Postos de carregamento - Coimbra

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por rnlcarlov » 17 dez 2019, 12:06

frankesousa Escreveu:
17 dez 2019, 08:48
O mais barato que já vi em PCN são da Prio com 1 cêntimo por minuto e mesmo assim, para um VE a carregar a 16A (ou postos de 11kW usados em monofásico que é a mesma coisa) já coloca o preço do kWh em mais de 0,40€!

Resumindo, quem carrega a 3,7kW (alguns VE e muitos híbridos) vão pagar um balúrdio.

Nesses de 0,05€/kWh pode quase dizer-se que é proibido carregar :doh: (é só 1,5€/kWh :shock: :shock: )
Quando consigo carregar mais barato num PCR do que num posto lento, só mostra que bem pensado que está este modelo e os seus operadores.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por BrunoAlves » 17 dez 2019, 13:51

jfr2006 Escreveu:
17 dez 2019, 09:54
Esse do Alma shopping vai ficar às moscas.
Talvez... Vai ficar como os restantes postos desde operador (os que conheço melhor são os do Braga Parque): usados por Zoe, Tesla, por quem não faz contas ou não usados.
Há umas semanas no FB tive a oportunidade lhes sugerir que mudem esta política de preços porque, para carros monofásicos, é impensável. Claro que eles têm o posto disponível e só usa quem quer mas estou em crer que acabavam por facturar mais se tivessem postos mais adequados à realidade dos carros que existem na maioria.
jfr2006 Escreveu:
17 dez 2019, 09:54
A KLC actualizou o preço dos deles no IPC e passou a cobrar por kWh. 0,07€/kWh
E mesmo assim passam a maior parte do tempo às moscas. Reparei por acaso que o da ESEC estava sem utilização há 13 dias. Já o posto ali a uns metros e gratuito, não passa frio.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por jfr2006 » 17 dez 2019, 15:05

BrunoAlves Escreveu:
17 dez 2019, 13:51

E mesmo assim passam a maior parte do tempo às moscas. Reparei por acaso que o da ESEC estava sem utilização há 13 dias. Já o posto ali a uns metros e gratuito, não passa frio.
É preciso ver que o acesso ao campus da ESEC é restrito a funcionários e a cancela está sempre em baixo. Nas outras escolas, há situações em que é possível aceder, quer por os postos estarem em zonas de acesso ao público, quer por as cancelas às vezes estarem avariadas (ISEC, por exemplo).

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por BrunoAlves » 17 dez 2019, 15:37

Olha, boa informação :clap:
Não sabia. Então exactamente porque é que estão ligados à rede pública e aparece no mapa da rede? :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por jfr2006 » 17 dez 2019, 16:02

Boa pergunta, mas eu ia mais longe:


Porque é que nas outras instituições os postos são acessíveis ao publico (pelo menos durante o horário de funcionamento das mesmas, algumas até fora desse horário) e os postos ainda são gratuitos e neste caso não o são? :roll: :roll:

Aparecem na rede mobie porque foram entregues a um OPC e eventualmente este terá de estar associado na rede mobie? Ou porque o concurso lançado pelo estado para financiar estes postos assim o obrigou?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por mjr » 17 dez 2019, 16:34

No caso de espaços privados de acesso privado podem estar ou não ligados à rede da ME. O OPC pode considerar mais vantajoso/simples integrar na rede da ME do que estar a implementar o sistema de pagamentos.

Os carregamentos fora da via pública já podem ser pagos, mas também podem, caso o OPC assim o entenda, continuar gratuitos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por BrunoAlves » 17 dez 2019, 17:20

mjr Escreveu:
17 dez 2019, 16:34
O OPC pode considerar mais vantajoso/simples integrar na rede da ME do que estar a implementar o sistema de pagamentos.
Não entendo, mas é só mais uma pérola deste sistema :doh:
Se eu sou alguém em viagem, sou de Valença (já nem digo que sou estrangeiro e não posso usar a rede, mas vá...) e vou passar em Coimbra porque tem uma série de postos de 22kW que me dão boa carga enquanto almoço. Chego à ESEC, ao ISCAC, ao ISEC, ao IPC (esqueci-me de algum?) 4 dos 5 postos de 22kW existentes e funcionais em Coimbra, e são de acesso privado? Mas aparecem no mapa da rede pública? :think:

Edit: o OPC pode achar mais vantajoso ter os postos ligados à rede pública. Seria expectável que nessa condição tivessem de estar acessíveis ao público :|
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por bpedrosa » 17 dez 2019, 18:28

jfr2006 Escreveu:
17 dez 2019, 15:05


É preciso ver que o acesso ao campus da ESEC é restrito a funcionários e a cancela está sempre em baixo. Nas outras escolas, há situações em que é possível aceder, quer por os postos estarem em zonas de acesso ao público, quer por as cancelas às vezes estarem avariadas (ISEC, por exemplo).
Se é assim estão mal classificados. É que estão como de acesso publico. Quem não conhece vai contar com os postos mesmo apesar dos preços, e bate com o nariz na porta...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por mjr » 17 dez 2019, 22:34

Sim, só isso está mal. De resto não há problema nenhum estar na rede pública em local de acesso privado. Aliás essa é uma das possibilidades nos condomínios (embora a figura do DPC seja a meu ver a mais adequada neste caso).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por frankesousa » 18 dez 2019, 00:11

mjr Escreveu:
17 dez 2019, 22:34
Sim, só isso está mal. De resto não há problema nenhum estar na rede pública em local de acesso privado. Aliás essa é uma das possibilidades nos condomínios (embora a figura do DPC seja a meu ver a mais adequada neste caso).
O que está menos bem aqui foi esses postos todos das universidades e institutos terem sido pagos por nós e serem de acesso privado á vontade de quem instalou o mesmo.
Ou seja, se quiserem são postos privados pagos pelo dinheiro público. Isso é o menos bem aqui
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Postos carregamento Centro”