Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados no NISSAN LEAF. Vamos fazer uma grande comunidade de discussão e de partilha de assuntos relacionados com uma das maiores revoluções da mobilidade humana dos últimos tempos.

Apresentação

Mensagempor pcostax » 13 fev 2018, 01:31

Boas pessoal,
Chamo-me Pedro e moro na zona de Sintra/Ericeira. Agora que estou a trabalhar em Lisboa, consegui finalmente ter uma razão mais válida para comprar o meu Leaf :D
Faço uma média de 100kms por dia e já me estou a imaginar a regenerar carga quando for a descer o IC16, eheh. :lol:
Agora só me faltam os detalhes, mas julgo que posso contar com a vossa ajuda. Será que me podiam dar uma breve lição de como me preparar para a chegada de um VE?
No meu caso vou optar pelo Leaf de 30kwh (usado), mas certamente que a maioria dos “preparativos” serão universais.
Será viável ligar uma extensão elétrica de 5m para ter o carro ligado durante a noite?
Que tipo de acessórios são mais comuns para se poder carregar fora de casa (adaptadores, extensões..)?
O que é que se pode ir fazendo antes de comprar o carro? Pedir selo verde / cartão mobi.e? :shock:
Que conselhos podem dar a quem se começa agora a aventurar nos VEs e sem muitos adeptos à minha volta? (quero conseguir mostrar-lhes que estão errados em continuar a insistir nos motores térmicos!)
Enfim, todos os conselhos são bem-vindos! :pray:

Muito obrigado e parabéns pelo excelente fórum! :clap: :clap: :clap:
pcostax
 
Mensagens: 3
Registado: 14 nov 2017, 00:05
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação

Mensagempor migle » 13 fev 2018, 23:55

Cartão Mobi.e se tens a matrícula. Selo da EMEL penso que só com os documentos.

Acessórios, é preciso pensar primeiro. Para já, o Leaf de 30 vem com o sabonete para carregar numa tomada normal e o cabo Mennekes para os postos públicos.

Extensão... Eu aguardaria pela resposta de alguém com mais conhecimento. Eu diria que não, teria que ser material muito bom, preparado para mais que os 16A habituais.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem
Avatar do Utilizador
migle
 
Mensagens: 176
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Re: Apresentação

Mensagempor Orlando » 14 fev 2018, 00:06

Bem vindo por cá.
Uma extensão de 5m não tem problema, desde que fique esticada.
Conselhos? Já devia ter um há mais tempo, agora que se decidiu, cada dia que passa é dinheiro em petróleo que põe pela janela fora :-)
MP 5400w+AC1500w
Leaf 24kw e 30kw
Ion
Vectrix Li+nimh
Orlando
Proprietário Leaf
 
Mensagens: 5433
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Apresentação

Mensagempor pcostax » 14 fev 2018, 02:13

Muito obrigado pelas respostas até agora! ;)

Pelo que estive a medir, serão + ou - 5m de distância. Por isso, a minha ideia é comprar cabo, fichas e por mãos à obra.
A solução é provisória porque estou a vender a casa e não queria estar a fazer muitas alterações agora. Quando mudar, tenciono investir em algo mais definitivo.
@migle - o carregador para uma tomada normal não pode consumir mais de 16A. Ou pode? Senão vou ter que ir buscar uma ligação direta ao quadro elétrico... :shock:

E em relação às aplicações? Alguém está a usar o NissanConnect, Leafspy, outras? Será que valem o investimento?

Mais uma vez, muito obrigado!
pcostax
 
Mensagens: 3
Registado: 14 nov 2017, 00:05
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação

Mensagempor jasmim » 14 fev 2018, 07:51

Muito bem-vindo e parabéns pela decisão.
Peugeot Ion
Nissan Leaf
Vectrix Vx1 Li+
Microprodutor
Autoconsumo
Painel solar
jasmim
Proprietário Leaf
 
Mensagens: 1774
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Apresentação

Mensagempor migle » 14 fev 2018, 08:06

Não, não pode puxar os 16A, violaria todas as normas. A preocupação é só o número de horas.

Quanto puxa exactamente não sei, não tenho o Leaf. O do Ioniq, para carregar a 2,3kW, puxa 11+A (12 nominal) ou 2,543kW, mas quando não temos confiança na instalação elétrica podemos reduzir dos 12A para 9A ou até 6A.

Podes verificar se a extensão ficou muito quente perto das extremidades. No mínimo, eu compraria de uma marca boa.

Um medidor de consumo normal pode ser importante se quiser mostrar a alguém que a despesa não é muita, e as Apps também e para a saúde da bateria. Ou então, viver despreocupadamente...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem
Avatar do Utilizador
migle
 
Mensagens: 176
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Re: Apresentação

Mensagempor BrunoAlves » 14 fev 2018, 10:42

Bem vindo!

Para usar o carregador de origem do Leaf (10A) a desenrascar uns tempos não vejo mal nenhum, desde que a tomada e a extensão sejam de boa qualidade. Eu carreguei o meu muitos meses assim e não tive qualquer problema.
Uma tomada em bom estado, uma extensão de qualidade (se a fizeres tu, sabes o que lá está) e não há crise.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
 
Mensagens: 2225
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Localização: Mealhada
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Re: Apresentação

Mensagempor Nonnus » 14 fev 2018, 10:47

Boas e bem-vindo ao fórum e a mobilidade eléctrica.

Eu tive as mesma dúvidas acerca de cabos/fichas/extensões quando comprei o meu Leaf o que é certo é que até hoje ainda só usei o que o carro trás de origem. Em todo o caso também comprei uma extensão de 25 metros com cabo de 2.5mm (aconselhado aqui no fórum), são mais caras e mais difícil de encontrar (maioria trás cabo de 1.5mm), mas com cabo de 2.5mm vai fazer com que a extensão não aqueça.

Se pensas em fazer uma, o meu conselho é comprares cabo com 3 condutores de 2.5mm e fichas emborrachadas/estanques de qualidade, são mais caras mas evitas problemas com humidade em dias de chuva.
Proprietário de Nissan Leaf 30kw/h desde: 25 de Setembro de 2017
Avatar do Utilizador
Nonnus
 
Mensagens: 65
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Portugal

Re: Apresentação

Mensagempor migle » 14 fev 2018, 23:27

Os 2,5mm quadrados não se referem a um fio de cobre? As extensões costumam ser feitas com cabo multi-filar, caso contrário não seria flexível.

Enfim, é ver na loja qual a espessura do multi-filar para a mesma corrente.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem
Avatar do Utilizador
migle
 
Mensagens: 176
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Re: Apresentação

Mensagempor mjr » 15 fev 2018, 10:29

2.5mm2 multifilar, claro. A secção é sempre indicada como a útil, ou seja cobre efetivo.
Nissan LEAF Preto 80kW, entregue em 7 de Julho de 2011. 150000 km em 2018-02-20.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
 
Mensagens: 7439
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Localização: Porto
Data de fabrico: 07 jul 2011
Capacidade bateria: 41,0 Ah 8 barras

Próximo

Voltar para Apresentações

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes