Pré-apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Marmelo
Proprietário Leaf
Mensagens: 119
Registado: 31 jul 2016, 14:44
Data de fabrico: 29 set 2016
Capacidade bateria: 30 kWh

Pré-apresentação

Mensagem por Marmelo » 01 ago 2016, 15:25

Olá a todos,

Chamo-me Pedro e agora só posso fazer uma "pré-apresentação" porque o meu electrodoméstico com rodas só chega em finais de outubro (Leaf 30 Acenta Novo)!
Depois vejo que o ZOE dominou as vendas de VE nos últimos meses... Pudera, com a Nissan a demorar 3 meses na entrega de Leafs... :evil:
Portanto, nada de DB por enquanto. :(

Achei que era altura de trocar o meu velhinho CI com 15 anos. Faço cerca de 60Km no mínimo por dia (Feira->Porto->Feira) mais alguns Km ao fim-de-semana (cerca de 20000 Km ano) e as contas no excel tiraram-me as dúvidas! :idea:

Já agora, como sou novo nestas andanças de VE (e caixa automática) agradeço que me esclareçam sobre algumas dúvidas:

1) Conduzem em "D" ou "B" regularmente? Se o "B" faz o mesmo que o "D" mas regenera mais energia, o "D" não serve apenas para ultrapassagens em AE e pouco mais?
2) "Eco" ON ou OFF?
3) Se calhar depende da situação, não? Sendo assim, como conduzem em AE, Nacional Rápida (daquelas que raramente tem semáforos e povoações), Nacional Lenta (algumas povoações, rotundas e semáforos), Pára-arranca e cidade?
4) O "N" tem alguma utilidade no dia-a-dia ou só serve para rebocar quando ficarmos com 0%! :D

Obrigado!

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Pré-apresentação

Mensagem por pemifer » 01 ago 2016, 15:32

Bem vindo Pedro!
Vieste ao sitio certo para tirar duvidas.
E eu a pensar que era o único com longa espera pelo seu Leaf... (estou à espera à 2 meses e uns dias) :o
Como ainda estou à espera não te posso ajudar nas questões que puseste mas logo logo aparece alguém para te responder. ;)

hsanchez
Proprietário Leaf
Mensagens: 383
Registado: 31 jan 2012, 14:39

Re: Pré-apresentação

Mensagem por hsanchez » 01 ago 2016, 16:36

Bem vindo ao Futuro, Hoje.

Pessoalmente sempre conduzo em D, o meu Leaf é um MK1, portanto não tem B e o ECO só uso em absoluta necessidade, como em tudo na vida é também uma questão muito pessoal.

O N também dá para o túnel de lavagem automática.

Parabéns e esperamos relatos da experência.

Saudações Eléctricas.
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Pré-apresentação

Mensagem por Fil » 01 ago 2016, 16:57

Olá! Bem vindo!

1º - Em cidade o modo B pode dar imenso jeito, porque a regeneração é claramente mais forte que em eco, o que permite uma condução extremamente confortável, quase sem usar os travões, enquanto que em Eco, a regeneração é menor, logo trava menos.

2º O Eco é na minha opinião melhor para quem tem menos experiência e pretende gastar menos, porque o acelerador fica mais pesado, e é necessário acelerar muito para o carro dar a potência máxima, o que em D não acontece, em D o acelerador está leve. Eu pessoalmente, vario bastante entre o Eco e o D, a subir uso o D, porque não pretendo que regenere se desacelerar, o que tem o efeito contrário para quem pretende poupar energia, visto que vai fazer esforço adicional quando voltar a acelerar. Em D também regenera, mas muito menos que em Eco.

3º Em AE conduzo com D e Eco (tenho um mk1 não tem modo B) quando são descidas mais acentuadas e pretendo regenerar o máximo sem perder velocidade. Nestes casos o cruise control pode dar uma mãozinha, nas restantes costuma gastar mais se já tiver a sensibilidade correcta no pé ;)

4º O N para mim não tem qualquer utilidade, e se for rebocado por ter 0% algo está mal na sua visão, porque o carro avisa com bateria fraca, bateria muito fraca e depois entra em modo tartaruga. Se o carro tiver 200 klms de autonomia, não tente fazer 250 sem recarregar, a não ser que vá muito devagar e tenha toneladas de experiência e paciência :D

Espero ter ajudado.

mikeger
Mensagens: 56
Registado: 20 jun 2016, 11:06
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Pré-apresentação

Mensagem por mikeger » 01 ago 2016, 20:45

pemifer Escreveu:Bem vindo Pedro!
Vieste ao sitio certo para tirar duvidas.
E eu a pensar que era o único com longa espera pelo seu Leaf... (estou à espera à 2 meses e uns dias) :o
Como ainda estou à espera não te posso ajudar nas questões que puseste mas logo logo aparece alguém para te responder. ;)
Longa espera...? Contactei um concessionário para aquisição de um Tekna 30kw e branco e, após colocar a encomenda, disse-me meados de Janeiro de 2017!!!

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Pré-apresentação

Mensagem por joaocfgoncalves » 01 ago 2016, 21:16

Bem vindo.

Quanto ao tipo de condução, apenas lhe digo que uso no i3 Eco Pro+ nas nacionais porque está limitado aos 90km/h e regenera bastante.

Na autoestrada uso Eco Pro por estar limitado aos 120km/h (posto por mim), quando tenho tempo para a viagem. E uso CONFORT, quando quero ter uma condução agressiva desportiva.

Concluindo, use e abuse do carro, vais adorar conduzir em qualquer modo. Sem stress...

Parabéns
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Pré-apresentação

Mensagem por jasmim » 01 ago 2016, 21:38

Bem vindo conterrâneo! ;)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Pré-apresentação

Mensagem por Orlando » 01 ago 2016, 21:46

Bem vindo....essa espera vai ser brutal!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Pré-apresentação

Mensagem por HellMaster » 01 ago 2016, 22:00

Bem vindo.

Eu recebi o meu na semana passada (Tekna 30kw). Demorou, desde a encomenda formal, 2 meses e 1 semana.
E disseram-me que chegou cedo, pois o esperado era meio de agosto...

Relativamente ao D, B e Eco, eu conduzo sempre em Eco D quando vou em estrada nacional ou AE. Quando quero ultrapassar, tiro o Eco, pois dá jeito a aceleração extra. Em cidade uso o Eco B, pois ajuda bastante nas reduções para semáforos, que regenera mais e reduz velocidade relativamente depressa.
Em subidas mais acentuadas também não costumo usar o Eco. não sei se é só impressão ou não, mas dá a sensação que o que ganho ne aceleração mais lenta, perco assim que levanto o pé, pois ele regenera e tenho de voltar a acelerar...

Já agora... sem querer meter-me onde não sou chamado, mas como dica... Sabe da parceria UVE / Nissan, certo? Se não sabe o que é, pesquise aqui pelo forum e veja se compensa... Num Acenta ainda são uns 6000 de desconto face ao preço de site sem desconto, e em cima disso ainda pode abater o CI para receber mais 2250 :)

E pronto... de um novato, para um "soon to be", bem vindo, e está no fórum certo para aprender (e no futuro retribuir, quem sabe...) tudo sobre VE. Eu sou "cliente" há 4 meses e já aprendi muito :)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pré-apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 01 ago 2016, 22:19

Bem vindo!
De facto o tempo de espera é brutal... Espero que tenhas unhas de crescimento rápido :mrgreen:

Em relação às tuas questões, vai partir um bocado do gosto e forma de conduzir de cada um. Tens 3 ou 4 respostas em que cada uma reflecte um estilo de condução. Ora cá vai mais uma :mrgreen:

Começando pelo fim:
Marmelo Escreveu:4) O "N" tem alguma utilidade no dia-a-dia ou só serve para rebocar quando ficarmos com 0%! :D
O N tem muitas utilidades ;) Precisas dele na IPO e, de forma geral, sempre que as rodas tenham de andar sem que o motor acelere ou trave o carro. Quando ficas a 0% o inversor desliga-se e, em bom abono da verdade, nem sequer devias poder ser rebocado (ainda aí outra discussão onde se falou disto).
Podes inclusivamente "desengatar" o carro numa descida menos pronunciada para embalar. Com os devidos cuidados com a velocidade claro está ;)
1) Conduzem em "D" ou "B" regularmente? Se o "B" faz o mesmo que o "D" mas regenera mais energia, o "D" não serve apenas para ultrapassagens em AE e pouco mais?
Em termos de aceleração, têm comportamento muito semelhante (senão igual mesmo), a diferença é só na regeneração. O B quase dá para conduzir só com um pedal e acaba por ser vantajoso em pára-arranca, mas não te esqueças que se perderes demasiada velocidade vais ter de acelerar para a recuperar (e gasta-se sempre mais na última). Eu ando a exercitar o B (regrar o quanto tiro o pé do acelerador para não travar demasiado) mas é mais fácil conduzir em D e regrar a desaceleração com o pedal do travão
2) "Eco" ON ou OFF?
3) Se calhar depende da situação, não? Sendo assim, como conduzem em AE, Nacional Rápida (daquelas que raramente tem semáforos e povoações), Nacional Lenta (algumas povoações, rotundas e semáforos), Pára-arranca e cidade?
Normalmente ON porque é mesmo mais fácil manter consumos baixos. Sem o Eco é um instante enquanto se debitam 2/3 da potência do motor (o que é bem curtido mas dá cabo da autonomia :P )
AE ou "Nacional Rápida" não é muito relevante se vais em Eco ou não, a partir do momento que atinges a tua velocidade de cruzeiro já não há grande diferença (a não ser que o Eco obriga-te a levar o pedal mais em baixo mas nessa altura vais querer ligar o CC)

Portanto bem vindo novamente, trata do cartão MobiE e diverte-te a ler muito por aqui. Tempo até chegar o carro não te falta :twisted:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Apresentações”