Diário de bordo - Czero no ribatejo

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por jpedromr » 11 set 2018, 19:42

andraykens Escreveu:
11 set 2018, 15:27
MRider Escreveu:
11 set 2018, 10:20
Eu para o meu irmão que tem um czero arranjei um evse fixo de 16 A com um temporizador e um contactor.
Assim ele programa as horas que pretende carregar para que não fique a 100 % muitas horas.
Se não for indescrição, quanto custa uma coisa dessas? Será necessário para a minha utilização? Não preciso dos 100% pelo que fica sempre pelos 80% mais coisa menos coisa.

Abraço
Eu pretendia o mesmo mas do que ouvi dizer esse tipo de cortes repentinos dá cabo do carregador interno do carro.

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por jpedromr » 11 set 2018, 22:45

MRider Escreveu:
11 set 2018, 20:27
Nunca ouvi dizer isso
O meu no carregador até tem um botão que diz "Manual Stop" precisamente para evitar o desligar à papo seco. Eu uso sempre, não sei se faz toda a diferença ou não.

Outra questão muito importante nem se prende com o carro mas mais com o equipamento em si. O carro a carregar está a puxar constantemente os 14A da rede. Para um equipamento cortar vezes e vezes sem conta correntes destas tem que ser resistente e não acredito que seja uma simples programador horário a aguentar, pelo menos por muito tempo. Este tipo de peças, contactores, etc acabam por ser peças de desgaste.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por VETL » 11 set 2018, 23:05

Cheira-me que esse botão é para emergência.
Confirmem no livro de instruções.
O EVSE deve ser desligado carregando no botão da J1772, retirado-a de seguida.
Essa tralha de temporizadores e afins corta a energia de forma abrupta, sendo que a questão nestes casos nem é se dará ou não problemas - a questão é quando...

É por estas e por outras que o EVSE Colaborativo ou o EVSE inteligente, para mim, é algo essencial e sem qualquer tipo de discussão...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por jpedromr » 11 set 2018, 23:34

VETL Escreveu:
11 set 2018, 23:05
Cheira-me que esse botão é para emergência.
Confirmem no livro de instruções.
O EVSE deve ser desligado carregando no botão da J1772, retirado-a de seguida.
Essa tralha de temporizadores e afins corta a energia de forma abrupta, sendo que a questão nestes casos nem é se dará ou não problemas - a questão é quando...

É por estas e por outras que o EVSE Colaborativo ou o EVSE inteligente, para mim, é algo essencial e sem qualquer tipo de discussão...
Estou neste momento a ler o manual e diz: "Na eventualidade de ser necessário interromper o carregamento desligando o cabo de carga da tomada elétrica, é imperativo que prima primeiro o botão Manual Stop na caixa de controlo".

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por VETL » 11 set 2018, 23:39

Bem me parecia que esse botão era para "eventualidades".
Se continuar a ler, também deve encontrar instruções para desligar sempre em primeiro lugar do lado do carro
Isso não é por acaso...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por jpedromr » 11 set 2018, 23:43

VETL Escreveu:
11 set 2018, 23:39
Bem me parecia que esse botão era para "eventualidades".
Se continuar a ler, também deve encontrar instruções para desligar sempre em primeiro lugar do lado do carro
Isso não é por acaso...
Eventualidades? É exatamente o caso que se está aqui a falar. Do meu entender nunca desligar o carregador da tomada sem pressionar o botão "Manual Stop", que é o que qualquer contactor vai fazer.

O facto de pressionar sempre o botão antes de interromper a carga também me parece que não vá prejudicar ou afectar nada, porque simplesmente para a carga. É uma questão que colocarei na Citroen, por curiosidade. Duvido é que alguém me saiba responder.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por VETL » 12 set 2018, 00:09

Desligar todos os dias não é uma eventualidade.
Não me parece que isso tenha discussão sequer.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por andraykens » 12 set 2018, 04:09

andraykens Escreveu:
11 set 2018, 09:59
Tenho vindo a carregar o carro ligado a um temporizador que liga automaticamente a meio da noite e está programado para uma hora tardia de modo a que seja eu próprio a desligar o cabo do carro, interrompendo o carregamento.
Pelo sim pelo não irei continuar com esta rotina.
Estou desejante ee chegar o cartão mobie para experimentar os outros caregamentos. Qual o melhor sitio para comprar um cabo mennekes em conta?

RVS
Proprietário C zero
Mensagens: 43
Registado: 27 jul 2016, 17:41
Data de fabrico: 30 dez 2011
Capacidade bateria: 37.7 Ah

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por RVS » 12 set 2018, 17:37

No forum myimiev o número de carregadores avariados começa a subir. Os casos investigados apontam para a parte da entrada AC. Isto pode ter como motivo a forma como se desliga o carregador. Um circuito indutivo não deve ser desligado de forma abrupta quando em carga. Apesar de o carregador estar preparado para essa eventualidade, isto não deve ser feito de forma contínua, caso contrário estamos a jogar á roleta russa com um carregador de 3500€. A forma correcta e segura de desligar o carregador interno é actuar o botão de destrancar da ficha J1772. Ao actuar o botão o carregador termina a carga, mantendo a pressão no botão ao fim de 2s o contactor do EVSE desliga ficando a luz de carga a piscar no painel de instrumentos. O uso de programadores , retirar a ficha shucko ou carregar no stop, tudo na fase de carga contribui para a diminuição do tempo de vida do carregador.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por VETL » 12 set 2018, 18:07

Como é óbvio e não é só nesse fórum.
Penso que neste também há relatos de stress nesse carregador.
Cada um faz o que quer, mas eu não consigo ver aqui alguém a aconselhar procedimentos incorretos quando podem estar em causa milhares de euros.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”