Ora aqui fica o relato da viagem do rei Zoom no passado sábado por terras alentejanas:
Pressupostos da viagem:
1 - percurso: Alverca - Évora - Alverca
2 - tripulantes: 3 adultos + 2 crianças
3 - Carro com bagageira cheia (principalmente comida e lancheiras para aguentar a vigem toda)
Saímos de manhã logo em direção a pastelaria Moinho de água para atestar os viajantes, pois o carro estava mais que atestado.
Fizemos os típicos
Reset ao contador de velocidade média, consumo e distancia.
1o troço sem qualquer preocupação pois sabia que teríamos de parar no PCR de Palmela para voltar a "atestar". Pela frente tínhamos um percurso de 98km em AE com uma subida gradual de 50 metros de altitude até aos 400 metros em Montemor-o-Velho e pequena descida até Évora.
Em Palmela estivemos a carregar cerca de 45 minutos até aos 97% que seria mais que necessário para chegar, aproveitamos também para o 1o piquenique.
E aqui é que as coisas começam a ficar divertidas. Iniciamos viagem, sempre com atenção ao consumo de 12kWh, as velocidade seriam aquelas que o consumo permitisse dentro dos limites de segurança. Na A2 tudo estava a correr bem consumo dentro do pedido, velocidade a rondar os 100km/h. O pior foi a entrada na A6, onde começavam as subidas em sem qualquer ponto de carregamento.
A chegada a Montemor-o-Velho foi de deixar qualquer um louco pois até ao pico de altura (lembre-se apena 400 metros) já só tinha 15 km de autonomia para 18 km de percurso, já tínhamos passado por 2 posto de abastecimento (nenhum sem PCR) e continuávamos a subir. Eu já transpirava por todos os lados. (talvez porque tive de desligar o AC e ganhar uns Km extra) e ai senti o peso de um BEV com pouca autonomia (em AE cheguei a praticar velocidades de 60km/h)
Por sorte e após a saída da AE para Évora apenas com 5 km de autonomia para 8km de percurso era a direito/descer, acabando pro chegar a Évora com 3km de autonomia.
Fomos almoçar, colocamos a carregar num PCN e a tarde partimos em direção ao Aeródromo onde apesar de não ter PCN disponibilizaram uma ficha. Ponto menos positivo foi o carro ter estado a carregar ao sol (24ºC) e ter aumentado a temperatura normal da bateria de 5 para 6 barras.
Ao final do dia, toca de regressar a Lisboa. Rumo ao PCR em Évora e aguardar 1 hora para os 100%.
Subida para Montemor sem grande consumos extras, pois teria que me manter dentro dos 12/13kWh/100km, após Montemor foi uma festa pois inverteu-e o percurso e era quase sempre a descer. Mantive a atenção ao consumos mas as velocidades aumentaram para 100/110km/h.
Chegados ao PCR de Palmela, estava com7 km de autonomia mas tive de pedir ao Galp para me deixar passar para o sentido N/S para poder carregar. Quando ligo o carro tenho esta surpresa.
Nada, zero, riem, nicles, bola. e a voltinha eram cerca de 3km. Como não tinha a indicação de tartaruga ganhei coragem (também não tinha outra hipótese e toca de ir carregar). Após 30 minutos e com autonomia suficiente para chegar a casa voltamos à estrada (já com o 3 piquenique do dia feito).
Paragem estratégica no Fórum Almada, onde ainda não pude testar os novos PCN e partida para a ultima tirada do dia.
Chegados a Alverca, já perto das 23h era este o cenário final.
Em resumo:
1 - É possível viajar em Portugal com um BEV
2 - É desesperante a falta de pontos de carregamento pelas AE's de Portugal
3 - É necessário uma dose de paciência extra (principalmente se acompanhados por crianças)
4 - As minhas filhotas (6 e 1 ano) foram uns anjos pois aguentaram a viagem toda sem reclamar
5 - a simulação do percurso ajudou imenso para perceber o consumo necessário para realizar a tirada maior (98km)
6 - 24kWh, com 2 barras de degradação é curto para viagens maiores.
7 -O farnel foi essencial
8 - Agora que regressamos até nos conseguimos rir com todas as peripécias