JoaoRR - ainda sem carro eletrico

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados no NISSAN LEAF. Vamos fazer uma grande comunidade de discussão e de partilha de assuntos relacionados com uma das maiores revoluções da mobilidade humana dos últimos tempos.
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JoaoRR
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JoaoRR - ainda sem carro eletrico

Mensagem por JoaoRR » 09 ago 2019, 22:36

"Bom dia, boa tarde ou boa noite consoante a hora que nos estejam a ouvir", como dizia o Raul Solnado

Sou o João e estou a ponderar adquirir um VE. Vou passar a fazer deslocações diárias para o trabalho de 45km ida + 45km volta, sempre em auto estrada. São 22.000km por ano apenas nas deslocações casa-trabalho-casa.

Ainda que possa vir a ter carregamento no local de trabalho, necessito que o VE que venha a comprar aguente com esse trajecto diário sem que eu chegue a casa a rezar para não ficar apeado.

Apesar de gostar da ideia de comprar um carro novo com autonomia suficiente para 400km, o orçamento disponivel não me permite chegar a esse valor sem deixar outro tanto nos juros do empréstimo. Ando a pesquisar LEAFs e ZOEs de baterias próprias, usados de 30kwh, porque acho que uma bateria de capacidade inferior não vai ser suficiente para o trajecto e degradação que venha a ter nos próximos anos. Com o que poupar nos próximos anos posso vir a adquirir um novo, pois as ofertas parece que estão a aumentar e os preços a diminuir.

Agradeço a vossa opinião sobre qual é o melhor veiculo que se adapta àquilo que necessito.


PS: tendo em conta à falta de capacidade da Renault de resolver o problema dos Fluence estou muito de pé atrás em ir para a Renault.

Fil
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Re: JoaoRR - ainda sem carro eletrico

Mensagem por Fil » 10 ago 2019, 15:05

Boa tarde e bem vindo!

Diria sem entraves que o melhor carro para esse tipo de trajecto, é o ioniq, mas o preço costuma ser superior ao do leaf 30kWh. Existe também o Soul 30 mas em AE os consumos também não são os melhores. Se conseguir um ioniq dentro do espectro monetário tanto melhor, senão terá de ser um dos outros. Qualquer que seja a marca, a poupança será considerável, especialmente tendo em conta a panóplia de descontos que os VE permitem.

Boa sorte na escolha.

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Re: JoaoRR - ainda sem carro eletrico

Mensagem por frankesousa » 10 ago 2019, 15:24

Bem-vindo,

Também penso que o melhor VE para um trajeto desses é o ioniq.

Eu tenho um leaf 30, faço todos os dias 80 km mas só metade em autoestrada, chego a casa com a bateria entre 50 e 60 %.

Diria que se for para fazer 90 ou 100 km sempre em autoestrada é possível fazê-los mesmo que a 120 ou 130, mas é para chegar com a bateria baixa. O Leaf a velocidades elevadas gasta muito mesmo.

Venha daí essa máquina e poupar milhares de €€ :D
Leaf Acenta 30kWh de 2016
4/2018 - 37.000Km (72,98Ah - 12 Barras)
10/2018 - 47.500km (71,75Ah - 12 Barras - 90,27% SOH)
02/2019 - 60.200km (70,40Ah - 12 Barras - 88,57% SOH)
10/2019 - 81.700km (67 Ah - 11 Barras - 84 % SOH)
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Re: JoaoRR - ainda sem carro eletrico

Mensagem por migle » 11 ago 2019, 21:12

Eu tenho o Ioniq. Faço 80-90 por dia, consoante os filhos, dos quais apenas uma pequena parte é auto-estrada (Ponte Vasco da Gama). Porém, a parte que é em AE, faço-a sem piedade...

Eu gasto tipicamente 33 a 36% por dia, chega a 40% no Inverno. O mínimo que me lembro de ter gasto foi 25%. Isso significa que consigo quase sempre fazer duas idas e vindas. Esse aspecto é importante.

Para prolongar a vida da bateria, dou-me ao trabalho de carregar apenas até 80% durante a noite. Então, no regresso tenho tipo 46% (tenho gasto bastante, porque o pé está cada vez mais pesado, já me esqueci de como conduzia um híbrido). Se alguma coisa correr mal, se me esqueço de carregar, se tenho de ir e vir segunda vez, etc, etc, ainda o consigo fazer, embora com algum cuidado, porque faço para não ir abaixo de 10%.

Já me aconteceu de tudo, desde me obrigarem a voltar porque não deixei lençóis na creche, a ter de ir ao hospital à noite, etc, etc.
Ter folga é importante.

Quanto à economia, as contas são mesmo essas. Aquilo que eu gasto em portagem é o que antes gastava no passe dos transportes. Aquilo que gasto em electricidade era o que gastava em gasolina até ao barco. Na realidade, como mudei para a bi-horária, a minha conta da luz nem sequer subiu muito (pago tipo 90€/mês, faço muitos kms, e não ando à caça de borlas em postos públicos).
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Orlando
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Re: JoaoRR - ainda sem carro eletrico

Mensagem por Orlando » 13 ago 2019, 08:53

Bom dia,

tens já aqui algumas opiniões, experimenta ambos e depois poderás facilmente tomar uma decisão.
MP 5400w+AC3000w
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Ion
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Re: JoaoRR - ainda sem carro eletrico

Mensagem por rnlcarlov » 13 ago 2019, 10:27

A favor do Ioniq ainda há que é um carro que facilmente se adapta a viagens de longas distâncias. Dado o seu baixo consumo e alta velocidade de carga, permite fazer viagens com várias cargas rápidas talvez até em menos tempo que um Leaf40, apesar da sua bateria menor.

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pemifer
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Re: JoaoRR - ainda sem carro eletrico

Mensagem por pemifer » 15 ago 2019, 00:09

Boa noite!
O que conta realmente são os quilómetros que tem de fazer.
Ser em auto-estrada, ou não, é irrelevante.
O que é relevante é a quantia que tem para gastar pois todos os elétricos conseguem fazer 90km por carga.
Se tiver dinheiro para um Ioniq, faz a viagem mais rápido.
Se não tiver dinheiro para um Ioniq mas tiver para um Leaf 30, faz a viagem um pouco mais lento. ( + - 100km/h)
Se não tiver dinheiro para um Leaf 30 mas tiver para um Leaf 24, faz a viagem ainda um pouco mais lento ( + - 75km/h).
Se não tiver dinheiro para um Leaf 24 mas tiver para um clone, penso que dará para fazer a viagem à mesma velocidade do Leaf 24.

Pode comprar um Leaf 24 que ainda durará 2 ou 3 anos e com o dinheiro que vai poupar compra outro carro com mais autonomia, até um que ainda não exista.

O meu Leaf 24 de 2013 comprado usado em 2016 chegou a 2019 com 100km de autonomia (a 70km/h).

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Re: JoaoRR - ainda sem carro eletrico

Mensagem por JoaoRR » 16 ago 2019, 03:17

Realmente o mercado está inundado de Leafs e Zoes de tal maneira que nos faz esquecer outros modelos. Ainda não experimentei o Ioniq mas já o vi a passar e achei que era um bom carro.

Não percebi o porquê de ter que ir mais devagar com baterias mais fracas. Não quero andar em corridas mas queria fazer a AE entre 120-140kmh. Qualquer velocidade na ordem dos 100 vai dar cabo dos meus nervos.

Queria ver o preço dos EV usados baixar um bocado. Dar 25k€ por um ioniq usado ou 20k€ por um leaf de 30kwh mais vale gastar um pouco mais e comprar um novo.

Vou esperar pela feira de Frankfurt porque parece que vai haver novidades e também vou esperar pelo orçamento de 2020 para ver se vai haver incentivos na compra de carros elétricos novos.

Talvez assim os usados baixem o preço.

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migle
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Re: JoaoRR - ainda sem carro eletrico

Mensagem por migle » 16 ago 2019, 08:46

JoaoRR Escreveu:
16 ago 2019, 03:17
Não percebi o porquê de ter que ir mais devagar com baterias mais fracas. Não quero andar em corridas mas queria fazer a AE entre 120-140kmh.
Bem... É lógico! Com baterias de menor capacidade, é preciso poupar energia andando devagar.
Um Leaf de 24 faz os 90km mas não é a 120km/h...

Se é para fazer mesmo 90km a 140km/h sempre (isto é, se não há trânsito, não entra numa cidade) então o Ioniq é uma escolha mais segura, e não vai dar se se esquecer de alguma coisa em casa...

Para mais informações, só dizendo-nos o percurso específico.
JoaoRR Escreveu:
16 ago 2019, 03:17
Dar 25k€ por um ioniq usado ou 20k€ por um leaf de 30kwh mais vale gastar um pouco mais e comprar um novo.
Pois, o preço dos usados mantém-se alto, porque um VE representa uma poupança enorme em combustível. O seu valor de uso é muito grande.
Ao mesmo tempo, não é mais alto por causa dos Importados quase novos, vindos de países onde foram vendidos com incentivos muito maiores que cá (França).

Entre comprar um usado por 25k ou um importado com 6 meses e poucos kms por 30k... Faz sentido o importado.
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