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Re: Diário de bordo C-Zero UV

Enviado: 21 jul 2018, 12:05
por jpedromr
Boas pessoal!

Antes de mais queria aproveitar o início deste post para agradecer uma vez mais aos users pemifer e rnlcarlov pela disponibilidade e pela ajuda que me deram há dias!

Entretanto em conversa nesse dia acabei por decidir em conjunto com a minha namorada que no próximo fim de semana iríamos à Covilhã, mas de C-Zero. É uma viagem que estamos fartos de fazer. Já fizemos só por AE, só por estrada nacional, misto entre as duas, etc. A única novidade é ser feita no C-Zero!

Tenciono fazer o percurso Lisboa-Covilhã com paragens nos PCR's de Santarém e Abrantes, num posto normal em Castelo Branco e PCR do Fundão. Em Castelo Branco vou parar para almoçar e, uma vez que não há PCR's, aproveito o facto de lá estar mais de 1 hora para ganhar alguns km. A paragem no PCR do Fundão vai depender um pouco do tempo que estiver parado em Castelo Branco, porque se vir que tenho autonomia para seguir viagem não paro.

No percurso Covilhã-Lisboa devo parar no PCR do Fundão para recuperar o pouco que gastar até lá (são cerca de 13-14 km) e tentar ir seguido até ao PCR de Abrantes. Depois novamente Santarém e já consigo chegar a casa. Tenho algum receio de ser apertado até Abrantes, porque o google maps já me deu distancias de 117 km como me deu de 123 km. O grande problema é que neste troço de viagem o carro vem com 4 pessoas e a mala cheia, que ainda que seja pequena é sempre algum peso.

Em relação a custos com portagens do que vi andam em torno de 19€ (contas por alto). Esta é uma viagem que eu chego a fazer totalmente em nacional sem pagar uma única portagem, porque como normalmente vou de noite consigo demorar 30-45 min a mais do que pela AE, com a vantagem de meter os tais 20€ ao bolso. Quando há mais urgência ou menos tempo costumo optar pela AE na totalidade.

Com o C-Zero obrigatoriamente tenho que ir até Abrantes pela AE. Estou ainda a por a hipótese de fazer o troço Fratel-Castelo Branco-Fundão pela nacional, pelo menos para cima. Tudo vai depender dos possíveis aumentos de distância bem como das variações de altitude em cada percurso.

Re: Diário de bordo C-Zero UV

Enviado: 21 jul 2018, 13:20
por rnlcarlov
Pada fazer essa viagem, como disse anteriormente, o 1º troço até Santarém faz-se directo a 90-95km/h. Para o pcr de abrantes são 50 e poucos km, logo uns 15-20min bastam para sair com 70% de carga e dá para ir a 100km/h até Abrantes.
No pcr de Abrantes é para carregar até a velocidade de carga descer abaixo dos 2.5kw medidos no canion (deve acontecer perto dos 90%) Isto porque é essa a velocidade de carga lenta, logo fazendo um carga em Castelo Branco não vale a pena carregar mais do que isso no pcr. 90% dão para chegar a Castelo Branco, logo seria perder tempo.

Re: Diário de bordo C-Zero UV

Enviado: 21 jul 2018, 13:57
por jpedromr
rnlcarlov Escreveu:
21 jul 2018, 13:20
Pada fazer essa viagem, como disse anteriormente, o 1º troço até Santarém faz-se directo a 90-95km/h. Para o pcr de abrantes são 50 e poucos km, logo uns 15-20min bastam para sair com 70% de carga e dá para ir a 100km/h até Abrantes.
No pcr de Abrantes é para carregar até a velocidade de carga descer abaixo dos 2.5kw medidos no canion (deve acontecer perto dos 90%) Isto porque é essa a velocidade de carga lenta, logo fazendo um carga em Castelo Branco não vale a pena carregar mais do que isso no pcr. 90% dão para chegar a Castelo Branco, logo seria perder tempo.
Exatamente. Depois de Abrantes começa o tal espaço muito mal servido de PCR's, diga-se...

Vou analisar a possibilidade de fazer Abrantes-Fratel e no Fratel entrar na nacional para Castelo Branco. Numa primeira análise que fiz com recurso ao jurassictest.ch tanto pela AE como pela nacional supostamente gasto praticamente a mesma carga para chegar a Castelo Branco. Em termos de distâncias pouco ou nada varia. Este troço de nacional é sempre uma mais valia porque há km em que vamos mesmo paralelos à AE. Em termos de elevações tenho isto:

AE
https://imgur.com/a/5DVQJg9

Nacional
https://imgur.com/a/qwaHVjx

Castelo Branco-Covilhã a pior parte do caminho em termos de elevações é comum tanto quando se faz pela AE como pela nacional, que é o bocado em que se sobe aos túneis da Gardunha.

No regresso não estou a ver outra hipótese a não ser 100% AE, porque diferenças de 5-10 km já são significativas uma vez que o objetivo é tentar fazer do PCR do Fundão ao de Abrantes. Ainda tenho que pensar num segundo plano caso veja que não vou conseguir lá chegar para sair e carregar um pouco. :lol:

Re: Diário de bordo C-Zero UV

Enviado: 21 jul 2018, 15:49
por LuisG
:clap: :clap:
depois conta tudo, boa viajem :handgestures-thumbupleft:

Re: Diário de bordo C-Zero UV

Enviado: 22 jul 2018, 23:21
por migle
Eu tenho registos da energia gasta no troço Abrantes/Fundão. Carro completamente diferente, é certo. Mas pronto... talvez se possa extrapolar alguma coisa.
Foi assim, do PCR de Santarém ao PCR de Abrantes, gastei 8.7kWh (10.3kWh - 1.6kWh obtidos por regeneração). Do PCR de Abrantes ao do Fundão, gastei 19.0kWh (20.3kWh - 1.3kWh regenerados) a uma velocidade de cruzeiro média de 113km/h reais. No sentido inverso, do PCR do Fundão ao de Abrantes, gastei 15.5kWh (17.0kWh - 1.5kWh regenerados) a uma velocidade média de 116km/h reais.

Em ambos os casos foram percorridos os 118km de auto-estrada (ou lá o que quiserem chamar aquilo...), catching em cada pórtico (1 a cada km, mais ou menos).
Os 450m de altitude no Fundão fazem uma diferençazita no consumo, sim.

Re: Diário de bordo C-Zero UV

Enviado: 02 ago 2018, 16:17
por rnlcarlov
Já agora, para meteres um apoio central no lugar do porta-copos, o modelo que comprei para o meu era quase igual a este (não tinha risca vermelha)
https://www.ebay.com/itm/Leather-Center ... el%3AYaris
Este vendedor não envia para Portugal, mas ficas com a ideia de como é

Segundo outro utilizador, este também serve. https://www.ebay.com/itm/Leather-Car-Ce ... Desc=0%7C0

Re: Diário de bordo C-Zero UV

Enviado: 03 ago 2018, 21:50
por Malm
pemifer Escreveu:
15 jul 2018, 17:16
Não me levem a mal, já viu o estado da bateria com o canion?
Sempre li que num carro parado a bateria estraga-se mais do que num carro que anda.
Eu tenho a ideia precisamente oposta, carro que anda estraga-se. É essa a experiência que tenho com o meu carro. Se tivesse estado parado estes 7 anos tinha mais de 40 Ah, como já fez mais de 115.000 km e muito ciclo de carga e descarga tem só 30 Ah. Quem me questiona sobre que carro comprar, e já muitas vezes me colocaram essa questão, a resposta é para ver quantos quilómetros fez. Quantos menos, melhor. Acredito que um carro de 2014 com 1000km terá sempre menos degradação que um de 2017 com 25.000km.

Re: Diário de bordo C-Zero UV

Enviado: 03 ago 2018, 21:57
por Malm
rnlcarlov Escreveu:
17 jul 2018, 11:16
jpedromr Escreveu:
16 jul 2018, 13:36
Não aparece mais informação nenhuma a não ser um valor de corrente de 45.4 Ah, que não tenho grande noção se é minimamente realista. O carro tem neste preciso momento 1943 km.
45.4Ah é muito provavelmente a capacidade atual da bateria. E faz todo o sentido que seja isso, já que o carro é praticamente novo, logo deve indicar capacidades no máximo (um carro novo costuma vir com 45-46Ah). Agora pode acontecer ao fim de algum uso ele recalcular com base nos ciclos de carga e descarga, mas não expero grandes alterações.

Se nos encontrarmos num PCR até posso ensinar o truque para ter ar condicionado na soprar para o pack e assim ajudar a mantê-lo mais fresco durante o Verão.
Também me parece que 45.4 Ah possa ser o valor indicado pelo carro como valor atual de capacidade. Eu esperaria um pouco mais de capacidade para um carro novo, em relação aos valores indicados, apostaria mais num valor a rondar os 48 Ah. Como também acho que um carro parado tem tendência a subestimar a sua real capacidade, acredito que este carro vá fazer brevemente uma correção da capacidade para cima de 1.0 Ah.

Re: Diário de bordo C-Zero UV

Enviado: 06 ago 2018, 20:47
por rnlcarlov
Malm Escreveu:
03 ago 2018, 21:57
Também me parece que 45.4 Ah possa ser o valor indicado pelo carro como valor atual de capacidade. Eu esperaria um pouco mais de capacidade para um carro novo, em relação aos valores indicados, apostaria mais num valor a rondar os 48 Ah. Como também acho que um carro parado tem tendência a subestimar a sua real capacidade, acredito que este carro vá fazer brevemente uma correção da capacidade para cima de 1.0 Ah.
45.4 parece-me perfeitamente normal para um carro novo. No myimiev tenho lido que os carros 0km não costumam vir muito acima de 46Ah.

Re: Diário de bordo C-Zero UV

Enviado: 07 ago 2018, 07:13
por figueiral
Como correu a viagem à Covilhã? Acho que deve estar muita gente à espera do relato ;)