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Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 25 set 2018, 20:43
por Malm
migle Escreveu:
25 set 2018, 20:30
jpedromr Escreveu:
25 set 2018, 09:19
e posteriormente desligar a ficha para a porta ficar aberta.
Ah! Já percebi! Fantástico! Sabem, quando não é o nosso carro não se lê tanto em pormenor. Eu pensava que faziam isso só nas viagens. Afinal é um fix permanente.
No meu caso não é um fix permanente, a porta anda usualmente fechada e eu abro quando quero. Controlo manualmente o fecho e abertura da entrada de ar para as baterias. Acho que tem vantagens na preservação do que lá está dentro. Tem 7 anos e meio e funciona, hoje diz que tem 30.8 Ah, provavelmente daqui a 30 dias 30.7 Ah, e tem sido esta a rotina dele nos últimos anos. É assim que quero que mantenha, porque relatos de casos de carros que numa semana passam de 40 para 10Ah são fáceis de encontrar.

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 25 set 2018, 20:51
por migle
Pois. Abaixo de 30 já é suficientemente frio. A maior parte dos datasheets de baterias Li-Ion mostra os melhores resultados aos 25. Aos 15, o tempo de vida já não é tão bom.

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 25 set 2018, 22:42
por Malm
migle Escreveu:
25 set 2018, 20:51
Pois. Abaixo de 30 já é suficientemente frio. A maior parte dos datasheets de baterias Li-Ion mostra os melhores resultados aos 25. Aos 15, o tempo de vida já não é tão bom.
Concordo

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 28 set 2018, 00:10
por andraykens
migle Escreveu:
25 set 2018, 20:51
Pois. Abaixo de 30 já é suficientemente frio. A maior parte dos datasheets de baterias Li-Ion mostra os melhores resultados aos 25. Aos 15, o tempo de vida já não é tão bom.
A minha viagem diária é de 15km ida e outros tantos de retorno. Pontualmente faço isto em dose dupla. Estava preocupado pois da leitura do diário do Malm tinha fixado a temperatura referencia de 20C. Manter a 25 é para mim muito mais fácil, visto que a cave tem sempre 23C.

Pelo sim pelo não, tenho feito os 15km de regresso a casa com AC para o pack pois no Ribatejo têm estado cerca de 39C... e estamos quase em Outubro? Enfim...

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 28 set 2018, 14:14
por jpedromr
andraykens Escreveu:
28 set 2018, 00:10
migle Escreveu:
25 set 2018, 20:51
Pois. Abaixo de 30 já é suficientemente frio. A maior parte dos datasheets de baterias Li-Ion mostra os melhores resultados aos 25. Aos 15, o tempo de vida já não é tão bom.
A minha viagem diária é de 15km ida e outros tantos de retorno. Pontualmente faço isto em dose dupla. Estava preocupado pois da leitura do diário do Malm tinha fixado a temperatura referencia de 20C. Manter a 25 é para mim muito mais fácil, visto que a cave tem sempre 23C.

Pelo sim pelo não, tenho feito os 15km de regresso a casa com AC para o pack pois no Ribatejo têm estado cerca de 39C... e estamos quase em Outubro? Enfim...
De que ano é o carro?

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 28 set 2018, 14:54
por migle
andraykens Escreveu:
28 set 2018, 00:10
Estava preocupado pois da leitura do diário do Malm tinha fixado a temperatura referencia de 20C. Manter a 25 é para mim muito mais fácil, visto que a cave tem sempre 23C.
Entre 20 e 25... Às vezes vê-se as baterias testadas a 20, outras a 25. Não é costume ver-se a mesma bateria testada a 20 e a 25. As diferenças são mais tipo 45, 35, 25, 15... isto é tudo no campo do mais ou menos. Repara que para apresentarem estas curvas eles têm de pôr um monte de pilhas a essa temperatura, constante, e carregar e descarregar repetidamente a uma potência pré-determinada e registar os dados... Se fizessem a intervalos de 5 graus, o custo de testar as baterias era o dobro. Na maiorida das baterias Li-Ion só mostram a evolução da capacidade da bateria a uma única temperatura (20 ou 25).

PS: Sugiro a procura por imagens a partir de "Li-Ion battery datasheet".

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 28 set 2018, 19:00
por andraykens
jpedromr Escreveu:
28 set 2018, 14:14

De que ano é o carro?
É de 2013

Mais um dia... mais um inferno de temperatura. Felizmente tenho conseguido sombra o dia todo, mas não deve chegar para manter o pack fresco. :| :|

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 29 set 2018, 11:15
por andraykens
Hoje fui à AS de Aveiras para colocar o AC para o pack. Quando ligou o chademo, vi o AC ligar mas depois desligou logo.
Quando vocês estão a carregar em chademo o AC está sempre ligado? O meu depois de desligar nem com a segunda carga voltou a ligar.

É certo que tinha 70% ainda no pack quando cheguei, era cedo (fresco) e tinha vindo devagar, mas tenho quase a certeza que o truque não resultou... ainda sinto o ar a ir para os pés.

Será que me poderiam ajudar? Obrigado

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 29 set 2018, 12:05
por rnlcarlov
andraykens Escreveu:
29 set 2018, 11:15
Hoje fui à AS de Aveiras para colocar o AC para o pack. Quando ligou o chademo, vi o AC ligar mas depois desligou logo.
Quando vocês estão a carregar em chademo o AC está sempre ligado? O meu depois de desligar nem com a segunda carga voltou a ligar.

É certo que tinha 70% ainda no pack quando cheguei, era cedo (fresco) e tinha vindo devagar, mas tenho quase a certeza que o truque não resultou... ainda sinto o ar a ir para os pés.

Será que me poderiam ajudar? Obrigado
O AC só se liga quando uma célula atinge 31ºC. Abaixo disso o carro manda ar normal para o pack, mas serve na mesma para o truque, já que o direccionador do ar fica para a bateria. Sei que há uma temperatura abaixo do qual nem ar sopra, pois aconteceu-me isso uma vez quando fui ao Norte, mas não me recordo qual. Penso que é perto dos 20, mas também já ouvi dizer que isso pode depender do model year do carro.

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Enviado: 29 set 2018, 15:30
por andraykens
Estive a confirmar e pela posição das palhetas brancas que são acionadas pelo controlador, estão fechadas e o ar não está a ir para o pack 😢