Postos de Carga Rápida -Norte

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por BrunoFonseca » 26 set 2019, 19:38

rimsilva Escreveu:
26 set 2019, 11:33
Ah, de salientar também que esta semana começou o anuncio do aparecimento de uma rede privada, de acesso privado em parceria com a UBER, é caso para dizer.... finalmente que estes chupistas ganharam vergonha na cara, ou não... ainda há muito PCN de borla!

Então não era a UBER que tinha motoristas a trabalhar individualmente e que nunca poderiam instalar postos? Agora já é possivel a UBER arranjar parceiros? O que eles querem sei (sabia) eu! :lol:

São contudo boas noticias, assim como foram e continuam a ser os SuC's e DC da Tesla, que aliviaram muuuiiitttoooooo a pressão sobre a fraquissima rede em Portugal.

No entanto atrevo-me a dizer que estas parceiras pouco resolvem, porque os problemas de raíz estão lá, devagar, devagarinho vamos tendo PCR instalados (eram 20 por ligar, agora já são menos), mas tudo ao redor de Lisboa e Porto, a ME não é isto!
Acho que esta parceria é boa é para a PowerDot.
Os Ubers, eram (ou são) quem dava lucro aos PCR de Lisboa e Porto. Sem os Ubers a instalação de postos lucrativos vai secar. Os postos que geram lucro em Lisboa e Porto podiam abrir portas à colocação de postos no interior.
Assim, dificilmente iremos ter mais postos.

Seja como for, parabéns à PowerDot! Teve visão, e isso é que interessa!

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por migle » 26 set 2019, 19:49

Tenho pena que os Uber tenham de recorrer a uma rede privada, significa que a rede pública não satisfaz, como sabemos.
Tenho pena que uma empresa prefira investir numa rede privada. Significa que não há condições para investir em postos de acesso público.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por t3lmo » 26 set 2019, 22:04

A UBER não investiu em nada, somente a PowerDot o fez (instalações de PT's, ramais, carregadores e serviços). Nesta fase com exclusividade para frotas de UBER (tirando somente partido da comunicação desta para os seus motoristas), mas o conceito e solução tecnológica (sistema de controle de cargas e acessos) suporta mais tipos frotas e/ou parcerias privadas.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por mjr » 26 set 2019, 22:11

Hoje já carreguei no PCR da Via Norte (EDP Comercial). O posto está limitado a 12kW, provavelmente porque ainda não poderem cobrar (o preço só é publicado no dia 1 de outubro). É um Efacec e em princípio permite AC e DC em simultâneo pois é necessário passar o cartão para ver o estado de carga.

Sobre a Powerdot e os postos em acesso privado parece-me muito bem. No caso particular do Hub da Maia foi tudo instalado em tempo record pois existia disponibilidade de potência no local. No Porto vão abrir em breve, falta apenas fazer a ligação em MT ao PT de 600kVA que eles investiram (já está agendada a intervenção na via pública). Sendo espaço privado todos estas questões se tornam mais simples. Permite ainda mais segurança com acesso controlado, tendo máquinas automáticas de comida e bebidas num lounge para os parceiros Uber, e videovigilância. A facilidade com que colocam mais postos é enorme, neste caso têm disponibilidade de potência.

Não tenho pena nenhuma que a Uber recorra a uma rede privada, bem pelo contrário. Já há muito tempo que o deviam ter feito. Basta ver as inúmeras queixas do uso abusivo dos postos públicos e perturbação da ordem pública a horas desaconselháveis para perceber que isto não fazia sentido. O lugar dos carregamentos das frotas é em espaços privados e não em espaços públicos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por BrunoAlves » 26 set 2019, 22:14

Não consigo deixar de fazer a ponte para algo que já repeti aqui carradas de vezes...
mjr Escreveu:
26 set 2019, 22:11
falta apenas fazer a ligação em MT ao PT de 600kVA que eles investiram (já está agendada a intervenção na via pública)
Como eu tenho dito: se o operador tiver vantagem nisso, vai querer MT. Isso é melhor para eles e para a distribuição.
Agora no modelo da rede pública, onde é que há lugar a essa iniciativa?
mjr Escreveu:
26 set 2019, 22:11
Sendo espaço privado todos estas questões se tornam mais simples
Pois... É pena.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por migle » 26 set 2019, 22:34

mjr Escreveu:
26 set 2019, 22:11
Basta ver as inúmeras queixas do uso abusivo dos postos públicos e perturbação da ordem pública a horas desaconselháveis para perceber que isto não fazia sentido. O lugar dos carregamentos das frotas é em espaços privados e não em espaços públicos.
O uso era abusivo porque era de borla. Nunca pensei em distúrbios nocturnos, nunca tinha ouvido falar em tal coisa...
Também não acho nada mal que a PowerDot faça uma rede privada. Tenho pena no sentido em que há uma empresa interessada em instalar uns carregadores e vender uns carregamentos e não o escolha fazer na rede pública. Rede pública significa sarilhos. Mais vale evitar os sarilhos e ir directo à nata do negócio.

Quanto ao lugar do carregamento rápido de frotas ser em espaço privado, não estou particularmente de acordo. Não vejo porquê. Mas é uma nova excursão off-topic, né?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por mjr » 26 set 2019, 22:57

BrunoAlves Escreveu:
26 set 2019, 22:14
Não consigo deixar de fazer a ponte para algo que já repeti aqui carradas de vezes...
mjr Escreveu:
26 set 2019, 22:11
falta apenas fazer a ligação em MT ao PT de 600kVA que eles investiram (já está agendada a intervenção na via pública)
Como eu tenho dito: se o operador tiver vantagem nisso, vai querer MT. Isso é melhor para eles e para a distribuição.
Agora no modelo da rede pública, onde é que há lugar a essa iniciativa?
Claro que querem ter PT, onde é que iam arranjar 600kVA em BT???

Sim, a proposta de RME não beneficia os OPC no que toca à TAR de MT, espero que resolvam isso no RME final. Mas eu diria que em 99% dos casos o OPC só coloca MT se for obrigado por indisponibilidade de potência. Os benefícios por ter a TAR de MT demoram muito tempo a compensar o investimento num PT.
BrunoAlves Escreveu:
26 set 2019, 22:14
mjr Escreveu:
26 set 2019, 22:11
Sendo espaço privado todos estas questões se tornam mais simples
Pois... É pena.
DIscordo por muitas razões, mas aqui não é o sítio para o discutir.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por mjr » 26 set 2019, 23:04

migle Escreveu:
26 set 2019, 22:34
mjr Escreveu:
26 set 2019, 22:11
Basta ver as inúmeras queixas do uso abusivo dos postos públicos e perturbação da ordem pública a horas desaconselháveis para perceber que isto não fazia sentido. O lugar dos carregamentos das frotas é em espaços privados e não em espaços públicos.
O uso era abusivo porque era de borla. Nunca pensei em distúrbios nocturnos, nunca tinha ouvido falar em tal coisa...
Também não acho nada mal que a PowerDot faça uma rede privada. Tenho pena no sentido em que há uma empresa interessada em instalar uns carregadores e vender uns carregamentos e não o escolha fazer na rede pública. Rede pública significa sarilhos. Mais vale evitar os sarilhos e ir directo à nata do negócio.

Quanto ao lugar do carregamento rápido de frotas ser em espaço privado, não estou particularmente de acordo. Não vejo porquê. Mas é uma nova excursão off-topic, né?
Não são abusos por ser de graça... são abusos a monopolizar os postos e maltratar o material. Basta falar com os OPC para perceber as situações que vão acontecendo.

Sim, tudo Way off topic. É melhor ficar por aqui. Aqui...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por BrunoAlves » 27 set 2019, 00:04

mjr Escreveu:
26 set 2019, 22:57
Claro que querem ter PT, onde é que iam arranjar 600kVA em BT???
Um BTE para cada PCR, não é assim que estão virtualmente todos os PCR públicos? ;)

Isto é que faz sentido: muitos postos, várias potências, comodidades. :clap:

Edit: por curiosidade, assumindo que estes postos não estão ligados à MobiE e não existirá CEME (logo não podem vender energia) como é que se processará a cobrança?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por mjr » 27 set 2019, 09:11

Está aqui toda a informação sobre o pagamento da solução da Powerdot:

https://www.uve.pt/page/parceria-power-dot-uber2019/

Como é que colocas BTE para 4 postos (2DC 50kW + 2AC 43kW em simultâneo) como tens na Powerdot da Maia? Era bom que houvesse essa reserva de potência nos ramais de BT... E quem diz 4 pontos de carga pode dizer 6 ou 8, como devia ser. BT não é escalável.

A potência disponível nos ramais em BT é aliás um dos principais entraves à instalação de mais postos. Normalmente os locais escolhidos para colocar os postos têm pouca potência disponível, por razões óbvias.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Postos carregamento Norte”