Pontos de Carregamento Lx-Evora

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Pontos de Carregamento Lx-Evora

Mensagem por brunoa » 30 abr 2018, 16:50

Bom dia,

Preparo-me para planear a minha primeira viagem de Leaf 24, com 2 barras de degradação.

A viagem será Lisboa-Évora-Lisboa no próximo sábado.

Pelo que pude verificar no cruzamento de informação em GoogleMaps, PluhShare, EletroMaps e Greenrace. A viagem erá mais ou menos pacifica pois a maior tirada será PCR Palmela - PCR Prio Évora.

Cerca de 98km com um declive acumulado de 400metros, sem qualquer PCR pelo meio e tudo em Auto estrada.

Questões:

1 - Alguém habitualmente costuma fazer este percurso?

2 - Em caso de necessidade de carregamento a meio percurso da tirada indicada, alguém tem informação sobre locais para carregar?

3 - Em Évora o PCR está em funcionamento?

4 - Alguma dica dos utilizadores mais experiente em AE?

5 - Ultima e talvez a mais importante, onde se almoça bem em Évora?

Desde já agradecido!
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Pontos de Carregamento Lx-Evora

Mensagem por Nonnus » 30 abr 2018, 17:45

Boas,

Sou de Vendas Novas e faço muito Vendas Novas - Lisboa (80km) e Vendas Novas - Évora (60km). Tenho um Leaf de 30.

Quando faço Vendas Novas - Lisboa / Lisboa - Vendas Novas normalmente paro na Área de serviço de Palmela carrego cerca de 15/20 minutos no regresso. No teu caso abalas de Lisboa fazes a primeira paragem na AS Palmela. Depois é tramado, porque não há muitas mais hipóteses de carregamento. Existe em Montemor - o - Novo a Repsol (Veimonte) que já foi concessionário Nissan (não sei se ainda o é) que a informação que há no electromaps é que deixam carregar se pedido com antecedência, para usares esta hipótese tens de sair da auto-estrada na saída Montemor A ou 22km antes, em Vendas Novas fazendo estes 22km na nacional. Depois só em Évora. Évora é dos melhores sítios que conheço para os VE´s, pois alem do PCR da Repsol existe muitos parques com PCN´s e até hoje nunca vi nenhum avariado.

Resumindo abalas de Lisboa, paras na AS de Palmela, depois ou paras em Montemor ou só mesmo em Évora. AS Palmela-Évora 98km por auto-estrada.

Qual a hora que estas a pensar abalar de Lisboa e a que horas tens de estar em Évora?

O que podes fazer é saíres na Marateca ires até a minha casa, carregares na minha casa enquanto comes uma bifana de Vendas Novas e depois fazes mais 60km até Évora.

No regresso tens de pedir na AS de Palmela para passares para o outro lado para carregar.

Existe outra hipótese de ires pela Vasco da Gama e em Alcochete acho que há um PCR num hipermercado mas eu nunca utilizei e existe os do Freeport (o migle aqui pode ajudar melhor) e existe os novos carregadores do fórum Montijo. Depois do Montijo até Évora as hipóteses são as mesmas.

Mais uma vez Vendas Novas era o sitio ideal para ter carregadores. :roll:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Pontos de Carregamento Lx-Evora

Mensagem por pemifer » 30 abr 2018, 18:10

Eu tambem tenho um 24 com 10 barras.
Já fiz várias vezes 92km (AS Antuã - AS Pombal) e faz-se relativamente bem.
O truque que uso é velocidade a rondar os 70km/h e manter a aceleração entre 1 bola e 2 bolas, só usar 2 bolas a subir, só usar mais de 2 bolas a subir se a velocidade for menos de 70.
Se apanhares um camião ou autocarro podes rodar coladinho a ele. Assim o consumo tambem é baixo.
O maior troço que já fiz, mas na altura tinha 11 barras, foi 105km mas andei muito devagar.
Aqui podes ver os maiores troços que fiz e quanto SOC gastei.
km.jpg

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Pontos de Carregamento Lx-Evora

Mensagem por brunoa » 02 mai 2018, 13:11

Nonnus Escreveu:Qual a hora que estas a pensar abalar de Lisboa e a que horas tens de estar em Évora?
Teoricamente o salto no aeródromo é a tarde. Como tal estava a pensar sair de Lisboa as 9h, estar perto das 10h no PCR de Palmela, estar os 30 minutos da praxe para sair mesmo a 100%, sair 10h30 e perto das 11h30 / 12h estar em Évora para almoçar e colocar o carro a carga em PCN.

Resumindo estava a pensar fazer esses 98km a 80km/h, o que na simulação me daria uma chegada com cerca de 10% de bateria com um consumo de 15kWh/100km, no entanto, fatores como vento, degradação da bateria e declive não sei se estão ser considerados.

É mesmo inexperiência. No entanto agradeço a disponibilidade para carregamento
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Pontos de Carregamento Lx-Evora

Mensagem por Nonnus » 02 mai 2018, 14:17

Planeia a viagem da melhor maneira possível para ti e se precisares estou cá para ajudar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Pontos de Carregamento Lx-Evora

Mensagem por brunoa » 02 mai 2018, 14:50

Nonnus Escreveu:Se precisares estou cá para ajudar.
Não estou a descartar, pois na volta como já temos o tempo todo do mundo se calhar vamos mesmo jantar pelas Vendas Novas.

Agradecido ainda assim pela gentileza e hospitalidade.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Pontos de Carregamento Lx-Evora

Mensagem por brunoa » 08 mai 2018, 14:02

Ora aqui fica o relato da viagem do rei Zoom no passado sábado por terras alentejanas:

Pressupostos da viagem:

1 - percurso: Alverca - Évora - Alverca

2 - tripulantes: 3 adultos + 2 crianças

3 - Carro com bagageira cheia (principalmente comida e lancheiras para aguentar a vigem toda)

Saímos de manhã logo em direção a pastelaria Moinho de água para atestar os viajantes, pois o carro estava mais que atestado.

Imagem

Fizemos os típicos Reset ao contador de velocidade média, consumo e distancia.

Imagem

Imagem

1o troço sem qualquer preocupação pois sabia que teríamos de parar no PCR de Palmela para voltar a "atestar". Pela frente tínhamos um percurso de 98km em AE com uma subida gradual de 50 metros de altitude até aos 400 metros em Montemor-o-Velho e pequena descida até Évora.

Em Palmela estivemos a carregar cerca de 45 minutos até aos 97% que seria mais que necessário para chegar, aproveitamos também para o 1o piquenique.

E aqui é que as coisas começam a ficar divertidas. Iniciamos viagem, sempre com atenção ao consumo de 12kWh, as velocidade seriam aquelas que o consumo permitisse dentro dos limites de segurança. Na A2 tudo estava a correr bem consumo dentro do pedido, velocidade a rondar os 100km/h. O pior foi a entrada na A6, onde começavam as subidas em sem qualquer ponto de carregamento.

A chegada a Montemor-o-Velho foi de deixar qualquer um louco pois até ao pico de altura (lembre-se apena 400 metros) já só tinha 15 km de autonomia para 18 km de percurso, já tínhamos passado por 2 posto de abastecimento (nenhum sem PCR) e continuávamos a subir. Eu já transpirava por todos os lados. (talvez porque tive de desligar o AC e ganhar uns Km extra) e ai senti o peso de um BEV com pouca autonomia (em AE cheguei a praticar velocidades de 60km/h)

Por sorte e após a saída da AE para Évora apenas com 5 km de autonomia para 8km de percurso era a direito/descer, acabando pro chegar a Évora com 3km de autonomia.

Fomos almoçar, colocamos a carregar num PCN e a tarde partimos em direção ao Aeródromo onde apesar de não ter PCN disponibilizaram uma ficha. Ponto menos positivo foi o carro ter estado a carregar ao sol (24ºC) e ter aumentado a temperatura normal da bateria de 5 para 6 barras.

Ao final do dia, toca de regressar a Lisboa. Rumo ao PCR em Évora e aguardar 1 hora para os 100%.

Subida para Montemor sem grande consumos extras, pois teria que me manter dentro dos 12/13kWh/100km, após Montemor foi uma festa pois inverteu-e o percurso e era quase sempre a descer. Mantive a atenção ao consumos mas as velocidades aumentaram para 100/110km/h.

Chegados ao PCR de Palmela, estava com7 km de autonomia mas tive de pedir ao Galp para me deixar passar para o sentido N/S para poder carregar. Quando ligo o carro tenho esta surpresa.

Imagem

Nada, zero, riem, nicles, bola. e a voltinha eram cerca de 3km. Como não tinha a indicação de tartaruga ganhei coragem (também não tinha outra hipótese e toca de ir carregar). Após 30 minutos e com autonomia suficiente para chegar a casa voltamos à estrada (já com o 3 piquenique do dia feito).

Paragem estratégica no Fórum Almada, onde ainda não pude testar os novos PCN e partida para a ultima tirada do dia.

Chegados a Alverca, já perto das 23h era este o cenário final.

Imagem

Imagem

Imagem

Em resumo:

1 - É possível viajar em Portugal com um BEV

2 - É desesperante a falta de pontos de carregamento pelas AE's de Portugal

3 - É necessário uma dose de paciência extra (principalmente se acompanhados por crianças)

4 - As minhas filhotas (6 e 1 ano) foram uns anjos pois aguentaram a viagem toda sem reclamar

5 - a simulação do percurso ajudou imenso para perceber o consumo necessário para realizar a tirada maior (98km)

6 - 24kWh, com 2 barras de degradação é curto para viagens maiores.

7 -O farnel foi essencial

8 - Agora que regressamos até nos conseguimos rir com todas as peripécias
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Pontos de Carregamento Lx-Evora

Mensagem por Nonnus » 08 mai 2018, 14:15

Parabéns pela aventura, ainda bem que correu tudo pelo melhor. A minha mulher no domingo perguntou-me se me tinhas dito alguma coisa acerca desta viagem, como não disseste mais nada pensei que não a tinhas feito.

Correcção não é Montemor-o-Velho é Montemor-o-Novo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Pontos de Carregamento Lx-Evora

Mensagem por rnlcarlov » 08 mai 2018, 14:45

Pois, esses 100km/h na A2 é que não eram muito aconselhados. Se no global a média pretendida era 12kWh/100km, e havendo um percuso bem tramado (subida até Évora), o melhor era ter começado por apontar para um consumo inferior quando o terreno era mais favorável.

Fica a lição para a próxima ;)
Ou então, fazendo um percurso total de mais 30km, carregar no PCR de Alcácer do Sal e depois sair na 1ª cortada e ir pela nacional até Évora. Como daí para Évora são 80km não se sua tanto.

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Pontos de Carregamento Lx-Evora

Mensagem por NunoLopes » 08 mai 2018, 15:06

Pelo que estou a ver agora a opção de ir até ao PCR de Alcácer não parece má, segundo o maps, são mais 26Km e mais 35 minutos de viagem, no total dá mais 52Km e 1 hora de viagem, mas talvez se justifique com as duas barras a menos.

Num de 24kWh mas com as barras todas talvez não se justifique, ir a Alcácer mesmo indo a 100Km/h.
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

Responder

Voltar para “Postos carregamento Centro”