Apresentação Ultra

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
ultra
Mensagens: 23
Registado: 14 mai 2016, 07:40
Data de fabrico: 0- 4-2016

Apresentação Ultra

Mensagem por ultra » 15 mai 2016, 12:48

Boa tarde a todos e bom fim de semana a quem lê já hoje.

É com grande prazer que me junto a esta comunidade, pois já conheço veículos elétricos há muitos anos, de tanto ler e ver coisas na net. Aliás desde o filme "who killed the electric car" em 2006 que reforçou o meu desejo de ter um. Sendo trabalhador a recibos verdes, juntar para comprar um a pronto no entanto foi um meta muito longa e árdua. Tenho um Zoe ha 3 semanas que só leva 400km.

A minha experiência não começou da melhor forma, com um vendedor que queria era despachar-me o carro, enfiando alguns "tem a certeza que quer um elétrico?" aqui e ali. Então esperei mês e meio que chegasse o carro, tempo que podia ter preparado muita coisa mas foi-me dito que não era preciso nada disso.

Conheci a tomada mennekes no dia que recebi o carro, e das mil e uma conversas com o homem do stand, "se tenho uma trifásica na garagem, está tudo bem até pq já acabou a campanha de oferecem wallbox". Afinal não está tudo bem nem nada que se parecesse, então tenho inlet de 5 pinos, o cabo é mennekes e o homem no mês e meio desde que paguei o sinal, foi dizendo que era só aguardar...

Esse episódio à parte, meti as mãos ao carro e ao cartão da mobi-e e tirando o ter de carregar o carro na rua de dia, e guardar de noite na garagem, a experiência não podia ser melhor. Já experimentei a tomada de 43kw (o carro pega em 22kw claro) da estação da A5. Moro dentro de Lisboa. Já experimentei ir ao cabo da roca e voltinhas por Sintra com 4 pessoas, numa só carga Lisboa-Sintra-Lisboa, sem ansiedade de autonomia, portanto estou a adorar.

Quero é pedir uns conselhos à comunidade sobre cabos/transformadores/portable-box.

Encontrei um simpático condutor de um Leaf no posto ao lado da meo-arena com quem tive uma excelente conversa sobre o tema, e já andei aqui (na efimarket) a ver coisas mas como é fim de semana ainda não lhe consegui falar. O carro tem saída macho mennekes, aguenta 22kw e tenho na garagem inlet femea vermelha de 5 pinos de 16A, mas também quero andar com adaptador para 3 pinos azul e claro a tomada domestica. Há opções melhores que esta? Adorei a ideia de um adaptador feito por um electricista como a que vi, pelo detalhe de ter um contador, que ajuda muito quando se vai em aventuras fora dos centros urbanos e se pede a alguém para dar uma mãozinha e convém saber quanto se gastou.

Outra questão, alguém tem histórias de desligarem os cabos? pela mobi-e fica tudo trancado no carro e no posto, mas com adaptadores é preciso ter trancas nos conectores para gente triste não ir lá fazer asneira?

Já andei a ver coisas soltas no fórum antes de me registar mas como vinha redirecionado do google, encontrei sempre posts de 2013 e 2015, daí colocar questões que já devem estar tão velhas que têm barbas, mas esta coisas dos adaptadores vai tendo novidades e não quero a melhor solução que encontrei num thread de 2013 :P

Saudações silenciosas e ecológicas para todos
Ricardo, aka, ultra

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação Ultra

Mensagem por Fil » 15 mai 2016, 14:57

Boa tarde Ricardo! Muito bem vindo!

Antes de mais, parabéns pelo veículo.

Obrigado pelas simpáticas palavras, também tive muito gosto em falar convosco ;)

Deixo aqui alguns links, de alguns evse que falámos, convém é escolher as versões com 22kW e regulável, para com um evse apenas, retirar sempre o máximo partido do carro e tomadas, haja adaptadores ;)

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 6&start=30

http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=18642

http://www.efimarket.pt/carregador-port ... wallbox-ok

http://www.e-station-store.com/en/porta ... ation.html

Existem mais a ter em conta, será ajudado certamente por mais foristas.

Até hoje nunca me desligaram o cabo fora dos postos, também nunca deixei os cabos à mão de semear, mas pelo que vou lendo e vendo, não é costume mexerem.

Havemos certamente de nos encontrar mais vezes, e estamos cá para ajudar no que for necessário.

Muitos e bons klms eléctricos ;)
Última edição por Fil em 15 mai 2016, 17:53, editado 1 vez no total.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação Ultra

Mensagem por Fil » 15 mai 2016, 15:14

Deixo aqui mais três evse portáteis ;

http://www.nrgkick.com/home/product/nrgkick-32a/

http://r-evc.com/en/31-type-2-3x32a-.html

http://r-evc.com/en/38-portable-wallbox-22kw.html

De notar que se tiver receio de deixar o evse na rua, pode sempre colocá-lo dentro do carro e deixar o vidro entre-aberto, de forma a que passem os cabos.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação Ultra

Mensagem por BrunoAlves » 15 mai 2016, 16:48

Bem vindo e parabéns pela compra ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Apresentação Ultra

Mensagem por Orlando » 15 mai 2016, 21:54

Parabéns!
Agora fotos e passeios!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação Ultra

Mensagem por mjr » 16 mai 2016, 09:23

Bem vindo Ultra. E parabéns pela máquina!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ultra
Mensagens: 23
Registado: 14 mai 2016, 07:40
Data de fabrico: 0- 4-2016

Re: Apresentação Ultra

Mensagem por ultra » 01 jun 2016, 20:30

Não voltei a escrever aqui, mas entretanto resolvi o problema do EVSE decidindo por este:

Imagem
que é uma portable wallbox de 32A, regulável nos amperes 1 a 1 de 6 a 32.

Tenho uma tomada trifasica, mas é de 16A, e o carro e EVSE sendo 32, tem sempre de levar adaptador de 32 para 16, que dá aspecto meio de remendos, mas nada de mais.... e funciona bem.
Tem uma shucko ao lado da trifásica, portanto duas opções logo ao alcance.

Ando é ainda a ver se afinal o condomínio que dizia que não tinha mal usar, afinal depois de ver a usar a trifasica alguém deve ter achado que gasta muito, e ando em troca de telefonemas e mails a saber se afinal sempre vão tentar contabilizar e cobrar a electricidade ou não... e para já cortaram o pio à trifásica :evil:

em 2 meses fiz 800km, dá 400km ao mês, e a marca diz que o carro gasta 1,2€ aos 100km, mesmo calculando com 1,5 daria 6€ ao mês, váaa 10€ ao mês, se vão pensar em meter um contador.... de aluguer não sai mais caro que a eletricidade?

Acho que alguém achou graça que as tomadas da garagem servissem para alguma coisa, depois veio outra carola que achou que ia gastar em luz, o que o seu carro a gasolina lhe chupa em €... só pode

serveginho
Mensagens: 319
Registado: 17 mar 2016, 20:11
Data de fabrico: 15 abr 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12
Localização: Ourique

Re: Apresentação Ultra

Mensagem por serveginho » 01 jun 2016, 20:48

boas
de onde mandaste vir este vese de 32A
obrigado

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação Ultra

Mensagem por Fil » 01 jun 2016, 23:57

Ultra, antes de mais tem o problema resolvido com o evse, que era uma das situações a solucionar, em segundo, um contador apenas para a tomada, pode ser comprado por si, e passa a pagar essa electricidade ao condomínio, o aluguer não faz qualquer sentido, no entanto, pagar a electricidade extra faz sentido, são tostões e acaba por ser justo para todos.

Terceiro, está aqui o decreto de lei sobre os pontos de carga em condomínios;

Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, artigo nº29 – Pontos de carregamento em edifícios existentes

1 — Sem prejuízo do disposto nos números seguintes, é admitida a instalação, por qualquer condómino, arrendatário ou ocupante legal, a expensas do próprio, de pontos de carregamento de baterias de veículos elétricos ou de tomadas elétricas que cumpram os requisitos técnicos definidos pela DGEG para o efeito de carregamento de baterias de veículos elétricos, destinados a uso exclusivo ou partilhado, nos locais de estacionamento de veículos dos edifícios já existentes, de acordo com os termos definidos por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das autarquias locais, da energia, das obras públicas, dos transportes e da habitação.

2 — No caso de a instalação de ponto de carregamento ou de tomada elétrica prevista no número anterior ser efetuada ou passar em local que integre uma parte comum do edifício, esteja ou não afeta ao uso exclusivo do respetivo condómino, a instalação carece sempre de comunicação escrita prévia dirigida à administração do condomínio e, quando aplicável, ao proprietário, com uma antecedência de, pelo menos, 30 dias sobre a data pretendida para a instalação.

3 — No caso referido no número anterior, a administração do condomínio e, quando aplicável, o proprietário só podem opor-se à instalação do ponto de carregamento ou tomada elétrica nos seguintes casos:

a) Quando, após comunicação da intenção de instalação por parte de um condómino, arrendatário ou ocupante legal, procederem, no prazo de 90 dias, à instalação de um ponto de carregamento de baterias de veículos elétricos para uso partilhado que permita assegurar os mesmos serviços, a mesma tecnologia e as necessidades de todos os seus potenciais utilizadores;

b) Quando o edifício já disponha de um ponto de carregamento de baterias de veículos elétricos ou tomada elétrica para uso partilhado que permita assegurar os mesmos serviços e a mesma tecnologia;

c) Quando a instalação do ponto de carregamento ou tomada elétrica coloque em risco efetivo a segurança de pessoas ou bens ou prejudique a linha arquitetónica do edifício.

4 — As decisões a que se referem as alíneas b) e c) do número anterior são adotadas no prazo máximo de 60 dias após a comunicação da intenção de instalação referida no n.º 2 e, no caso da administração do condomínio, carecem de aprovação por maioria representativa de dois terços do valor total do prédio.

5 — As decisões a que se refere o n.º 3 são comunicadas, por escrito, ao condómino, arrendatário ou ocupante legal em causa no prazo de 15 dias após a sua adoção, devendo ser fundamentadas quando sejam negativas.

6 — O regime de propriedade e operação dos pontos de carregamento ou tomadas elétricas previstos no presente artigo é o do local de instalação dessa infraestrutura, com exceção dos casos de pontos de carregamento de acesso privativo para uso exclusivo instalados em partes comuns do edifício, em que a operação cabe aos respetivos utilizadores.

7 — Aplica-se à instalação, disponibilização, exploração e manutenção dos pontos de carregamento previstos no presente artigo o disposto no artigo 26.º ou no artigo 27.º, consoante aplicável.

Avatar do Utilizador
ultra
Mensagens: 23
Registado: 14 mai 2016, 07:40
Data de fabrico: 0- 4-2016

Re: Apresentação Ultra

Mensagem por ultra » 02 jun 2016, 01:22

Obrigado pela clarificação.

Pelo que tenho percebido, o condomínio, não se opunha à instalação de wallbox, ou equivalente, mas custaria quase mil euros, e era oferecido ao condomínio, daí ter preferido o EVSE.

problema é so sobre contabilização dos custos elétricos.

Posso adquirir coisas assim http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 38976.aspx mas quem é q vai controlar esses valores? tinha de ser uma equipamento que:

1- o inquilino não possa manipular os valores
2-o condomínio tb n os manipule
3-não seja usado por terceiros, com o primeiro a pagar a conta

Responder

Voltar para “Apresentações”