Postos de Carga Rápida -Norte

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por rimsilva » 27 set 2019, 10:04

BrunoFonseca Escreveu:
26 set 2019, 19:38
Acho que esta parceria é boa é para a PowerDot.
Os Ubers, eram (ou são) quem dava lucro aos PCR de Lisboa e Porto. Sem os Ubers a instalação de postos lucrativos vai secar. Os postos que geram lucro em Lisboa e Porto podiam abrir portas à colocação de postos no interior.
Assim, dificilmente iremos ter mais postos.

Seja como for, parabéns à PowerDot! Teve visão, e isso é que interessa!
mjr Escreveu:
26 set 2019, 22:11
..
Não tenho pena nenhuma que a Uber recorra a uma rede privada, bem pelo contrário. Já há muito tempo que o deviam ter feito. Basta ver as inúmeras queixas do uso abusivo dos postos públicos e perturbação da ordem pública a horas desaconselháveis para perceber que isto não fazia sentido. O lugar dos carregamentos das frotas é em espaços privados e não em espaços públicos.
Estou 100% de acordo com o mrj, claro que o facto de ser de borla exponenciou todo os problemas, mas o fundo da questão era para mim também o que o mrj referiu.

Quanto ao facto de serem os UBER quem dão lucro é a meu ver um exagero, quem dá lucro são TODOS os utentes, que são a cada dia mais e neste momento ainda há falta de postos, por isso será sempre lucrativo para os operadores.

Como referi antes, não foi porque a Telsa construíu vários SuC's que os operadores da rede mobi.e deixaram de ter os postos ocupados, os UBER são apenas mais um (importante sem duvida), mas também temos cada vez mais Taxis (talvez os próximos que também devem ter postos exclusivos de carregamento), cada vez mais empresas privadas (não de transportes) e os particulares.

Acho que é unânime que foi uma excelente iniciativa e visão da Powerdot, para o bem de todos, TVDE's e não TVDE's.

Os postos nas cidades não me preocupam, porque estas empresas privadas vão tratar disso, o que me preocupa é o resto, mas não me vou repetir novamente....

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por caz » 27 set 2019, 10:39

mjr: podes abrir um tópico Powerdot ?

Relativamente aos postos a norte. Alguma novidade para Trás-os-Montes ???

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por BrunoAlves » 27 set 2019, 11:15

mjr Escreveu:
27 set 2019, 09:11
Está aqui toda a informação sobre o pagamento da solução da Powerdot:

https://www.uve.pt/page/parceria-power-dot-uber2019/

Como é que colocas BTE para 4 postos (2DC 50kW + 2AC 43kW em simultâneo) como tens na Powerdot da Maia? Era bom que houvesse essa reserva de potência nos ramais de BT... E quem diz 4 pontos de carga pode dizer 6 ou 8, como devia ser. BT não é escalável.

A potência disponível nos ramais em BT é aliás um dos principais entraves à instalação de mais postos. Normalmente os locais escolhidos para colocar os postos têm pouca potência disponível, por razões óbvias.
Estás a dizer o que eu digo desde sempre :mrgreen: Eu é que não me sei expressar, mas é isso mesmo. O modelo da rede pública não incentiva estas "estações de carga" porque o operador não tem incentivo a optimizar o fornecimento. Porquê pagar ramal, PT, etc, se não tem controlo sobre a estrutura de custos e ainda tem de pagar milhares em garantias a quem NADA investe para ter rendimento do equipamento?

Dizias que a diferença da TAR não justifica este investimento. Os números parecem discordar de ti. Um OPC na rede pública cobra 10cts/min e o utilizador ainda tem de pagar a energia ao CEME e terá de pagar taxas à MobiE, mais IEC e um par de botas. Este serviço (pelo que se percebe do artigo da UVE) vai custar 15cts/min no pior caso, tudo incluído. A PowerDot fez um investimento brutal, será que não sabem fazer contas?

Eu depois de ver nascer pontos de carregamento que são o meu ideal de funcionamento mais dificuldade tenho em perceber como é que alguém consegue continuar a defender o modelo da rede pública...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por caz » 27 set 2019, 11:50

15 cts / min a 50 kWh = 0.125 €/kWh que é abaixo de todos os CEME do mercado.

A tarifa mínima é 13 cts / min a 50 kWh é 0,1083€. Sendo a TAR da mobilidade elétrica a 0,1058€ significa se tiverem o posto durante 10 anos 24 horas por dia o lucro seria 13 140 euro...

Como é que pagam o carregador, o espaço,...

Há alguma coisa que me está a escapar ???
Última edição por caz em 27 set 2019, 12:26, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por rimsilva » 27 set 2019, 11:54

BrunoAlves Escreveu:
27 set 2019, 11:15

Eu depois de ver nascer pontos de carregamento que são o meu ideal de funcionamento mais dificuldade tenho em perceber como é que alguém consegue continuar a defender o modelo da rede pública...

Muito simples, porque o modelo de rede publica, deveria ter como objectivo criar uma rede de carregamento nacional, com a participação de privados e intervenção do Estado, com processos simples de instalação de postos e de pagamento e não o que temos hoje. Não me venham dizer que já se sabia que seria assim, que em Portugal tudo funciona assim, blá blá blá, porque é tanga.

Se as pessoas que decidem não foram capazes de contrariar os lobbies ou outros outra coisa qualquer, não servem e têm de ser substituídas, aqui não há a desculpa do passado, a ME ainda é uma criança :D

É muito bonito dizer que não deveria haver intervenção do Estado, que a privatização é a solução para todos os males, mas no final o que se vê é apenas investimento no Porto e em Lisboa, porque será? E assim continuamos com a lamurias do costume, não há carregadores no interior porque não há procura que se justifique, mas não havendo carregadores no interior como é que podemos pensar que as pessoas no interior vão comprar VE's (e que quem tem VE não vá de fumarento para o interior)?

Mesmo com taxas e taxinhas para o consumidor, ainda é mais barato andar de VE do que de ICE, por isso, se o Estado criar um plano para instalação de postos no interior, a procura de VE's irá aumentar muito mais e a utilização dos actuais em circulação vai também aumentar.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por BrunoAlves » 27 set 2019, 12:17

Mas uma coisa não tira a vez à outra. O estado pode perfeitamente apoiar a instalação de postos, assim
"aqui tens" X" para comparticipar a instalação de 2 PCR em Freixo de Espada à Cinta. Têm de estar instalados e a funcionar em 3 meses. Vai, instala-os como quiseres, alimenta-os de onde quiseres (desde que em concordância com as normas) e vende o serviço como quiseres".
Não é isto que está a ser feito aqui, com estas redes privadas, sem a parte do apoio do estado?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por caz » 27 set 2019, 12:28

15 cts / min a 50 kWh = 0.125 €/kWh que é abaixo de todos os CEME do mercado.

A tarifa mínima é 13 cts / min a 50 kWh é 0,1083€. Sendo a TAR da mobilidade elétrica a 0,1058€ significa se tiverem o posto durante 10 anos 24 horas por dia o lucro seria 13 140 euro...

Como é que pagam o carregador, o espaço,...

Há alguma coisa que me está a escapar ???

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por BrunoAlves » 27 set 2019, 12:35

caz Escreveu:
27 set 2019, 11:50
15 cts / min a 50 kWh = 0.125 €/kWh que é abaixo de todos os CEME do mercado.

A tarifa mínima é 13 cts / min a 50 kWh é 0,1083€. Sendo a TAR da mobilidade elétrica a 0,1058€ significa se tiverem o posto durante 10 anos 24 horas por dia o lucro seria 13 140 euro...

Como é que pagam o carregador, o espaço,...

Há alguma coisa que me está a escapar ???
É simples, porque eles não pagam TAR da mobilidade eléctrica. Aliás, não pagam TAR nenhuma, pagam custos de disponibilidade de potência (pelo menos é o que está no tarifário de MT da EDP) e a energia propriamente dita, a custo mais baixo do que o residencial (e que pode ser negociado, não é fixo como o que te apresentam em casa e na mobilidade eléctrica).
https://www.edpsu.pt/pt/EDP%20Docs/Tari ... 202019.pdf

Edit: Sim, a electricidade está incluída em todos os planos, tinha lido mal
A outra vantagem deste sistema "aberto" de fornecimento é que o PT não está dedicado ao carregamento de veículos, como tem de acontecer na rede pública. Daquele fornecimento e daquele PT vão alimentar as comodidades e cobrar por elas, o que aumenta a rentabilidade da solução como um todo. É um sitema bestial e lamento que tenha de ser "longe da vista" para se poder fazer as coisas bem.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por mjr » 27 set 2019, 13:06

caz, as contas estão mal feitas...

0,15€/min a 50kW dá 9€ para 50kW.h (60 minutos de carga x 0,15€/min) ou 9€/50kW.h = 0,18€/kW.h.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por caz » 27 set 2019, 13:26

Sim tens razão... obrigado

Responder

Voltar para “Postos carregamento Norte”