Postos de carregamento Faro

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Postos de carregamento Faro

Mensagem por frankesousa » 20 dez 2019, 10:56

Está me a parecer que como não há civismo (e há muito Chico esperto) a solução passa por obrigar na mesma a pagar Estacionamento + a carga, assim, quem estaciona só para não pagar já não quer, e quem "estaciona" para carregar, paga o estacionamento porque na realidade vai lá estar estacionado, e por isso não é parvo pagar.

Isto em PCN claro, PCR não tem lógica porque não deve ser muito tempo
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de carregamento Faro

Mensagem por rimsilva » 20 dez 2019, 14:42

frankesousa Escreveu:
20 dez 2019, 10:56
Está me a parecer que como não há civismo (e há muito Chico esperto) a solução passa por obrigar na mesma a pagar Estacionamento + a carga, assim, quem estaciona só para não pagar já não quer, e quem "estaciona" para carregar, paga o estacionamento porque na realidade vai lá estar estacionado, e por isso não é parvo pagar.

Isto em PCN claro, PCR não tem lógica porque não deve ser muito tempo
Já todos sabemos que carregar não é o mesmo que estacionar.

Na via publica, o correcto é pagar para carregar, nada mais. Se há abusadores já é outra coisa e têm se ser aplicadas sanções, não se corrigi um erro com outro erro. Parece-me que os preços que estão a surgir para PCN's são na sua esmagadora maioria desajustados, se a isso se somar outro custo, então é o fim.

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Postos de carregamento Faro

Mensagem por cfvp » 20 dez 2019, 23:25

frankesousa Escreveu:
20 dez 2019, 10:56
Está me a parecer que como não há civismo (e há muito Chico esperto) a solução passa por obrigar na mesma a pagar Estacionamento + a carga, assim, quem estaciona só para não pagar já não quer, e quem "estaciona" para carregar, paga o estacionamento porque na realidade vai lá estar estacionado, e por isso não é parvo pagar.

Isto em PCN claro, PCR não tem lógica porque não deve ser muito tempo
Para mim a solução passa por ter uma taxa por minuto no fim do carregamento. Assim ninguém lá deixa o carro a fingir que está a carregar ou depois de carregado. E quem nem liga o cabo está logo em estacionamento indevido e pode/deve ser rebocado.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de carregamento Faro

Mensagem por BrunoAlves » 20 dez 2019, 23:36

É isso, sem tirar nem por :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Postos de carregamento Faro

Mensagem por frankesousa » 21 dez 2019, 00:57

e quem ligar o cabo, apenas, e não iniciar carga?
infelizmente há quem o faça, nem pagaria estacionamento, nem carga, nem "taxa de ocupação" no final da carga porque não houve carga.

Todas as opiniões são válidas obviamente, mas para mim se o local é de estacionamento pago, não há grande razão para o VE que lá está igualmente parado, só porque está a carregar, já não precisa pagar.

Os preços do PCN nada têm de relação com este assunto de pagar para lá estar parado.

Eu sou um dos defensores do "carregar não é estacionar", mas começo a duvidar da minha ideia sobre este assunto. Acho que ajuda estes Chico espertos!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Postos de carregamento Faro

Mensagem por BrunoFonseca » 21 dez 2019, 14:16

frankesousa Escreveu:
21 dez 2019, 00:57
e quem ligar o cabo, apenas, e não iniciar carga?
infelizmente há quem o faça, nem pagaria estacionamento, nem carga, nem "taxa de ocupação" no final da carga porque não houve carga.

Todas as opiniões são válidas obviamente, mas para mim se o local é de estacionamento pago, não há grande razão para o VE que lá está igualmente parado, só porque está a carregar, já não precisa pagar.

Os preços do PCN nada têm de relação com este assunto de pagar para lá estar parado.

Eu sou um dos defensores do "carregar não é estacionar", mas começo a duvidar da minha ideia sobre este assunto. Acho que ajuda estes Chico espertos!
Na minha opinião esse assunto diz mais respeito às forças de segurança do que ao negócio dos OPC.
Se um veículo não cumpre o código da estrada, então deve ser multado.
Para tal é só necessário que os postos estejam devidamente sinalizados de forma correcta (sinal de parque para VE "em carga").

Os prevaricadores irão prevaricar até serem multados/rebocados 1x, depois deixam de o fazer.

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Postos de carregamento Faro

Mensagem por cfvp » 22 dez 2019, 00:05

frankesousa Escreveu:
21 dez 2019, 00:57
e quem ligar o cabo, apenas, e não iniciar carga?
infelizmente há quem o faça, nem pagaria estacionamento, nem carga, nem "taxa de ocupação" no final da carga porque não houve carga.
Certo, não pensei bem nesse caso, porque com os postos atuais seria preciso passar o cartão para poder cobrar. Contudo penso que dantes era preciso passar o cartão para sequer ligar o cabo, pois havia uma tampa, mas como já não sou desse tempo, não tenho a certeza se era mesmo assim. De qualquer forma, com os atuais, quando ligam o cabo sem estar a carregar pode-se sempre remover o cabo e multar/rebocar como se não tivesse o cabo.
frankesousa Escreveu:
21 dez 2019, 00:57
Todas as opiniões são válidas obviamente, mas para mim se o local é de estacionamento pago, não há grande razão para o VE que lá está igualmente parado, só porque está a carregar, já não precisa pagar.

Os preços do PCN nada têm de relação com este assunto de pagar para lá estar parado.

Eu sou um dos defensores do "carregar não é estacionar", mas começo a duvidar da minha ideia sobre este assunto. Acho que ajuda estes Chico espertos!
Eu acho que é uma boa forma de incentivar a mobilidade elétrica. Se não estiverem a carregar, com cabo ligado sem carregar ou sem cabo, é estacionamento indevido e como o BrunoFonseca disse após serem multados/rebocados 1x vão começar a deixar de fazer isso.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de carregamento Faro

Mensagem por BrunoAlves » 22 dez 2019, 12:30

As antigas tomadas CEE é que precisavam do cartão para abrir a tampa. As type2 dá sempre para ligar o cabo
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Postos de carregamento Faro

Mensagem por Erbium » 23 dez 2019, 10:49

cfvp Escreveu:
20 dez 2019, 23:25
Para mim a solução passa por ter uma taxa por minuto no fim do carregamento. Assim ninguém lá deixa o carro a fingir que está a carregar ou depois de carregado. E quem nem liga o cabo está logo em estacionamento indevido e pode/deve ser rebocado.
Por ex. no facebook ultimamente cada vez que se mete fotos de algum que lá ficou aparcado sem carregar vêm logo dezenas dizer "ah não sabemos o que aconteceu, a mim já aconteceu não sei pq a carga parar e quando cheguei estava assim, assado e cozido..."
Ao que parece os postos falham muitas vezes, como será nestes casos?!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de carregamento Faro

Mensagem por BrunoAlves » 23 dez 2019, 11:40

Há quem tenha essa opinião (e tente desculpar outros porque com jeito fazem o mesmo...), há quem ache que maioritariamente é Chico espertismo. Acabadinho de pescar no FB
(...)
Denoto que em alguns casos os proprietários de VE 's deixam os seus carros estacionados nos postos após o carregamento.
É prática comum essa falta de respeito na cidade de Lisboa. Ainda mais sabendo que não irão ser multados, nem rebocados.
Há também aqueles que ainda não estado carregados reservam o lugar para outra pessoa. Exemplo disso os TVDE's.
Julguei eu que tendo o carro eléctrico e sou TVDE, fosse encontrar condutores mais educados que os dos outros veículos. Mas não!
Vejo que são na maioria das vezes egoístas, fuínhas e incapazes de verem que existe mais mundo para além do seu umbigo.
Por isso defendo que os postos grátis passem todos a ser pagos, e depois de um veículo estar carregado, o preço de estar conectado a um carregador deveria ser cobrado por tempo a um valor muito mais elevado.
E já que a PSP e a Emel não fazem nada, poderia a mobi-e através de denúncia, bloquear o cartão da pessoa infractora por 24h até 6 dias em caso de ser um reincidênte.
Como nós 2 já falámos algumas vezes, não há soluções universais e não há nenhuma forma de evitar que alguém, em algum momento, possa ser prejudicado pelo sistema. O sistema é que tem de ter mecanismos que permitam ao utilizador poder corrigir essas situações pontuais.
A diferença para os fumarolas a este respeito é que para nós, deixar o carro "abandonado" a carregar faz parte e não conseguimos controlar o que acontece. Com os fumarolas estamos agarrados ao carro enquanto ele abastece.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Postos carregamento Sul”