Ajuda carregamento doméstico

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jpedromr » 22 mai 2018, 23:45

mafgod Escreveu:C-zero tem carregador monofásico, logo carregador trifásico não resolve o problema.
Aumento de potência por tua conta (pagavas o acréscimo), não vejo porque condomínio se passava.
O novo contador sai caro, mas se houver mais interessados pode ser interessante.
Com essa seção de 1,5mm2 quase que diria não haver problema em carregar a 10A, se o C-zero permitir 8A por ex. melhor ainda.
E se substituir o que lá está (3x1,5mm2) por 2x2,5mm2 mais 1,5mm2 para a terra? Já daria para 16A (máximo do C-zero).
O que eu ainda não consegui perceber foi o porque de trifásico não dar. Supostamente uma wallbox temos um input (digamos assim) com 3 fases, mas o output deveria ser igual ao que sai do carregador que o carro trás, ou não é assim que funciona?

O princípio seria o mesmo de carregar na mobi.e.

Não é possível substituir o que lá está, porque o cabo simplesmente não mexe no tubo. Do que me parece já meteram lá tubo com o cabo enfiado e deram as curvas que lhes apeteceu. Em teoria só se enfia o cabo depois de termos a tubagem toda instalada, mas isso nunca acontece. Depois o tubo que está lá é VD16. Num tubo VD se não fazem as curvas em condições com molas e com cuidado, fica tudo enrugado ou mais apertado e acaba por ainda prender mais o cabo.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por BrunoAlves » 23 mai 2018, 01:44

O carregador está no carro, é o carro que aceita uma ou as 3 fases. Seja na tua tomada de casa, seja num posto público ;)
É a mesma coisa que ligares o carregador do teu telemóvel a uma tomada trifásica com neutro. Funciona, mas só estás a usar uma das fases.

Algumas alternativas:
- se conseguires um lugar de estacionamento acessível do teu 4º andar, 20m de extensão não são nada de especial.
- como disse o mafgod, se baixares a potência de carga ao mínimo suportado pelo carro, a ligação existente deve dar. É longe de óptimo, atenção... Convém certificares-te que o disjuntor que protege essa ligação está em bom estado.
- aumento de potência do condomínio e terias de suportar a diferença de custo. Não arrisques a carregar o carro com uma ligação tão à pele. As contas que fizeste inicialmente estão correctas, a probabilidade de disparar o disjuntor de entrada é elevadíssima. Imagina alguém ficar fechado no elevador porque disparou o quadro enquanto tinhas o carro a carregar, estavas à perna...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jpedromr » 23 mai 2018, 13:15

BrunoAlves Escreveu:O carregador está no carro, é o carro que aceita uma ou as 3 fases. Seja na tua tomada de casa, seja num posto público ;)
É a mesma coisa que ligares o carregador do teu telemóvel a uma tomada trifásica com neutro. Funciona, mas só estás a usar uma das fases.

Algumas alternativas:
- se conseguires um lugar de estacionamento acessível do teu 4º andar, 20m de extensão não são nada de especial.
- como disse o mafgod, se baixares a potência de carga ao mínimo suportado pelo carro, a ligação existente deve dar. É longe de óptimo, atenção... Convém certificares-te que o disjuntor que protege essa ligação está em bom estado.
- aumento de potência do condomínio e terias de suportar a diferença de custo. Não arrisques a carregar o carro com uma ligação tão à pele. As contas que fizeste inicialmente estão correctas, a probabilidade de disparar o disjuntor de entrada é elevadíssima. Imagina alguém ficar fechado no elevador porque disparou o quadro enquanto tinhas o carro a carregar, estavas à perna...
Em teoria conseguia levar um cabo, mas teria que ser embebido na fachada e ainda tinha que atravessar a minha casa quase de uma ponta à outra. Não me parece que seja grande ideia.

Baixar a potência de carga posso fazê-lo, mas preciso de garantir os 14 A para alguma eventualidade.

Aumentar a potência do condomínio é sempre uma hipótese, mas que ia implicar mais alguns custos para mim. Ainda tenho que estudar bem as opções.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1253
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por mafgod » 23 mai 2018, 13:35

Vamos a contas por alto, e no pior caso, dos 0% aos 100%:
14A x 230V = 3,22kWh
Se a bateria for de 24kWh, e admitir uns 20% de perdas no carregamento:
24 x 1,2 / 3,22 ~= 9h

A 10A, carregas a 2,3kWh, são precisas ~12h30m

No dia-a-dia, admitindo que a tua média é de 15kWh por 100km (valor que é alto - a minha é de 13kWh no Leaf) mais 20% de percas no carregamento:
- carregar a 10A, precisas de quase 8h para 100km
- carregar a 14A, precisas de 5h30m para 100km

Ou seja, eu no teu caso, e na óptica de gastar o menos possível, era carregar à noite em bi-horário a 10A.
Tens o bi-horário diário que começa ás 22h até ás 08h, 10h é mais que suficiente para ti, se precisares de pouco mais de 100km por dia.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jfr2006 » 23 mai 2018, 22:12

jpedromr Escreveu: Não é possível substituir o que lá está, porque o cabo simplesmente não mexe no tubo. Do que me parece já meteram lá tubo com o cabo enfiado e deram as curvas que lhes apeteceu. Em teoria só se enfia o cabo depois de termos a tubagem toda instalada, mas isso nunca acontece. Depois o tubo que está lá é VD16. Num tubo VD se não fazem as curvas em condições com molas e com cuidado, fica tudo enrugado ou mais apertado e acaba por ainda prender mais o cabo.
O meu era tubo de 20, de um 4 andar para a garagem, mas passaram 2 cabos de 6mm^2 e 1 de 2.5mm^2 para a terra. Não existem pontos de acesso nos diversos andares? No meu caso existia, o que ajudou bastante.

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jpedromr » 23 mai 2018, 22:52

jfr2006 Escreveu:
jpedromr Escreveu: Não é possível substituir o que lá está, porque o cabo simplesmente não mexe no tubo. Do que me parece já meteram lá tubo com o cabo enfiado e deram as curvas que lhes apeteceu. Em teoria só se enfia o cabo depois de termos a tubagem toda instalada, mas isso nunca acontece. Depois o tubo que está lá é VD16. Num tubo VD se não fazem as curvas em condições com molas e com cuidado, fica tudo enrugado ou mais apertado e acaba por ainda prender mais o cabo.
O meu era tubo de 20, de um 4 andar para a garagem, mas passaram 2 cabos de 6mm^2 e 1 de 2.5mm^2 para a terra. Não existem pontos de acesso nos diversos andares? No meu caso existia, o que ajudou bastante.
No meu nem os que la tem de 1.5 mexem. Este sabado já vou tentar verificar a situação

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jfr2006 » 24 mai 2018, 00:17

Os meus também não pareciam mexer. Foi só quando começamos a passar o guia que descobrimos que estava a bater em algum sítio. Pelo barulho, descobri que no hall do piso de baixo havia uma caixa de passagem e la estava o guia. A partir daí já foi mais fácil. Foi praticamente passar de piso em piso.

Mas no rés de chão não havia caixa de passagem e o guia estava a bater numa junção que felizmente ficavam mesmo na zona do armário dos contadores de água. Aí tivemos de partir parede, e depois remendar.

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jpedromr » 27 mai 2018, 00:33

Estive a estudar a situação e vou tentar levar o cabo pelo mesmo tubo da alimentaçao do quadro da casa. Vou tentar ainda esta semana.

Entretanto vou buscar o carro no próximo sabado.

A aventura vai ser traze-lo de castelo branco para lisboa, vamos lá ver como corre. Espero que nenhum PCR esteja lixado, principalmente o de abrantes.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por BrunoAlves » 27 mai 2018, 01:05

O importante é a decisão de ter um VE, tudo o resto de arranja, assim haja vontade.

Vais buscar onde?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jpedromr » 27 mai 2018, 01:22

BrunoAlves Escreveu:O importante é a decisão de ter um VE, tudo o resto de arranja, assim haja vontade.

Vais buscar onde?
Castelo branco - lisboa.

Estudei a viagem e vou fazer castelo branco - abrantes, que é o pior bocado por ser o mais longo.

Depois abrantes - santarém e por fim santarem - aveiras e ja estou em lisboa!

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”