Postos de carregamento - Coimbra

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por fernandinand » 03 jan 2018, 00:03

Um alerta para o utilizador (monopolista) do posto CBR-00004, que é dos poucos pontos em Coimbra com Mennekes a funcionar.

Nas últimas semanas tenho utilizado este posto com alguma frequência por breves horas, sendo que a minha necessidade deste não é muito grande, no entanto espero que o episódio de hoje não seja algo recorrente.

Hoje pelas 10h da manhã cheguei ao posto e carreguei na tomada 1 (CEE) e por acaso vi que o seu Leaf já estava na fase final de carregamento na tomada 2 (Mennekes)...quando voltei, pelas 10h45m já tinha terminado o carregamento e o cabo/carro continuava no mesmo sítio. À tarde pelas 14h45m tive de voltar a Celas e lá voltei ao posto...carro/cabo continuavam no mesmo sítio...não me ralei, porque não necessitava de carregar muito e lá coloquei novamente na tomada1.
Quando voltei pelas 16h, vi uma senhora noutro Leaf muito aflita a tentar colocar um cabo na Mennekes 4....lá lhe expliquei que aquela tomada não funcionava e perguntei se não tinha o carregador com o adaptador. Penso que não lhe disseram nada na Nissan aquando da compra porque me disse que carregava sempre nas tomadas 'pretas'.
Para resolver a situação, lá telefonamos para a Mobi.e para desbloquear a tomada 2 para a senhora poder carregar um pouco e seguir viagem. Estas situações são de evitar numa cidade pintada a vermelho em termos de postos...

Despeço-me deixando-lhe uma sugestão de utilizar o botão para bloquear o cabo no seu automóvel, porque se alguém quisesse (e soubesse) poderia hoje ter-lhe levado o cabo.
Última edição por fernandinand em 03 jan 2018, 00:32, editado 1 vez no total.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por jfr2006 » 03 jan 2018, 00:05

Mas quando o carro acaba a carga, o posto não liberta o cabo do lado dele? :?:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por BrunoAlves » 03 jan 2018, 00:15

Devia desbloquear... :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por fernandinand » 03 jan 2018, 00:19

Sim estava desbloqueado do lado do posto, mas a tomada estava a vermelho sem sinal de carga no Leaf (tal como às 11h da manhã).
Quando a senhora passou o cartão no posto dava a tomada 2 como indisponível...telefonou para a Mobi.e para a tomada voltar novamente a verde...penso que anteriormente disse erradamente 'desbloquear tomada 2'
Última edição por fernandinand em 03 jan 2018, 00:26, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por BrunoAlves » 03 jan 2018, 00:22

OK, isso faz sentido ;)

Só faltou aquela chamadinha. Multa e reboque, muito mais eficaz do que papelinhos e cenas ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ogadiv
Proprietário Leaf
Mensagens: 747
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por ogadiv » 03 jan 2018, 11:35

E ligar para a polícia dá assim tanto trabalho? Só assim e3 que os prevaricadores aprendem. Não vale a pena palavras mansas.

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por fernandinand » 03 jan 2018, 17:02

ogadiv Escreveu:E ligar para a polícia dá assim tanto trabalho? Só assim e3 que os prevaricadores aprendem. Não vale a pena palavras mansas.
Como não sou utilizador frequente do posto e não notei nenhuma anormalidade das visitas que fiz nos últimos dias, espero que tenha sido um lapso anormal do utilizador.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por lmlr » 03 jan 2018, 19:42

Há um que está lá batido sempre, a matrícula é P qualquer coisa, ou F ou S.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por rnlcarlov » 03 jan 2018, 19:50

Infelizmente nos postos que ainda não foram remodelados pode acontecer que no fim da carga que esta seja terminada por "time out" do posto em vez de ser por carga terminada.
Os postos abortam a sessão de carga ao fim de 5 minutos se não estiver a ser consumida potência acima de um certo limiar (100-120W, pelo que tenho visto) Nas fases de balanceamento de carga, onde as correntes são muito baixas, pode activar esse fim de sessão por "time out". Isto acontece igualmente em clones e em mais outros carros (Thinkcity, salvo erro) quando fazem ligeiras pausas durante o carregamento.
A grande diferença entre o fim de carga e o "time out" é que no primeiro o posto passa a verde e desbloqueia o cabo. No segundo passa a vermelho, e isto pode demorar umas longas horas até voltar ao verde (se é que volta de todo sem intervenção do utilizador). No mobie mais perto de mim tenho observado que um Leaf que é utilizador regular por vezes chega ao fim da carga com luz vermelha, mas na maior parte das vezes é verde.

Deixemos o benefício da dúvida ao utilizador desta questão, pois ele podia estar "descansado" a pensar que se alguém precisasse de carregar após o fim da carga dele, que bastaria desligar o cabo dele e ligar o outro. Já que o posto tem mais lugares do que tomadas funcionais, o lugar dele não seria absolutamente necessário para mais alguém poder carregar.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por jfr2006 » 03 jan 2018, 20:03

lmlr Escreveu:Há um que está lá batido sempre, a matrícula é P qualquer coisa, ou F ou S.
PS.. e hoje teve azar..Eu cheguei primeiro :lol: :lol: . De modo que teve de usar a CEE e eu ao fim de 30 minutos já tinha libertado a Menekes 8-)

Este posto dá-me jeito, pois de vez em quando tenho de ir falar com o meu gestor de conta no banco e assim ponho um bocado de carga ;)

Responder

Voltar para “Postos carregamento Centro”