Postos de Carga Rápida -Norte

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por plpepapf » 08 fev 2018, 15:56

Entretanto encontrei um documento na CM de Chaves acerca da instalação de postos 28(!) pontos de carregamento pelo Concelho... :o

Enviei um email à CM de Chaves a perguntar em que sitio conseguirei encontrar os carregadores, visto que pretendo visitar a cidade e preciso de recarregar o carro para a viagem de regresso ao PCR de Vila Real.

A ver vamos o que respondem... :?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por Fil » 08 fev 2018, 16:00

Diria que nesta fase, a forma mais fácil de carregar será no casino de Chaves ou no local que pernoitar, bombeiros serão também uma opção. Convém no entanto ligar antecipadamente, independentemente da escolha.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por mjr » 16 mai 2018, 20:49

Evolução na instalação do PCR A3 na Trofa N/S:

Ontem:
Imagem

Hoje:
Imagem
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por BrunoAlves » 17 mai 2018, 01:57

Gosto :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por BrunoAlves » 25 jul 2018, 13:27

Passei há pouco na A3/Trofa, está exactamente na mesma :(
Aquelas grades de protecção de plástico vão ficar descoloradas :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por rimsilva » 25 jul 2018, 16:54

Vão lá colocar um da IONITY certamente...

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por RJSC » 26 jul 2018, 10:19

:shock: Isso não vai gerar quase dinheiro nenhum em Portugal.
Os postos da IONITY que se viram até hoje só a ficha CCS. A maioria dos VE's em Portugal têm carga rápida Chademo ou AC43.

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por NunoLopes » 26 jul 2018, 10:31

Enquanto não sair uma norma europeia a obrigar os carros vendidos na Europa a ter uma ficha de carregamentos rápidos transversal a todas as marcas, seja ela CHAdeMO ou CCS, isto não vai mudar.

Para mim era uma Mennekes para normal, e uma CHAdeMO ou CCS para rápidos.

Assim os PCR's apenas precisavam de uma única ficha, e a rede podia ser transversal em toda a Europa.
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por RJSC » 26 jul 2018, 10:45

E quem já comprou carros fica a arder?
Num PCR adicionar uma ficha AC43 custa apenas o mesmo que metade de um PCN: é só um contactor, uma placa tipo EVSE e a ficha Mennkes. O sistema de autenticação e cobrança já lá está.
Adicionar chademo a um posto CCS ou CCS a um posto chademo é uma questão de software (protocolo) e uma pequena placa apenas para adaptação da comunicação e a ficha. O carregador em si (a parte cara) é o mesmo para Chademo ou CCS.

A questão aqui é política: a IONITY é uma rede que está a ser financiada apenas por marcas que usam CCS, estão aproveitam para prejudicar os outros (da mesma maneira que a Nissan instalou postos DBT no estrangeiro apenas com Chademo e AC43).

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por rimsilva » 27 jul 2018, 00:02

RJSC Escreveu:
26 jul 2018, 10:45
E quem já comprou carros fica a arder?
Num PCR adicionar uma ficha AC43 custa apenas o mesmo que metade de um PCN: é só um contactor, uma placa tipo EVSE e a ficha Mennkes. O sistema de autenticação e cobrança já lá está.
Adicionar chademo a um posto CCS ou CCS a um posto chademo é uma questão de software (protocolo) e uma pequena placa apenas para adaptação da comunicação e a ficha. O carregador em si (a parte cara) é o mesmo para Chademo ou CCS.

A questão aqui é política: a IONITY é uma rede que está a ser financiada apenas por marcas que usam CCS, estão aproveitam para prejudicar os outros (da mesma maneira que a Nissan instalou postos DBT no estrangeiro apenas com Chademo e AC43).
Estava a brincar com a situação de nunca mais ligarem o posto que já está na A3.

Pelo que tenho lido a nova versão chademo 2.0 ficou disponível em Junho deste ano e apesar de não ter qualquer conhecimento técnico, sempre estive convencido que em breve será adicionada a ficha chademo aos postos porque os fabricantes têm interesse em abranger o maior mercado possível.

A questão dos carros actuais usarem chademo é verdade, no entanto há cada vez mais marcas e modelos com CCS (caso se confirme a mudança da Renault de AC, vai isolar a Nissan, pelo menos na Europa).

Responder

Voltar para “Postos carregamento Norte”