Postos de carregamento - Évora

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por Fil » 25 nov 2015, 18:24

mrobarros Escreveu:Boas,
Adquiri na passada semana um Peugeot ION para fazer um percurso diário entre Vila Viçosa (onde moro) e Évora (onde trabalho). Portanto como podem ver sou muito novo nestas andanças. Entretanto comprei um cabo Mennekes para poder carregar nos postos da MOBI.E. Na semana passada fiz sempre o percurso Vila Viçosa Évora (55 Km) carreguei em Évora e ao fim do dia regressava a casa sem qualquer tipo de problema.
No entanto, esta semana o posto do MOBI.E começou (na segunda feira) a enviar-me a meio da manhã aquela mensagem que todos vocês conhecem "Detectámos que o seu carregamento em curso na rede MOBI.E foi interrompido, provavelmente indicando bateria cheia.", obviamente que a bateria não estava cheia e eu limitei-me a desligar o cabo (com todos os preceitos) e fazer novo login para carregar o resto da bateria.
Mas hoje foi demais, no máximo de 10 em 10 minutos enviou-me a dita mensagem e, claro, eu tinha de me deslocar ao posto para fazer esta "operação"... Bem, levei a manhã nisto. Até que às tantas resolvi dar uma volta pelos vários postos existentes em Évora, concluindo que dos 9, apenas 4 estão a funcionar, mas adiante.
Finalmente liguei o VE num outro posto de abastecimento e aí durou cerca de 20 minutos mas lá acabou por enviar a dita msg!
Não sei o que fazer é que dependo mesmo destas estruturas para usar o carro. Já liguei para a MOBI.E, enviei 3 e-mails e só o que fazem é "dar música".

Isto já aconteceu a algum de vocês? quais as causas? a MOBI-E fez alguma coisa?

Preciso de Ajuda...
Olá!
Antes de mais parabéns pelo novo veículo. Depois aconselho-o a testar os postos todos para verificar quais estão a 100%, e colocar essa indicação no site electromaps, ou através da aplicação do mesmo. Será muito útil para si e para os outros utilizadores.

Relativamente à mobi.e, o que pode fazer é ligar sempre que detectar um posto com avaria. Posso-lhe dizer que já liguei centenas de vezes, há postos que não são arranjados à mais de 2 anos, apesar de ligar para lá, e há outros que são arranjados numa semana. Aconselho-o a enviar um mail para a câmara de Évora a relatar a situação, pode ser que ajudem em algo. Em caso de aperto, pode tentar falar com os bombeiros locais para ver se o ajudam, quem sabe, com um donativo interessante para ambas as partes, poderá lá carregar todos os dias. Parques de campismo, centros comerciais, também podem ser alternativas.

Espero ter ajudado.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por Fil » 25 nov 2015, 18:39

E testou ambas as tomadas de todos os postos? Ou só tem um tipo de cabo? É essencial ter ambos os cabos.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por FullElectric » 25 nov 2015, 22:13

Fil Escreveu:E testou ambas as tomadas de todos os postos? Ou só tem um tipo de cabo? É essencial ter ambos os cabos.
Esta situação acontece em ambas as tomadas e não tem nada a ver com o tipo de cabo.
Quer o Peugeot Ion quer os irmãoes gémeos têm esse problema ao carregar nos postos Efacec.
Não se trata de nenhum problema do carro, o posto é que aborta a sessão quando o carro está a fazer balanceamento da bateria. Na maior parte das vezes este balanceamento acontece aos 30-40% de SOC mas dependendo do estado da bateria pode acontecer em qualquer fase do carregamento e até mais que uma vez por carga.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por Fil » 25 nov 2015, 23:10

Não estava a associar ao problema já aqui falado. Sendo assim, o posto está bom.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por rnlcarlov » 26 nov 2015, 11:38

No meu C-zero a interrupção (quando ocorre) é aos 70% de SOC. Nunca me aconteceu a outros SOCs, mas sei que pode acontecer. Agora parar de 10 em 10 minutos não é comum. Isso cheira-me mais a problema do posto.
Já me aconteceu aqui num Mobi.E ao pé de mim, ao carregar numa Mennekes. Ao fim de 5 minutos o carregamento parava. Segundo me disseram, isso pode significar alguma falha no sensor de corrente do posto. Uma semana ou duas depois, essa tomada Mennekes estava indisponível, o que reforçou as minhas suspeitas.

mrobarros
Mensagens: 11
Registado: 09 nov 2015, 10:49
Data de fabrico: 09 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por mrobarros » 26 nov 2015, 11:45

Obrigado a todos pelos conselhos e exemplos.
Hoje já está a carregar desde as 08:50 e ainda não interrompeu.
Ele há coisascoisas... ;)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por rnlcarlov » 07 dez 2015, 15:04

Ok, hoje aconteceu-me uma experiência semelhante ao mrobarros, a que eu chamei loop da morte [do carregamento]. Após chegar aos 29.5-30%, o carregamento parava, e a partir daí parava em menos de 10 minutos.
Percebi que foi a primeira vez que carreguei num posto da efacec estando o carro abaixo dos 30% (fui a setúbal no Domingo e tinha 17%SOC).
O carro carregou 40min sem problema, até chegar às 4 barras (30%SOC). Aí parou e recebi o mail. "Tudo bem", pensei eu. Já sabia que isto podia acontecer. A parte chata é que os Mobie mais perto do IST em Lisboa estão OFF, pelo que tenho posto o carro a 650 metros do IST.
Fui lá, pus o carro a carregar e quando voltei ao IST tinha um mail no meu PC a dizer que o carregamento tinha terminado outra vez :evil:

Voltei para lá, reiniciei o carregamento e desta vez fiquei no carro. 6 minutos e pimba, carga parada. Repeti o processo umas duas vezes e nada. Mudei da Mennekes para a CEE para ver se era do posto, mas por mais duas vezes aconteceu o mesmo. Os 6 minutos eram fatais. Mas fui olhando para a coluna do posto e vi que nesses 6 minutos tinha consumido apenas 0,04-0,06 kW. Achei estranho, pois a 3kW em 6 minutos deveria ter carregado muito mais. Meti-me no carro e fui até ao IST buscar o meu tablet e voltei para o Mobie. Desta vez, com o Canion ligado, vejo o carro carregar bem até aos 29.5% e depois o carro pára de meter energia e começar a gastar 0.4-0.5kW tipo isto:

[img]http://i.imgur.com/MxEZgVS.png[/img]

Ao fim de 5 minutos neste processo (na dashboard permanece ligada o ícone do carregamento) o posto corta o fornecimento de energia por não detectar corrente a ser puxada. Reinicio o processo e durante 1 minuto o carro carregar coisa de 40Wh, após os quais entra novamente na fase de equilíbrio, gastando cerca de 40Wh durante os 5 minutos que o posto lhe dá até cortar novamente o fornecimento.
Foi aí que percebi que estava metido num loop em que o carro gastava o que tinha carregado em cada iteração e que por isso por mais vezes que reiniciasse não conseguia sair dali.

Como saí do loop da morte?

Estive atento ao Canion para ver o momento ao fim do qual o carro desliga o carregamento e nessa altura abortei manualmente a carregamento no posto, impedindo que o carro descarregasse aqueles 5 minutos. Quando reiniciei a carga o carro já não parou e ainda agora está a comer electões.

Apesar de o carro me ter parado muitas vezes aos 70% (diria que 9 em cada 10 vezes faz isso), a esse SOC nunca observei este loop. Seria interessante saber a que SOC o mrobarros teve este problema. Se foi também perto dos 30%, então já visto que o loop da morte está restrito ao SOC baixos.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por zeuz » 07 dez 2015, 16:29

mrobarros Escreveu:Preciso de Ajuda...
Aqui tens:
pnunes Escreveu: Já agora aproveito para dizer que o problema do carregamento do carro do homem , pode ter a ver com autorizações para carregamento num determinado posto e naquela conta associada estejam limitadas a x tempo... Como a rede ainda anda á deriva não é a primeira vez que acontece...
in Zero emission_LEAF


P.S.: Além da ajuda, poderá ser comprador do OBDII que não funciona no teu carro... ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2577
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por alexmol » 10 dez 2015, 14:32

rnlcarlov Escreveu:Ao fim de 5 minutos neste processo (na dashboard permanece ligada o ícone do carregamento) o posto corta o fornecimento de energia por não detectar corrente a ser puxada. Reinicio o processo e durante 1 minuto o carro carregar coisa de 40Wh, após os quais entra novamente na fase de equilíbrio, gastando cerca de 40Wh durante os 5 minutos que o posto lhe dá até cortar novamente o fornecimento.
A norma não menciona em lado nenhum que o EV é obrigado a puxar corrente, o EV apenas tem que respeitar o limite máximo de corrente que o posto anuncia.

Tratou-se por isso de uma decisão do fabricante. Provavelmente o posto terá um temporizador que é actuado quando a corrente se encontra abaixo de um determinado valor, expirando o temporizador o posto aborta a carga.

Já tentou medir em casa a duração dessa fase de balanceamento?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por rnlcarlov » 10 dez 2015, 15:47

Não, nunca experimentei. Só carreguei em casa uma única vez, mal o carro chegou. De resto tem sido sempre mobie :roll:

O problema do desligar é mesmo da marca dos postos. Os efacec têm o tal tempo limite de 5 minutos, ao fim dos quais desligam se não for puxada carga (passa a luz de azul para vermelho). Nos Magnum cap isso já não acontece, segundo o Malm. Não sei quanto tempo o carro demora a balancear, mas é definitivamente superior a 5 minutos.
Quando faz um balanceamento aos 70%, basta reiniciar a carga normalmente que ele não volta a rebalancear. Ainda hoje fiz isso e não houve problema. Os 30% é que são tramados.

Responder

Voltar para “Postos carregamento Sul”