Página 1 de 12

Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 31 ago 2018, 23:36
por andraykens
Boas a todos!
Após muito ler, lá me convenci e comprei um destes manos "clones".
Ainda assim tenho muito para perguntar pois as dúvidas são muitas.

Tem 17800 km mas ainda não tenho cadgets para ver as coisas ao pormenor.
Amanhã tento por foto.

Abraço

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 01 set 2018, 00:10
por BrunoAlves
Parabéns pela compra. Bem vindo à comunidade e venham de lá esses relatos, questões e fotos!

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 01 set 2018, 13:17
por andraykens
Vamos lá ver se conseguimos colocar imagens aqui no fórum...

Imagem

Aqui está o Czero :D :D :D no dia em que o fui buscar!

A minha primeira dúvida foi logo ao carregar, visto que o meu evse não tem o botão "Stop Manual" (16A). Como não queria carregar a 100%, acabei por tirar so a pistola do carro, mas não sei se isso faz mal ou é mesmo assim... ajudas são bem vindas!

A pesquisar o GreenRace percebi que chegar a Évora (casa dos sogros) de elétrico vai ser complicado sem carregar a meio, mas o único ponto que aparece em Montemor tem uma porta para Tesla ModelS (penso que não dá) e uma "CEE 3P+N+E (red - 3-phase) 260V / 32A / 22.00kW". Como é que poderei carregar numa coisa destas? Há algum adaptador???

Desculpem a ignorância e abraços ao fórum!

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 01 set 2018, 13:36
por rnlcarlov
Pode desligar à vontade. São quase todos assim.

Existem adaptadores para cee 32a. É apenas uma questão de procurar por algo assim
Imagem

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 01 set 2018, 14:32
por Fil
andraykens Escreveu:
01 set 2018, 13:17
Vamos lá ver se conseguimos colocar imagens aqui no fórum...

Imagem

Aqui está o Czero :D :D :D no dia em que o fui buscar!

A minha primeira dúvida foi logo ao carregar, visto que o meu evse não tem o botão "Stop Manual" (16A). Como não queria carregar a 100%, acabei por tirar so a pistola do carro, mas não sei se isso faz mal ou é mesmo assim... ajudas são bem vindas!

A pesquisar o GreenRace percebi que chegar a Évora (casa dos sogros) de elétrico vai ser complicado sem carregar a meio, mas o único ponto que aparece em Montemor tem uma porta para Tesla ModelS (penso que não dá) e uma "CEE 3P+N+E (red - 3-phase) 260V / 32A / 22.00kW". Como é que poderei carregar numa coisa destas? Há algum adaptador???

Desculpem a ignorância e abraços ao fórum!
Parabéns pela máquina;)

Alguns proprietários de clones vão ao pcr de Alcácer e depois seguem para Évora.

Pode usar o adaptador que o Rnlcarlov sugeriu (se também tiver adaptador para cee 32), ou então comprar uma trifásica 32A para 16A e depois uma trifásica 16A para cee16A/schuko.

Muitos e bons klms.

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 01 set 2018, 16:50
por andraykens
Uma volta dessas (Samora Correia - Alcácer - Évora) é muito km e tempo perdido, penso eu.

Penso que a viagem Évora-Samora se pode fazer à vontade pois o declive é favorável e são 105 kms.
Imagem

Daqui para lá é que deve ser complicado vs impossível. O que acham?

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 01 set 2018, 19:11
por migle
Em Montemor, é um destination charger. Eu pensava que tinham sempre uma ficha Mennekes também. Se reparares, a informação no electromaps deve ter sido colocada pelo proprietário, senão pelo vizinho, a julgar pelo apelido Cornacho (é um construtor na zona, se vires no streetview). Portanto, se ele diz que convém contactar, então convém, e caso aquelas tomadas não sirvam, ele deve conseguir disponibilizar outras.

Mas parar num carregador desses, só se for para almoçar lentamente.

Eu acho que deves conseguir. São tão poucos kms. Mas convém primeiro ter confiança que se consegue fazer a média necessária. Ou seja, primeiro testam-se percursos com margens mais folgadas.

Naturalmente, o caminho por Pegões é mais seguro que por Coruche, não apenas porque são menos kms mas precisamente porque é mais rápido por Coruche. É preciso ir com muita calma no trajecto Porto Alto/Pegões.

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 03 set 2018, 01:39
por andraykens
Como o carro não faz gestão dos carregamentos, penso que a única hipótese que tenho é comprar um temporizador para retardar o início do carregamento, certo? Aconselham algum especifico?

Obrigado

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 03 set 2018, 09:47
por Nonnus
Bem-Vindo.

No electrompas não me aparece esse destination charger! :roll: Se a indicação era que estava nos Cornachos provavelmente será para carregar o carro de um dos donos da empresa. Existem dois Cornachos em Montemor, um na entrada no sentido Vendas Novas - Montemor e existe outro na entrada Arraiolos - Montemor. São empresas de terraplanagem e os donos são irmãos (Cornachos).

Qual é o tipo de ficha que o teu carro tem?

Quando é que estas a pensar em fazer essa viagem? Se vieres ao fim-de-semana terei todo o gosto em te dispensar um ponto de carregamento em Vendas Novas.

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 03 set 2018, 09:52
por rnlcarlov
andraykens Escreveu:
01 set 2018, 16:50
Uma volta dessas (Samora Correia - Alcácer - Évora) é muito km e tempo perdido, penso eu.

Penso que a viagem Évora-Samora se pode fazer à vontade pois o declive é favorável e são 105 kms.
Imagem

Daqui para lá é que deve ser complicado vs impossível. O que acham?
Fui eu o dono do clone que utilizou o percurso Lisboa-Alcácer-Évora. São certamente mais km, mas tomei essa opção por ser mais seguro a nível de carga. Mas de Samora Correia é um desvio ainda maior.
No regresso de Évora sim, esses 105km devem-se fazer sem grande preocupação dado o desnível favorável. Eu regressei por Alcácer pois são 130km para Lisboa, o que era muito puxado.
Da próxima vez que for a Évora quero experimentar carregar ao máximo em Palmela e ir bem devagarinho até Évora. No seu caso, ao partir de casa tem a vantagem de iniciar o carro carregado a 100%. Nos PCRs não se consegue carregar até esse nível, ficando normalmente entre 91-95%, dependendo de vários factores.
Logo a viagem não me parece impossível, mas continua a ser um bom esticão.