em todo o caso não deixam de ser caras, porque a que tem chave segundo vi anda nos 150€. É um exagero por uma tomada!

Em relação aos carregadores, os preços parecem-me algo elevados para o que posso gastar neste momento.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por figueiral » 16 mar 2018, 22:45

Eu carrego o meu numa tomada normal da garagem. Normal, é como quem diz... os fios para a garagem são de 2,5 mm e tenho um disjuntor 0,03A (30 mA).
Quanto à Green Up da Legrand ela é útil para carregar a 14 A (se o carregador tiver a opção de carregar a 8 ou 14 A como o meu) porque ela tem um íman integrado que faz accionar o carregamento a 14 A. Mas há um truque para dar a volta a isso: quando ligo a tomada encosto um íman à ficha do carregador et voilá acciona o carregamento a 14 A, o íman de uma coluna velha partido ao meio foi bem mais barato que a green up ;)

Quanto aos carregadores não tenho a certeza, mas parece que carregam um pouco mais rápido, mas não tenho a certeza disso.
Última edição por figueiral em 16 mar 2018, 22:58, editado 2 vezes no total.
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por pemifer » 16 mar 2018, 22:49

Em relação a carregadores, para já, não te posso ajudar.
No meu caso tive de gastar 400€ colocar uma tomada CE na minha arrecadação.
Para carregar uso o EVSE Nissan.

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por figueiral » 16 mar 2018, 23:05

pemifer Escreveu: No meu caso tive de gastar 400€ colocar uma tomada CE na minha arrecadação.
Para carregar uso o EVSE Nissan.
Era mesmo necessário colocar a tomada CE?
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por pemifer » 16 mar 2018, 23:13

figueiral Escreveu:
pemifer Escreveu: No meu caso tive de gastar 400€ colocar uma tomada CE na minha arrecadação.
Para carregar uso o EVSE Nissan.
Era mesmo necessário colocar a tomada CE?
Sim, tive de fazer uma puxada porque a arrecadação não tem eletricidade própria. Só tem a lampada ligada à eletricidade do comdominio.
Pus uma tomada CE porque assim posso carregar a 16A descansado embora no meu dia a dia use o EVSE da Nissan que carrega a 12A.
Da única vez que carreguei a 16A em shucko o adaptador shucko CE derreteu.

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jpedromr » 16 mar 2018, 23:20

figueiral Escreveu:Eu carrego o meu numa tomada normal da garagem. Normal, é como quem diz... os fios para a garagem são de 2,5 mm e tenho um disjuntor 0,03A (30 mA).
Quanto à Green Up da Legrand ela é útil para carregar a 14 A (se o carregador tiver a opção de carregar a 8 ou 14 A como o meu) porque ela tem um íman integrado que faz accionar o carregamento a 14 A. Mas há um truque para dar a volta a isso: quando ligo a tomada encosto um íman à ficha do carregador et voilá acciona o carregamento a 14 A, o íman de uma coluna velha partido ao meio foi bem mais barato que a green up ;)

Quanto aos carregadores não tenho a certeza, mas parece que carregam um pouco mais rápido, mas não tenho a certeza disso.
Eu não me importo de fazer isso e já tinha ouvido essa história do íman. O meu receio é que a tomada shucko normal não aguente a porrada, porque supostamente as green up são reforçadas e tem algumas diferenças para aguentar horas e horas sujeitas àquelas correntes.

Claro que se uma normal aguentar, coloco lá uma qualquer estanque e siga viagem!

Em relação a protecções será igual. Vou ter um quadro parcial na garagem alimentado a partir do quadro da casa e terá 3 circuitos, um para tomadas da arrecadação, iluminação da arrecadação e tomada VE.

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por figueiral » 16 mar 2018, 23:33

pemifer Escreveu: Da única vez que carreguei a 16A em shucko o adaptador shucko CE derreteu.
:o

Eu não corro esse risco porque o meu clone mesmo com o carregador activado a 14A o máximo que o vi a carregar foi a 12A...
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por figueiral » 16 mar 2018, 23:46

jpedromr Escreveu:O meu receio é que a tomada shucko normal não aguente a porrada, porque supostamente as green up são reforçadas e tem algumas diferenças para aguentar horas e horas sujeitas àquelas correntes.
Até agora nem sequer noto que ela aqueça. Até porque no meu o máximo que o vi a carregar foi a 12A (2760W) o que dá pouco mais que um aquecedor.
jpedromr Escreveu:Claro que se uma normal aguentar, coloco lá uma qualquer estanque e siga viagem!
Desde que não seja dos chineses... :lol:
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jpedromr » 17 mar 2018, 00:30

figueiral Escreveu:
jpedromr Escreveu:O meu receio é que a tomada shucko normal não aguente a porrada, porque supostamente as green up são reforçadas e tem algumas diferenças para aguentar horas e horas sujeitas àquelas correntes.
Até agora nem sequer noto que ela aqueça. Até porque no meu o máximo que o vi a carregar foi a 12A (2760W) o que dá pouco mais que um aquecedor.
jpedromr Escreveu:Claro que se uma normal aguentar, coloco lá uma qualquer estanque e siga viagem!
Desde que não seja dos chineses... :lol:
Sim, quando digo uma qualquer também há limites! :D

Ainda tenho que ver os preços que consigo porque tenho bons descontos nesse tipo de material.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por rnlcarlov » 19 mar 2018, 10:45

Como os clones não carregam a mais do que 14A, uma tomada Schuko funciona perfeitamente desde que não seja algo velhinho a "cair aos bocados"

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”