Diário de bordo - Czero no ribatejo

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por andraykens » 15 set 2018, 22:49

Para que fique o registo, hoje dia 15 Setembro fiz o meu primeiro carregamento na rede. Já tinha lido que é difícil apanharmos um posto livre mas hoje pude constatar que está mesmo mau. IKEA Loures cheio de UBERs e na outra ponta do parque também estava 1 Zoe e um Ampera pelo que esperei um bocado... em vão.

Sou novo na Mobilidade Eletrica mas já deu para perceber que o civísmo também não é muito pois esse ZOE esteve ligado toda a tarde sem estar a carregar. A mensagem no visor era de "...em pausa/interrompido" mas a ocupar o posto durante horas... enfim :clap:

Passado umas horas lá deu para carregar um pouco e experimentar o cabo novo.
Imagem

Será que me podiam explicar o que é o loop da morte que acontece nestes carros e o que tenho de fazer? Se me acontece não sei como ultrapassar o problema e arrisco-me a ficar a pé.

Abraço ao fórum!

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por migle » 15 set 2018, 23:05

Agora que há PCN no Fórum Montijo, está mais fácil apanhar o PCN de Alcochete disponível. Os do Freeport é raro estarem a funcionar, mas agora estão. São pouco usados ao anoitecer.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por BrunoAlves » 16 set 2018, 06:50

O loop da morte é uma pausa que o carro faz no carregamento, que é suficiente para o posto pensar que o carro terminou a carga e desligar. O rnlcarlov resolveu isso com uma lâmpada que mantém um mínimo de consumo no posto. Acho que só dá em tomadas CEE, não sei se ele já resolveu nos postos mennekes :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por Fil » 16 set 2018, 10:07

Se bem me lembro só acontece nos postos efacec antigos que não sofreram alteração de software, nos outros todos penso que não.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por rnlcarlov » 16 set 2018, 12:52

BrunoAlves Escreveu:
16 set 2018, 06:50
O loop da morte é uma pausa que o carro faz no carregamento, que é suficiente para o posto pensar que o carro terminou a carga e desligar. O rnlcarlov resolveu isso com uma lâmpada que mantém um mínimo de consumo no posto. Acho que só dá em tomadas CEE, não sei se ele já resolveu nos postos mennekes :think:
Dá para todas. Só que no caso das Mennekes uso o EVSE (vulgo sabonete) com um adaptador Schuko-Mennekes, com uma ficha tripla no meio para por a lâmpada. Mas faço isso apenas quando tenho de deixar o carro a carregar muito abaixo dos 30% sem lá poder ir reiniciar a carga.

Mas estando ao pé do carro não é preciso lâmpada nenhuma: quando ele está perto dos 30%, basta estar a prestar atenção a quanto o carro está a carregar (via Canion ou via o display do posto) e mal se percebe que deixaram de entrar mais kwh, é desligar o carregamento e iniciar novamente. Se for bem feito era não pára outra vez de carregar nessa sessão.
Fil Escreveu:
16 set 2018, 10:07
Se bem me lembro só acontece nos postos efacec antigos que não sofreram alteração de software, nos outros todos penso que não.
Correcto. Felizmente muitos já têm software novo, mas ao pé de mim ainda há uns quantos à moda antiga.

andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por andraykens » 16 set 2018, 16:30

rnlcarlov Escreveu:
16 set 2018, 12:52
Mas estando ao pé do carro não é preciso lâmpada nenhuma: quando ele está perto dos 30%, basta estar a prestar atenção a quanto o carro está a carregar (via Canion ou via o display do posto) e mal se percebe que deixaram de entrar mais kwh, é desligar o carregamento e iniciar novamente. Se for bem feito era não pára outra vez de carregar nessa sessão.
Era isso que preciso saber. Não tenho canion, pelo que 30% devem ser 3 barras, certo? Então este problema só acontece em postos efacec?
Se acontecer, o posto liberta o cabo? Tenho receio que o roubem.

andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por andraykens » 16 set 2018, 23:11

Mais um dia mais um susto!
Fui ao montijo e, pelo sim pelo não, cabo novo, se houver lugar... carrego um pouco.
Deu erro na ficha 1. Pensei que estivesse avariada, mas com a luz verde achei estranho. Tirei o carro e depois de jantar fui espreitad d a ficha 2 estava livre... é desta. O mesmo erro.

O senhor 5 estrelas do ion que estava a carregar na 1 apareceu e pedi se podia experimentar o cabo dele... nada. O neu cabo no outro carro deu à primeira.
Vim apavorado a pensae que podesse ser o carregador do carro mas em casa já está a carregar normal.

Já aconteceu a alguém dar erro que não consegue comunicar com o carro, ou que é?

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por rnlcarlov » 17 set 2018, 09:38

andraykens Escreveu:
16 set 2018, 16:30
Era isso que preciso saber. Não tenho canion, pelo que 30% devem ser 3 barras, certo? Então este problema só acontece em postos efacec?
Se acontecer, o posto liberta o cabo? Tenho receio que o roubem.
Entre as 3 e 4 barras pode acontecer. Tanto pode parar nos 28% como nos 34%.
O posto eventualmente liberta o cabo, mas fica sempre algum tempo com o cabo preso, com luz vermelha. O tempo que demora a desbloquear varia de posto para posto, mas não é raro ficar pelo menos uma hora assim vermelho.

andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por andraykens » 17 set 2018, 15:02

rnlcarlov Escreveu:
17 set 2018, 09:38
Entre as 3 e 4 barras pode acontecer. Tanto pode parar nos 28% como nos 34%.
O posto eventualmente liberta o cabo, mas fica sempre algum tempo com o cabo preso, com luz vermelha. O tempo que demora a desbloquear varia de posto para posto, mas não é raro ficar pelo menos uma hora assim vermelho.
Obrigado pela informação rnlcarlov... pensava que era com menos barras! Agora estou muito apreensivo com o que me aconteceu ontem. Tenho de ir a outro posto experimentar para ver se carrega ou se faz o mesmo. O estranho é que em casa carregou normalmente, no entanto lá, com outro cartão e cabo do outro senhor deu sempre erro.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por rnlcarlov » 18 set 2018, 09:45

Já agora experimentar noutro posto que não esses novos da efacec.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”