Postos de carregamento - Évora

mrobarros
Mensagens: 11
Registado: 09 nov 2015, 10:49
Data de fabrico: 09 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por mrobarros » 16 dez 2015, 18:25

rnlcarlov Escreveu:Ok, hoje aconteceu-me uma experiência semelhante ao mrobarros, a que eu chamei loop da morte [do carregamento]. Após chegar aos 29.5-30%, o carregamento parava, e a partir daí parava em menos de 10 minutos.
Percebi que foi a primeira vez que carreguei num posto da efacec estando o carro abaixo dos 30% (fui a setúbal no Domingo e tinha 17%SOC).
O carro carregou 40min sem problema, até chegar às 4 barras (30%SOC). Aí parou e recebi o mail. "Tudo bem", pensei eu. Já sabia que isto podia acontecer. A parte chata é que os Mobie mais perto do IST em Lisboa estão OFF, pelo que tenho posto o carro a 650 metros do IST.
Fui lá, pus o carro a carregar e quando voltei ao IST tinha um mail no meu PC a dizer que o carregamento tinha terminado outra vez :evil:

Voltei para lá, reiniciei o carregamento e desta vez fiquei no carro. 6 minutos e pimba, carga parada. Repeti o processo umas duas vezes e nada. Mudei da Mennekes para a CEE para ver se era do posto, mas por mais duas vezes aconteceu o mesmo. Os 6 minutos eram fatais. Mas fui olhando para a coluna do posto e vi que nesses 6 minutos tinha consumido apenas 0,04-0,06 kW. Achei estranho, pois a 3kW em 6 minutos deveria ter carregado muito mais. Meti-me no carro e fui até ao IST buscar o meu tablet e voltei para o Mobie. Desta vez, com o Canion ligado, vejo o carro carregar bem até aos 29.5% e depois o carro pára de meter energia e começar a gastar 0.4-0.5kW tipo isto:

[img]http://i.imgur.com/MxEZgVS.png[/img]

Ao fim de 5 minutos neste processo (na dashboard permanece ligada o ícone do carregamento) o posto corta o fornecimento de energia por não detectar corrente a ser puxada. Reinicio o processo e durante 1 minuto o carro carregar coisa de 40Wh, após os quais entra novamente na fase de equilíbrio, gastando cerca de 40Wh durante os 5 minutos que o posto lhe dá até cortar novamente o fornecimento.
Foi aí que percebi que estava metido num loop em que o carro gastava o que tinha carregado em cada iteração e que por isso por mais vezes que reiniciasse não conseguia sair dali.

Como saí do loop da morte?

Estive atento ao Canion para ver o momento ao fim do qual o carro desliga o carregamento e nessa altura abortei manualmente a carregamento no posto, impedindo que o carro descarregasse aqueles 5 minutos. Quando reiniciei a carga o carro já não parou e ainda agora está a comer electões.

Apesar de o carro me ter parado muitas vezes aos 70% (diria que 9 em cada 10 vezes faz isso), a esse SOC nunca observei este loop. Seria interessante saber a que SOC o mrobarros teve este problema. Se foi também perto dos 30%, então já visto que o loop da morte está restrito ao SOC baixos.
Boas,
Sinceramente não reparei se me aconteceu aos 30% de SOC, mas o facto é que ontem e hoje vim um bom bocado a velocidades maiores que o normal (portanto gastei mais energia) por cerca de 60 km, e tanto ontem como hoje o carregador (também EFACEC) desligou ritmadamente aos 6 minutos.
No entanto como eu não tenho um OBD II "decente" não consigo ligar-me ao CanIon. Mas o facto é que procedi tal e qual como o exposto, isto é, interrompi o carregamento e tornei a carregar e não "disparou" mais nenhuma vez!
Será que descobrimos o truque para parar com o dito "loop da morte" (nome bem posto!)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por rnlcarlov » 16 dez 2015, 20:32

mrobarros Escreveu: Sinceramente não reparei se me aconteceu aos 30% de SOC, mas o facto é que ontem e hoje vim um bom bocado a velocidades maiores que o normal (portanto gastei mais energia) por cerca de 60 km, e tanto ontem como hoje o carregador (também EFACEC) desligou ritmadamente aos 6 minutos.
No entanto como eu não tenho um OBD II "decente" não consigo ligar-me ao CanIon. Mas o facto é que procedi tal e qual como o exposto, isto é, interrompi o carregamento e tornei a carregar e não "disparou" mais nenhuma vez!
Será que descobrimos o truque para parar com o dito "loop da morte" (nome bem posto!)
No meu DB já relatei que já tive mais duas vezes abaixo dos 30% e nas duas encontrei o loop da morte. Tenho saído sempre da mesma maneira.

mrobarros
Mensagens: 11
Registado: 09 nov 2015, 10:49
Data de fabrico: 09 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por mrobarros » 17 dez 2015, 12:13

Pois é rnlcarlov, confirma-se! hoje vim muito calmamente e cheguei ao trabalho com pouco menos de 50%, liguei o cabo e, até agora tem estado 5 estrelas. :)

chegachaves
Mensagens: 233
Registado: 21 jun 2015, 22:34
Data de fabrico: 13 fev 2014
Localização: Rio Maior

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por chegachaves » 21 dez 2015, 01:12

mrobarros Escreveu:Boas,
Adquiri na passada semana um Peugeot ION para fazer um percurso diário entre Vila Viçosa (onde moro) e Évora (onde trabalho). Portanto como podem ver sou muito novo nestas andanças. Entretanto comprei um cabo Mennekes para poder carregar nos postos da MOBI.E. Na semana passada fiz sempre o percurso Vila Viçosa Évora (55 Km) carreguei em Évora e ao fim do dia regressava a casa sem qualquer tipo de problema.
No entanto, esta semana o posto do MOBI.E começou (na segunda feira) a enviar-me a meio da manhã aquela mensagem que todos vocês conhecem "Detectámos que o seu carregamento em curso na rede MOBI.E foi interrompido, provavelmente indicando bateria cheia.", obviamente que a bateria não estava cheia e eu limitei-me a desligar o cabo (com todos os preceitos) e fazer novo login para carregar o resto da bateria.
Mas hoje foi demais, no máximo de 10 em 10 minutos enviou-me a dita mensagem e, claro, eu tinha de me deslocar ao posto para fazer esta "operação"... Bem, levei a manhã nisto. Até que às tantas resolvi dar uma volta pelos vários postos existentes em Évora, concluindo que dos 9, apenas 4 estão a funcionar, mas adiante.
Finalmente liguei o VE num outro posto de abastecimento e aí durou cerca de 20 minutos mas lá acabou por enviar a dita msg!
Não sei o que fazer é que dependo mesmo destas estruturas para usar o carro. Já liguei para a MOBI.E, enviei 3 e-mails e só o que fazem é "dar música".

Isto já aconteceu a algum de vocês? quais as causas? a MOBI-E fez alguma coisa?

Preciso de Ajuda...
Estive há dias a almoçar com o meu amigo José Carrasco, no restaurante "os cucos" e o pessoal do restaurante veio cá fora ver o Tesla, houve um que me disse que tinha um amigo que também tinha um eléctrico Peugeot Ion e que era para fazer a viagem para Évora todos os dias... Parabéns ! :)

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por pafi » 21 dez 2015, 01:23

chegachaves Escreveu:(...)Estive há dias a almoçar com o meu amigo José Carrasco, no restaurante "os cucos" e o pessoal do restaurante veio cá fora ver o Tesla, houve um que me disse que tinha um amigo que também tinha um eléctrico Peugeot Ion e que era para fazer a viagem para Évora todos os dias... Parabéns ! :)
Não é "cucos"; são mas é cuscos! Não podem ver nada :lol: :lol: :lol:
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por Fil » 21 dez 2015, 01:35

Cada vez há mais, eles andem aí. Como andam os postos de Évora?

mrobarros
Mensagens: 11
Registado: 09 nov 2015, 10:49
Data de fabrico: 09 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por mrobarros » 06 jan 2016, 12:13

chegachaves Escreveu:
mrobarros Escreveu:Boas,
Adquiri na passada semana um Peugeot ION para fazer um percurso diário entre Vila Viçosa (onde moro) e Évora (onde trabalho). Portanto como podem ver sou muito novo nestas andanças. Entretanto comprei um cabo Mennekes para poder carregar nos postos da MOBI.E. Na semana passada fiz sempre o percurso Vila Viçosa Évora (55 Km) carreguei em Évora e ao fim do dia regressava a casa sem qualquer tipo de problema.
No entanto, esta semana o posto do MOBI.E começou (na segunda feira) a enviar-me a meio da manhã aquela mensagem que todos vocês conhecem "Detectámos que o seu carregamento em curso na rede MOBI.E foi interrompido, provavelmente indicando bateria cheia.", obviamente que a bateria não estava cheia e eu limitei-me a desligar o cabo (com todos os preceitos) e fazer novo login para carregar o resto da bateria.
Mas hoje foi demais, no máximo de 10 em 10 minutos enviou-me a dita mensagem e, claro, eu tinha de me deslocar ao posto para fazer esta "operação"... Bem, levei a manhã nisto. Até que às tantas resolvi dar uma volta pelos vários postos existentes em Évora, concluindo que dos 9, apenas 4 estão a funcionar, mas adiante.
Finalmente liguei o VE num outro posto de abastecimento e aí durou cerca de 20 minutos mas lá acabou por enviar a dita msg!
Não sei o que fazer é que dependo mesmo destas estruturas para usar o carro. Já liguei para a MOBI.E, enviei 3 e-mails e só o que fazem é "dar música".

Isto já aconteceu a algum de vocês? quais as causas? a MOBI-E fez alguma coisa?

Preciso de Ajuda...
Estive há dias a almoçar com o meu amigo José Carrasco, no restaurante "os cucos" e o pessoal do restaurante veio cá fora ver o Tesla, houve um que me disse que tinha um amigo que também tinha um eléctrico Peugeot Ion e que era para fazer a viagem para Évora todos os dias... Parabéns ! :)
obrigado chegachaves :) .
O José Carrasco é um grande amigalhaço e nos cucos come-se muito bem... não é por ser a minha terra mas Vila Viçosa é uma terra excecional! 8-)

Estou contente com o VE, no entanto esta questão do dito Loop da Morte dá cabo de mim. O que vale é que trabalho perto do posto de abastecimento senão...

mrobarros
Mensagens: 11
Registado: 09 nov 2015, 10:49
Data de fabrico: 09 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por mrobarros » 06 jul 2016, 09:58

Bom dia a todos! Estou com um problema e precisava de ajuda de alguém que more na zona de Évora.
Passo a expor:
Até à questão de um mês que tinha vindo a utilizar o meu VE (Peugeot ION) para a viagem entre Vila Viçosa-Évora-Vila Viçosa (uma vez que trabalho em Évora e moro em VV). Como trabalho na praça 1.º de Maio, quando chegava deixava o carro a carregar no posto EVR 004 - designado pela Mobi.E por "Rua do Lagar dos Dízimos 22" (porta 1 do tipo Mennekes) e, geralmente, no final da manhã já estava pronto para regressar a casa.

Bem, no dia 31 de Maio passado, segui (como sempre) todos os passos para iniciar o carregamento e quando aparecia no mostrador para ligar o cabo, o mesmo só entrava parcialmente e a luz azul continuava intermitente sem iniciar o carregamento. Após várias tentativas entrei de novo em contacto com a linha de apoio, que mais uma vez não conseguiu resolver o assunto e disse que a situação já estava reportada aos técnicos, tive então de recorrer a um carregamento muito longe do meu emprego (posto 003 - perto do colégio do Espírito Santo). Com tudo isto perdi uma manhã de trabalho! :oops:

Comuniquei o facto à Mobi.E, que me disseram prontamente que iriam reportar aos serviços técnicos "de imediato".

Deixei passar uns dias e a 20 de Junho liguei para a Mobi.E novamente a perguntar se o posto já estaria em condições de ser utilizado, ao que me responderam que estava a funcionar e que poderia trazer o carro sem qualquer problema. Assim, no dia seguinte trouxe novamente o VE para Évora mas quando tentei ligar... surpresa... continuava a dar o mesmo erro!!! Conclusão, mais um dia de stress onde percorri quase todos os postos de carregamento de Évora e, entre os ocupados e os avariados (que são bastantes), lá acabei novamente por colocar o VE à carga no posto 003 - Colégio do Espírito Santo e consegui carregar totalmente mas com mais uma manhã de trabalho perdida! :angry-screaming:

Nesse dia fiz uma nova reclamação para a Mobi.E, mas independentemente disso, nunca mais me atrevi a trazer o VE. Ora assim sendo tenho vivido num dilema porque se por um lado não confio nas informações da empresa, também não posso "experimentar" para averiguar se o posto está Ok, uma vez que só trazendo o carro poderia verificar!

O "drama" é que morando a cerca de 60 km de Évora, caso traga o VE posso muito provavelmente não ter carga para voltar!

Assim, pedia encarecidamente a alguém que conduza um VE por estas "paragens", que pudesse reportar se o referido posto da praça 1.º de Maio (posto EVR 004 - designado pela Mobi.E por "Rua do Lagar dos Dízimos 22" - porta 1 do tipo Mennekes) já estaria a funcionar corretamente. Ficaria eternamente grato, uma vez que adoro vir de VE para o trabalho mas assim não me posso atrever, pois posso ficar a pé!

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por VETL » 06 jul 2016, 10:28

Por acaso não será o "loop da morte" que não o deixa carregar?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Postos de carregamento - Évora

Mensagem por rnlcarlov » 06 jul 2016, 12:04

VETL Escreveu:Por acaso não será o "loop da morte" que não o deixa carregar?
O loop da morte só acontece após o carregamento ter iniciado, quando atinge SOC específicos. Ou seja, o carro tem de começar a carregar primeiro. Logo se o posto não incia a carga o problema é outro.

Responder

Voltar para “Postos carregamento Sul”