Apresentação Marco

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
cromero
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Re: Apresentação Marco

Mensagem por cromero » 25 jul 2015, 11:54

Parabéns e boa sorte!

miguelm
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Re: Apresentação Marco

Mensagem por miguelm » 25 jul 2015, 14:35

Orlando Escreveu:Muito bom, e um pack com bom equilíbrio!
Olá.
Ainda estou um bocado verde nisto do leafspy, mas o equilíbrio vê-se na diferença entre as voltagens das células não é?
O melhor é que essa diferença seja o mínimo possível?

Arranjaram-me um OBD antes de ter o carro, mas não funcionou, por isso infelizmente não tenho nenhuma leitura de quando ele saiu do stand, só quase um mês depois.

Tenho aqui os últimos ecrãs capturados com o leaf spy que são do dia 17/Jul (da viagem ao Alentejo)

Carga a 100%, antes de partir.
[img]http://s5.postimg.cc/kfk7u8lgn/20150717_100_0.png[/img]

Carga reportada pelo leaf 139Km depois de 19% (peço desculpa, mas só mais tarde reparei que capturei a imagem com a barra do volume do telémovel :shock: )
[img]http://s5.postimg.cc/lvvqcdodj/20150717_27_7.png[/img]

Para um pack com 2 meses Ahr = 60,40 e SOH=92% não é pouco ?? :|
Agradecia muito que os experts aqui do forúm fizessem o seu comentário a estes valores... obrigado :D

Cumprimentos
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Re: Apresentação Marco

Mensagem por Orlando » 25 jul 2015, 15:35

Estes números são muito bons, tanto em final como início de carga.
Este carro é recente, porém podia estar em "espera"...aposto que as baterias têm perto de 1 ano. Como tiraste o núemro do chassis não dá para te dar certezas.
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Re: Apresentação Marco

Mensagem por mjr » 25 jul 2015, 19:19

Para mim parece estar tudo normal.

Tens de ajustar a escala das tensões das células para 50mV. Com 300mV parece sempre tudo plano.

Para teres a certeza que está tudo OK, aconselho a fazeres o teste da tomada. Esvaziar o carro até à tartaruga e depois carregar medindo a energia gasta até 100%. Deverá dar por volta de 25kW.h. Se não for possível fazer isso em casa, podes fazer num posto da Mobi.e, mas vai demorar umas 7 horas...

Tendo em conta que fez 139km e ainda tinha 27% de SOC, parece estar tudo muito bem...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Apresentação Marco

Mensagem por miguelm » 25 jul 2015, 21:52

Orlando Escreveu:Estes números são muito bons, tanto em final como início de carga.
Este carro é recente, porém podia estar em "espera"...aposto que as baterias têm perto de 1 ano. Como tiraste o núemro do chassis não dá para te dar certezas.
Acabei de perceber pelo número de chassis que o carro aparentemente é de 2014. Quando me foi entregue tinha 20km e 97% de carga. Será que foi assim que ficou armazenado :? ?
mjr Escreveu:Para mim parece estar tudo normal.

Tens de ajustar a escala das tensões das células para 50mV. Com 300mV parece sempre tudo plano.

Para teres a certeza que está tudo OK, aconselho a fazeres o teste da tomada. Esvaziar o carro até à tartaruga e depois carregar medindo a energia gasta até 100%. Deverá dar por volta de 25kW.h. Se não for possível fazer isso em casa, podes fazer num posto da Mobi.e, mas vai demorar umas 7 horas...

Tendo em conta que fez 139km e ainda tinha 27% de SOC, parece estar tudo muito bem...
Pois... já tinha lido aqui desse tal teste da tomada e andava a pensar que se calhar era boa ideia fazer isso.
Hoje cheguei a casa com 28% da bateria, se calhar é boa ideia pensar nisso para amanhã ou 2ª feira.
Em casa tenho bi-horário mas ciclo semanal, o que quer dizer que durante a semana só me convém ligar entre as 0h e as 7h.
No entanto como tenho um EVSE de 20A na garagem e tendo em conta o que o MJR disse de levar +/- 7h num posto Mobie (16A), vou experimentar a fazer o teste em casa.

Obrigado a todos pelas boas vindas, comentários e sugestões.

Cumprimentos
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Re: Apresentação Marco

Mensagem por mjr » 25 jul 2015, 22:47

Tendo um contador exclusivo para o carro em casa é preferível, pois é mais consistente usar sempre o mesmo contador.

Com o Leaf Spy é fácil ir até a tartaruga sem arriscar ficar apeado. Se quiseres podes forçar a tartaruga com o carro na garagem ligando o AC no máximo, portas abertas, e desenbaciadores ligados. Se o SOC for relativamente baixo não é preciso esperar muito.
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Re: Apresentação Marco

Mensagem por mjr » 26 jul 2015, 22:00

Nos mk2 o valor de SOH pode estar muito fora da realidade como o carro do cromero prova, que com cerca de 60Ah carregou 25kWh da tomada.
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Re: Apresentação Marco

Mensagem por miguelm » 27 jul 2015, 09:47

mjr Escreveu:Tendo um contador exclusivo para o carro em casa é preferível, pois é mais consistente usar sempre o mesmo contador.

Com o Leaf Spy é fácil ir até a tartaruga sem arriscar ficar apeado. Se quiseres podes forçar a tartaruga com o carro na garagem ligando o AC no máximo, portas abertas, e desenbaciadores ligados. Se o SOC for relativamente baixo não é preciso esperar muito.
Pois então ontem cheguei à garagem com cerca de 1kWh restante na bateria depois de já ter dado umas voltas a mais ao quarteirão.
Abri portas, AC ligado no máximo, desembaciadores e tal, vi um consumo de quase 4kW no AC + ACC, e pensei que num instante chegava à tartaruga.
Esperei, Esperei, e depois de atingir os 0,5kWh de energia restante e não baixava mais :shock: .
Saí da garagem, gastei cerca de 1kWh a dar duas voltas ao quarteirão e nada, não saia dos 0,5kWh de energia restante, nem aparecia a tartaruga. Sou corajoso, mas não assim tanto, não quis arriscar mais nenhuma volta.
Mais uns 10 min com AC e desembaciadores ligados com tudo aberto e nada de tartaruga... como já estava a ficar tarde, liguei-o mesmo assim a carregar :roll: ...

[img]http://s5.postimg.cc/y3ncteb3b/20150727_6_GID.png[/img]

[img]http://s5.postimg.cc/6hkl8prqf/20150727_Low_SOC.png[/img]

Ficou a carregar das 00h09 até às 06h54 (bendito email do carwings a dizer "o carregamento da sua bateria parou" :D )
Gastou no total 24,6 kWh, que eu penso que estará de acordo com o esperado, não?
Em baixo as imagens do LeafSpy depois de carregado a 100%.

[img]http://s5.postimg.cc/h5oc7k1pj/20150727_261_GID.png[/img]

[img]http://s5.postimg.cc/xpm0tsqzr/20150727_100_SOC.png[/img]

Como só ontem é que comprei o LeafSpy nem reparei que a ordem dos shunts estavam em 4812... entretanto já saí com o carro e não dá para capturar outros ecrãs com a ordem correcta.
mjr Escreveu:Nos mk2 o valor de SOH pode estar muito fora da realidade como o carro do cromero prova, que com cerca de 60Ah carregou 25kWh da tomada.
Parece que também este será um caso idêntico.

Nas configurações do LeafSpy que valores tem configurados no "Nom. Voltage" (Default=360) e "Wh/GID" (Default=77.5)?

Para uma carga completa qual o valor de esperar nos "kWh restantes"?

Cumprimentos e obrigado pelas sugestões!
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Re: Apresentação Marco

Mensagem por mjr » 27 jul 2015, 11:19

O facto de a bateria parecer que nunca acaba é um sintoma claro de que o carro está a substimar a capacidade do pack. Da primeira vez que o Leaf do cromero foi à tartaruga aconteceu o mesmo.

Estando a célula mais fraca com 3,105V, ainda teria uns 0,3-0,4kW.h de energia disponível até aos 2,8-2,9V da célula mais fraca. Assim os 24,6kW.h a 3,1V correspondem aos 25kW.h da tartaruga até 100%.

Eu não ligo muito aos kW.h restantes indicados, pois ainda sou do tempo dos gids como indicador de energia do pack sem se saber a quantos W.h correspondia cada um. Na altura uma carga a 100% dava 281 gids, que agora se sabe corresponde a 22,5kW.h. Ao que sei nominalmente um gid corresponde a 80W.h de energia armazenada. O valor de 77,5Wh é uma estimativa da energia útil que é possível extrair da bateria devido às perdas. Na verdade a energia que é possível extrair de uma bateria depende da corrente com que ela é extraída. Quanto menor a corrente mais o valor se aproxima do valor total da energia armazenada pois há menores perdas na própria bateria.

No seu caso ele está a substimar a capacidade, pelo que o valor não é diretamente comparável com outros carros em que isso não aconteça.
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Re: Apresentação Marco

Mensagem por marcopns » 27 jul 2015, 12:06

Antes de tudo, bem vindo a mobilidade eletrica!

Eu tenho um Leaf com 15 000kms e fiz esse mesmo teste há poucos dias. Também desisti sem ver a tartaruga, com a célula mais baixa a 3,075V e carreguei 24,33kwh.
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