Apresentação JAlvo

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Apresentação JAlvo

Mensagem por jfr2006 » 16 fev 2015, 10:23

Nem todos os materiais são iguais, por isso essa analogia não se pode aplicar.

Por exemplo, em electrónica, os melhores dissipadores são pretos ;)

JAlvo
Mensagens: 117
Registado: 12 fev 2015, 13:40
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Apresentação JAlvo

Mensagem por JAlvo » 16 fev 2015, 10:33

Orlando Escreveu:Não sei porquê mas não acho....ou então são milhares de anos de burrice por parte da humanidade, ora vejamos:
- A NEVE vai começar a ser preta
-Os touaregs vão começar a vestir se de preto no deserto
-as casas no Algarve passam todas a preto
assim de repente acho que é só. ...mas penso que é normal todos os carros à sombra aquecerem o mesmo....Já ao sol.....
Por acaso os touaregs que vivem isolados ainda hoje no deserto, vestem-se maioritariamente de preto...(travessia sahara em 2009 ;) )
Quanto as casas do Algarve, eu vivo em Coimbra desde que vim para cá estudar mas sou de Portimão e as casas são geladas no inverno e quentíssimas no verão... Bem as podem pintar de branco preto ou azul... Construção terrível, não tem nada a ver com a tinta. Os lagares no Alentejo bem que os podiam pintar de branco mas se não fizessem aquelas paredes de 1 metro de largura com telhado duplo... A tinta não ia adiantar nadinha...
As histórias da tinta são isso mesmo, histórias...

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Apresentação JAlvo

Mensagem por VETL » 16 fev 2015, 10:49

JAlvo Escreveu:
Orlando Escreveu:Não sei porquê mas não acho....ou água então são milhares de anos de burrice por parte da humanidade, ora vejamos:
- A NEVE vai começar a ser preta
-Os touaregs vão começar a vestir se de preto no deserto
-as casas no Algarve passam todas a preto
assim de repente acho que é só. ...mas penso que é normal todos os carros à sombra aquecerem o mesmo....Já ao sol.....
Por acaso os touaregs que vivem isolados ainda hoje no deserto, vestem-se maioritariamente de preto...(travessia sahara em 2009 ;) )
Quanto as casas do Algarve, eu vivo em Coimbra desde que vim para cá estudar mas sou de Portimão e as casas são geladas no inverno e quentíssimas no verão... Bem as podem pintar de branco preto ou azul... Construção terrível, não tem nada a ver com a tinta. Os lagares no Alentejo bem que os podiam pintar de branco mas se não fizessem aquelas paredes de 1 metro de largura com telhado duplo... A tinta não ia adiantar nadinha...
As histórias da tinta são isso mesmo, histórias...
Bem, não tarda teremos painéis solares AQS brancos por questões estéticas, já que a cor não interessa...

Olha, no quintal dos meus sogros existem duas mangueiras de rega lá no chão. Uma preta e uma branca.
Vais dizer-me que a preta a escaldar ao sol e a branca nem morna é por causa dos materiais, por causa de questões de construção das mesmas ou outras balelas?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

JAlvo
Mensagens: 117
Registado: 12 fev 2015, 13:40
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Apresentação JAlvo

Mensagem por JAlvo » 16 fev 2015, 11:04

No que toca a carros, quem quiser que o carro não aqueça ao sol, podem comprar com eu no ebay, umas sombras para colocar nas portas do carro, feitas em Israel, são muito práticas, entram na porta como uma meia, cobrindo a metade superior, e deixam livre a abertura do vidro, o que é impecável pq até se quiserem dá para deixar as janelas abertas e ninguém vos consegue entrar no carro. Isto combinado com uma sombra boa fixa para o vidro de trás, e terem um tapa sol dos bons para o vidro da frente, e garanto no verão de Coimbra em que a temperatura dentro de um carro normal que aquece que nem uma marquise chega muitas vezes a passar os 50ºC, vão achar uma diferença tão grande de temperatura a entrar no carro que vão pensar que é o ar condicionado. ;)
Excelente para quem tem crianças como eu, porque como sabem as cadeirinhas já são quentíssimas e as crianças sofrem muito com o calor.

Espero ter ajudado.

Quanto a informação que dei aplicada à cor dos carros, o aquecimento deve-se maioritariamente ao tamanho das janelas do carro, sendo que a tinta tem muito pouca (insignificante) influência. Está tudo devidamente documentado na biblioteca da FCTUC.

Já agora, os prédios novos da Qta. de São Jerónimo e das Nogueiras têm curiosamente paineis solares com o fundo branco :o
Podem ir ver..

Mas não quero gerar polémicas, vcs já parecem o meu pai e o meu sogro (um bancário e um eng. aeronáutico) a dizer que os carros eléctricos não prestam, nem andam 5km a bateria e que tudo o que vcs me dizem aqui é ficção... :(

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação JAlvo

Mensagem por mjr » 16 fev 2015, 11:09

É óbvio que o preto absorve muito mais radiação solar visível que o branco, e que por isso aquece mais. Mas não é de longe o fator principal no aquecimento de um carro. A maior parte do calor entra no habitáculo pelos vidros, e é impedido de sair pelos mesmos. Se o isolamento do carro for bem conseguido, a cor até pode nem ter nenhuma influência. Estudos feitos nos EUA, se bem me recordo pelo NREL, indicam um aquecimento diferencial dos packs em menos de 1ºC entre carros pretos vs brancos. Isto porque há um duplo isolamento entre a carroçaria e o pack.

As medições entre carros pretos e brancos dependem de muitos fatores, um deles é crítico. O vento. Com vento acima de 20km/h aposto que não haverá grande diferença entre um carro preto e um branco pois o vento retira o excesso de calor absorvido pelo carro preto.

Após a exposição solar um carro preto perde calor mais rapidamente que um branco (de modo geral) pois a emissividade é igual à absorvência.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Apresentação JAlvo

Mensagem por jfr2006 » 16 fev 2015, 11:10

Já que falaste, um link para o ebay para essas "sombras", era bem vindo!

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Apresentação JAlvo

Mensagem por VETL » 16 fev 2015, 13:32

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

JAlvo
Mensagens: 117
Registado: 12 fev 2015, 13:40
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Apresentação JAlvo

Mensagem por JAlvo » 16 fev 2015, 14:30

É isso mesmo VETL, mas em 2007 quando comprei as minhas ainda não existiam estas imitações mais baratas que calculo que façam tal e qual o mesmo efeito, pena que já não se encontram a venda as das portas da frente, que obviamente são proibidas para uso em andamento mas vendiam para se usar estacionado... Eu tenho e dão um jeitão, paguei na altura muito mais do dobro do que custam agora...

Aconselho muito.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação JAlvo

Mensagem por Fil » 16 fev 2015, 17:14

Estamos sempre a aprender;)
Cuidado que esta malta é toda da nissan, é só para vendermos carros, fazer 5klms de leaf só a descer, mas o pior são os choques eléctricos, agora com a chuva ui ui :mrgreen:

JAlvo
Mensagens: 117
Registado: 12 fev 2015, 13:40
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Apresentação JAlvo

Mensagem por JAlvo » 16 fev 2015, 17:18

Eu contei que fiz uns 17km no test drive e eles responderam, "bah, esse carro nem deve chegar dos olivais ao fórum... :lol: "
E eu disse: "vai uma corrida quando eu comprar o carro?"
E eles em corro:" mais valia ires a pé, chegavas mais rápido"
Não podiam estar mais enganados, mas dpox mostro-lhes, assim ainda vai dar para eu ganhar umas apostas... :mrgreen:

Responder

Voltar para “Apresentações”