Postos de Carga Rápida -Norte

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por hmendes » 24 jul 2019, 10:06

frankesousa Escreveu:
24 jul 2019, 01:08
Olha pelo menos nisso o novo regulamento da ME diz e bem que os OPC também tem de ter apoio ao cliente e responder em 15 dias.
Vamos ver se passamos finalmente a ter o contacto do dono do posto nos postos em vez de ter o número inútil da MobiE
Yep, vamos lá ver se algo vai mudar... das duas um, ou via ou racha :lol:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por rimsilva » 24 jul 2019, 10:15

O Fundamental aqui é que existam regras claras, responsáveis bem identificados, sanções e sobretudo que essas sanções sejam aplicadas. Na actual legislação já existiam muitas regras que se fossem aplicadas, não teríamos chegado a este ponto seguramente.

Seja o contacto da mobi.e, sejam os contactos dos OPC, não havendo uma atitude profissional e responsável, podemos cais sempre nos mesmos problemas e queixas.

Nunca tive dificuldade com os contacto com a mobi.e, que me safou de situações bem chatas (como por exemplo, foi uma vez o caso do PCR de Viana do Castelo, que estava a dar erro) e também já tive oportunidade de estar com um operador a fazer uns testes e perceber o mau funcionamento de uma tomada que um postos, que depois originava a indisponibilidade do posto), claro que nem sempre é assim, mas infelizmente não estamos imunes a mais serviços de atendimento/suporte em empresas como a EDP, Galp, etc...

Sempre compreendi as limitações que a mobi.e tinha quando o problema era de hardware e que deveria ser fácil conseguir a resolução por parte de um operador que na maioria dos casos nem podia cobrar o carregamento.
Desde longa data que fui sempre aconselhando as pessoas a contactar os operadores directamente (quando possivel), uma vez que contar a EDP ou GAlP é praticamente impossível.
Lembro-me de ter enviado fotos sobre o maus posicionamento do PCR de Gaia e a Mobiletric responder de forma imediata a prometer avaliar a situação e de ter chamado a atenção para o PCR de Braga, etc...
Com a KLC a mesma coisa, quando o postos do fórum Aveiro foi instalado e apresentou logo problemas, etc...

O que quero dizer com isto é que qualquer solução é boa desde que haja interesse em que as coisas se resolvam.

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por caz » 24 jul 2019, 21:03

Não percebo a questão de quererem aplicar sanções aos OPC e CEME. Para mim deveriam é estar preocupados em criar as condições para serem instalados muitos carregadores.

Já sem multas não vejo muitos interessados em colocar postos de carregamento. Com multas não vamos ter ninguém a querer investir neste negócio

Precisam que o estado ganhe uns trocos nas multas ou querem o país com uma rede decente de carregamento???

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por frankesousa » 24 jul 2019, 23:35

caz Escreveu:
24 jul 2019, 21:03
Não percebo a questão de quererem aplicar sanções aos OPC e CEME. Para mim deveriam é estar preocupados em criar as condições para serem instalados muitos carregadores.

Já sem multas não vejo muitos interessados em colocar postos de carregamento. Com multas não vamos ter ninguém a querer investir neste negócio

Precisam que o estado ganhe uns trocos nas multas ou querem o país com uma rede decente de carregamento???
As multas não interessam, o que interessa é qualidade de serviço e apoio a cliente digno para quando algo corre mal.

Se os OPC tivessem apoio a cliente melhor talvez todos ajudassem a melhorar o sistema de carregamento.

E a MobiE, entidade gestora, essa tem mesmo de ser muito boa, fora de série mesmo, se querem manter este sistema, tudo pendurado lá, então o gestor da rede (que pode não ser a MobiE no futuro) então tem mesmo de responder aos clientes em horas e não dias e nunca mas nunca falhar
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por BrunoAlves » 25 jul 2019, 00:24

frankesousa Escreveu:
24 jul 2019, 23:35
E a MobiE, entidade gestora, essa tem mesmo de ser muito boa, fora de série mesmo
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Não consigo, a sério que não. Desculpem :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por frankesousa » 25 jul 2019, 08:08

BrunoAlves Escreveu:
25 jul 2019, 00:24
frankesousa Escreveu:
24 jul 2019, 23:35
E a MobiE, entidade gestora, essa tem mesmo de ser muito boa, fora de série mesmo
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Não consigo, a sério que não. Desculpem :mrgreen:
Vá, não sejam assim, esqueçam o nome MobiE, a entidade gestora da rede, que irá mais tarde ser alguma que ganhe esse concurso (espero eu) terá de ter padrões de qualidade e disponibilidade acima da média para que isto funcione.

O novo RME ainda não me parece que ajude muito, mas se pelo menos for cumprido já é bem bom 8-)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por BrunoFonseca » 25 jul 2019, 12:46

A discussão do RME passou para o tópico dos Postos de carregamento do Norte?
O novo/futuro RME pode ter coisas melhores, contudo não compreendo as garantias dos OPC (2000€/posto de 4 em 4 meses) quando o OPC não tem que pagar nada ao CEME, ao UVE ou à EGME, visto que as taxas da EGME devem constar de forma detalhada na factura que o CEME envia ao cliente.

Aproveito para questionar ainda sobre a taxa da EGME: Não estaremos aqui perante nova dupla tributação por parte do Estado? Isto é, a EGME é uma EP, nomeada pelo Governo da Nação, e paga com dinheiros públicos. Como já pagamos IVA a 23% de tudo, porque da existência desta taxa?

Mais uma vez acho que a UE devia pronunciar-se sobre uma rede europeia, ou no limite, condições iguais para os vários estados membros. Ou a UE é apenas um mecanismo de controlo dos défices dos estados?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por rimsilva » 26 jul 2019, 11:07

caz Escreveu:
24 jul 2019, 21:03
Não percebo a questão de quererem aplicar sanções aos OPC e CEME. Para mim deveriam é estar preocupados em criar as condições para serem instalados muitos carregadores.

Já sem multas não vejo muitos interessados em colocar postos de carregamento. Com multas não vamos ter ninguém a querer investir neste negócio

Precisam que o estado ganhe uns trocos nas multas ou querem o país com uma rede decente de carregamento???
off-Topic
Se este comentário está relacionado com o que eu escrevi, eu não falei em multa, falei em sanções. A actual legislação já era clara em relação às regras a respeitar, um dos pontos referia que o operador, depois de informado pela mobi.e da necessidade de reparar o posto, teria de o fazer ao fim de um determinado período, sob pena de ver o seu postos retirado da rede, é a este tipo de sanções que me referia, mas dependendo da situação e da gravidade (por exemplo postos subsidiados pelo Estado ou UE), não vejo porque não se possa aplicar sanções monetárias.

Atenção que as regras/obrigações e direitos, engloba todos os intervenientes, não é só o OPC, obviamente que ninguém que "acabar" com os OPC's, mas se isto não deixa de ser um "pagode" não vamos a lado nenhum tão cedo.

Off-topic end

Hoje no facebook alguém referiu que estão a iniciar a instalação de um PCR à entrada da Lionesa, assim que seja possivel dou lá um salto para ver o que se passa...

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por frankesousa » 27 jul 2019, 09:33

2 feira ao passar para o trabalho já lá paro a ver como está aquilo.

Mas é bom, quantos mais melhor. E estando introduzido num polo empresarial não deve haver problemas com a baixada de alimentação, PTs não devem lá faltar
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por mjr » 27 jul 2019, 12:52

Passei hoje na Lionesa. O PCR está à entrada, na parte de acesso público, é um QC45 da Efacec. Estavam a fazer a ligação do posto ao quadro elétrico e parece que na segunda-feira será a vistoria. Depois só falta a EDP Distribuição ligar à rede pública. Parece que não falta potência no local, pelo que é possível que liguem AC/DC em simultâneo. Vamos ver.

O OPC foi-me dito ser o mesmo do PCR da Q8 (HorizonDistance).

Como esperado, continuam a instalar PCRs na zona do Porto, onde têm lucro operacional imediato. Com este vamos em 10 PCR nos concelhos do Porto e limítrofes.Tantos como no SuC da Tesla de Ribeira de Pena... :shock:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Postos carregamento Norte”