Parabéns... no mínimo a duplicar. Os Leafs, que me perdoem, existe subjectividade nisto.
Mas parabéns por ter dado o salto para o eléctrico e parabéns por ter feito uma reserva do eléctrico sensação do momento.
No ano passado, por esta altura, estava toda a gente à espera do novo Leaf que iria sair. Foi a sensação de 2018. Foi precisamente no dia 6 de Setembro que foi lançado no salão de Tokyo e estávamos todos a ver todos os vídeos e a ler todos os dados que iam aparecendo. Lembro-me bem, porque fiquei à espera deste lançamento para comprar o carro. E foi assim que no dia 8 decidi comprar o Ioniq.
O Kauai já passou dessa fase, mas é o carro que todos gostaríamos de encontrar na rua, de conhecer alguém que tem, e de ter os primeiros dados de utilização real. É a sensação de 2019, pelo menos da primeira metade.
E 2020 trará outros carros, etc.
Catarino Escreveu: ↑05 set 2018, 13:48
pois, certo do Leaf 60Kw sair para o ano 2019? sim, mas meio, final, talvez 2020??
Sairá, pelo que percebi, para complementar a oferta do Leaf actual, não para substituir o modelo actual. Por essa razão, julgo entender que não será vendido ao preço do Leaf actual, mas um pouco acima.
Catarino Escreveu: ↑05 set 2018, 13:48
não queria esperar mais para trocar para EV, e claro, se estamos sempre a espera da ultima moda, ultima melhoria, nunca mais compramos.
É verdade. E é caso para perguntar: esperar pelo quê? O Kauai já tem autonomia mais que suficiente.
Do meu ponto de vista, o próximo grande passo nos eléctricos são as baterias de estado sólido, e em geral baterias que não sofram degradação significativa. Por isso vale a pena esperar. Mas isso ainda vai demorar muito tempo a sair, não será em 2020, nem em 2022. Até lá, tenho tempo mais que suficiente para eu gozar o meu Ioniq.
Catarino Escreveu: ↑05 set 2018, 13:48
umas deslocações entre porto e Coimbra tambem penso não serem problematicas, mais a questão do aquecimento das baterias.
A questão do aquecimento das baterias no Leaf não é um problema em deslocações ao Porto e a Coimbra. Talvez seja para viagens mais longas, tipo ir do Minho ao Algarve, atravessar Espanha no Verão, etc.
Catarino Escreveu: ↑05 set 2018, 13:48
o Kauai, tem menos equipamento(faltam as oticas led, AC 2 Zonas, bancos aquecidos e estacionamento assistido)
Óticas LED? Faltam ao Leaf (só tem médios, como o Ioniq), não faltam ao Kauai (médios e máximos).
Bancos aquecidos? Tem, sim. Aquecidos e arrefecidos também. E isso é muito bom, eu tenho no Ioniq. Nunca mais tive a camisola molhada nas costas de conduzir. E também não ficam aqueles vincos típicos. Às vezes, é melhor só arrefecer os bancos que usar AC.
Catarino Escreveu: ↑05 set 2018, 13:48
se calhar a qualidade tambem não é tão aprimorada como a Nissan
Parece consensual que os interiores no Leaf têm melhor aspecto. Mas também que os do e-Golf ainda têm melhor aspecto. Porém, como carro... Eu prefiro ter um carro que anda bem, gasta pouco, e que...
Catarino Escreveu: ↑05 set 2018, 13:48
tem maior autonomia, baterias arrefecidas, 5 anos garantia geral s/limite Km e 8anos baterias ou 200.000Km.
não sei se mesmo com autonomia do Leaf a rondar os 270Km, será problema para viajar?? claro que não será sempre, mas ir por exemplo a Vigo, passear pelo norte de Portugal, etc...
Para viajar não é problema a autonomia, nem de um, nem do outro. As pessoas também precisam de fazer paragens, para descansar. A velocidade de carregamento é que pode ser um problema. Mas para ir a Vigo, de Aveiro? Isso não tem problema nenhum, temos um carregador rápido em Valença. Meia horinha de paragem, ou nem tanto, e já está.
Os proprietários do Ioniq estão geralmente muito satisfeitos com o carro. Vê-se aqui, e vê-se nos fóruns internacionais (ioniqforum.com).
Vê-se que a Hyundai está nisto para ficar. Os profissionais estão a ser todos preparados. Claro, não consegue começar a produzir 20000 carros eléctricos por mês como a Tesla consegue, não tem os mesmos fundos.
Costuma-se apontar a baixa produção como o principal defeito. Mas se a reserva está feita, o carro vai chegar.