Diário de bordo - Czero no ribatejo

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por jpedromr » 12 set 2018, 19:00

RVS Escreveu:
12 set 2018, 17:37
No forum myimiev o número de carregadores avariados começa a subir. Os casos investigados apontam para a parte da entrada AC. Isto pode ter como motivo a forma como se desliga o carregador. Um circuito indutivo não deve ser desligado de forma abrupta quando em carga. Apesar de o carregador estar preparado para essa eventualidade, isto não deve ser feito de forma contínua, caso contrário estamos a jogar á roleta russa com um carregador de 3500€. A forma correcta e segura de desligar o carregador interno é actuar o botão de destrancar da ficha J1772. Ao actuar o botão o carregador termina a carga, mantendo a pressão no botão ao fim de 2s o contactor do EVSE desliga ficando a luz de carga a piscar no painel de instrumentos. O uso de programadores , retirar a ficha shucko ou carregar no stop, tudo na fase de carga contribui para a diminuição do tempo de vida do carregador.
Exatamente! E um contactor é uma maravilha mas num circuito indutivo quanto mais depressa se faz esse corte que falamos, maior é o pico de tensão.

Para além disso estão aqui a ser misturados dois aspetos. O primeiro é o arco elétrico e os danos que este causa. O segundo são os danos causados no carregador por se desligar repentinamente, caso existam. Uma coisa está separada da outra. Independentemente de haver ou não arco elétrico, pode ou não ser prejudicial desligar a carga daquela forma.

Um contactor não elimina o arco elétrico, pelo contrário. O contactor é um aparelho concebido para suportar e dissipar esse arco. Ele existe na mesma e é causado na mesma com a abertura do contactor, daí eu ter falado em pressionar esse botão. Do que li no manual também é essa a interpretação que tiro.

Em relação ao botão da ficha, por acaso nunca testei. Vou experimentar colocar o carro à carga e pressionar o botão, porque ia jurar que aquilo apenas servia para trancar a ficha no sítio.

RVS
Proprietário C zero
Mensagens: 43
Registado: 27 jul 2016, 17:41
Data de fabrico: 30 dez 2011
Capacidade bateria: 37.7 Ah

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por RVS » 12 set 2018, 20:25

jpedromr Escreveu:
12 set 2018, 19:00
Em relação ao botão da ficha, por acaso nunca testei. Vou experimentar colocar o carro à carga e pressionar o botão, porque ia jurar que aquilo apenas servia para trancar a ficha no sítio.
O botão é um paralelo do pino de proximidade, fazem o mesmo efeito, com a vantagem de ocorrer mais tempo entre a paragem da carga e o corte de AC do carregador.

Isto já foi discutido no grupo do facebook. É assustador o número de utilizadores que desliga o carregador de forma errada. A maior parte desliga a ficha Shucko para não causar arco eléctrico na ficha J1772. Eu expliquei que isso não acontece devido ao pino de proximidade pois é o último a ser ligado quando inserimos a ficha e o primeiro a ser desligado quando a retiramos.

Tendo em conta a quantidade de maus tratos que o carregador recebe pela maior parte dos utilizadores eu diria que até é bastane fiavel.

Quanto aos postos Mobi-e vou verificar se o desligar quando interrompemos a carga é feito através de emular o desligar o pino de proximidade ou corta logo a parte AC. Pelo sim pelo não é melhor retirar a J1772 e só depois passar o cartão para interromper a carga.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por Apr » 12 set 2018, 20:27

jpedromr Escreveu:
12 set 2018, 19:00
O contactor é um aparelho concebido para suportar e dissipar esse arco.
É verdade, mas não em todas as condições e muito menos na corrente máxima ao qual está habilitado a operar. Poucos são os contactores que apresentam no seu datasheet o poder de corte, apenas mostram a corrente que aguentam com os contactos fechados. Os contactores que tenho visto nos diversos EVSE que já vi não são concebidos para abrir em carga e muito menos os relés ridiculos que estão dentro dos temporizadores, tomadas remotas e afins.

Mas este assunto não é novo, já por cá se discutiu isto por diversas vezes. Para controlar a carga do VE só há uma maneira que é controlar o sinal do piloto. Não precisa de ser nada de muito XPTO, basta meter um contacto seco a abrir ou fechar o sinal do piloto do EVSE para ligar ou desligar as cargas do VE.
Claro que para fazer isso é preciso abrir EVSE's e intercetar fios...

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por Apr » 12 set 2018, 21:20

De certeza que cortaste o piloto? No Leaf isso acontece quando pressionas o botão da J1772 por muito tempo.

Estive a pensar e não tenho a certeza que cortar o piloto é a melhor forma, pois ao abrir o sinal o carro aborta a carga e em simultâneo o relé do EVSE abre, não sei se é suficiente para evitar arco.

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por jpedromr » 12 set 2018, 22:06

Fui agora desligar o carro da carga.

À tarde pude reparar que realmente ao pressionar o botão da ficha dá para ouvir um estalido típico de um interruptor. Ao desligar experimentei pressionar o botão sem tirar a ficha e em frações de segundos a luz de indicação de carga no quadrante começou a piscar. Nesse momento tirei a ficha.

Ainda pressionei o botão manual stop para tentar ouvir algo, mas não ouvi.

Do que me pareceu diria que faz o mesmo efeito. Não consigo afirmar com 100% certezas porque não posso abrir o carregador, mas diria que ambos os botões fazem o mesmo.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por Apr » 12 set 2018, 22:15

jpedromr Escreveu:
12 set 2018, 22:06
Do que me pareceu diria que faz o mesmo efeito. Não consigo afirmar com 100% certezas porque não posso abrir o carregador, mas diria que ambos os botões fazem o mesmo.
Não faz o mesmo.

Quando carregas no botão da ficha estás apenas a avisar o carro que a carga vai parar. O EVSE continua alegremente a fornecer energia. O carro depois tem todo o tempo do mundo para parar de carregar e mudar o estado do piloto para indicar ao EVSE que pode parar de fornecer energia.

Quando carregas no botão do EVSE não há maneira de avisar o carro primeiro logo a carga é terminada de forma abrupta. A não ser que o EVSE altere o piloto e abra o relé passados uns instantes, mas isso não dá para ver assim de forma simplista.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por Apr » 12 set 2018, 22:18

Nota que o circuito de proximidade é independente do EVSE, o botão da ficha é um pequeno circuito com umas resistencias que só existe na ficha, o EVSE não tem qualquer conhecimento desse mecanismo e isso é válido quer para a ficha J1772 quer para a mennekes.

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por jpedromr » 12 set 2018, 22:39

Pois, em termos de comportamento pareceu-me o mesmo porque ouvi o click do carregador a parar e siga viagem.

Vou então começar a usar esse método!

andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por andraykens » 13 set 2018, 18:38

Se eu percebi os vossos conselhos, estou a fazer bem, pois interrompo o carregamento manualmente na j1772 e só depois dsslugo a shucko. Só não tenho reparado se a luz no tabblier comeca a piscar antes de tirar.

andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por andraykens » 13 set 2018, 21:00

andraykens Escreveu:
11 set 2018, 09:59
Estou desejante de chegar o cartão mobie para experimentar os outros caregamentos. Qual o melhor sitio para comprar um cabo mennekes em conta?
Pois é... o meu cartão chegou ontem! :dance:
Onde aconselham a comprar um cabo mennekes em conta?

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”