Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Apresentação

Mensagem por BECOOL » 12 abr 2017, 11:26

Olá luispt.


Aconselho que escolhas um carro branco, por dois motivos.

1. A cor branca é a que melhor reflecte a radiação solar, ficarás com o carro mais fresco, logo a temperatura da bateria será também mais baixa - é a elevada temperatura a maior responsável pela degradação das baterias de lítio. Carro mais fresco também implica menos uso do AC no verão.

2. A cor branca por ser a que melhor reflecte a radiação solar, é também a mais segura por ser mais visível. Não é por acaso que veículos de emergência são brancos ou amarelos. É estatisticamente um facto que os carros brancos têm menos probabilidade de sofrer um acidente, em alguns países os seguros até são mais baratos.


Outro conselho que até já foi dado, sempre que possível mantém a bateria com uma carga entre 20 e 80 %. Faz toda a diferença, como ficou provado nos híbridos plug-in Chevrolet Volt/Opel Ampera de primeira geração, que dos 16 kWh da bateria apenas permitem usar 10,2 kWh (63,75 %). Estes carros mesmo com mais de 100.000 km feitos não mostram perda de autonomia. Ter um TMS (thermal management system) para manter a bateria na temperatura ideal também ajuda.


Se tens curiosidade em aprofundar conhecimentos sobre baterias, deixo-te um site indispensável, bastante informativo mas de fácil leitura.

http://batteryuniversity.com/learn/arti ... _batteries

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação

Mensagem por Fil » 12 abr 2017, 14:44

O ar condicionado tem um consumo muito baixo, o aquecimento é que gasta bastante mais, mas se o carro tiver bomba de calor, já é bem mais baixo que os que têm resistência eléctrica. Um dos truques é aquecer/arrefecer o carro enquanto está a carregar, dessa forma sai com a autonomia e temperatura que pretende, depois é só manter;)

AndreMC
Mensagens: 15
Registado: 17 mar 2017, 15:08
Data de fabrico: 29 jan 2016

Re: Apresentação

Mensagem por AndreMC » 12 abr 2017, 15:01

Se há essa questão da carga até aos 80%, porque é que a Nissan tirou o modo de a limitar a 80% nos 30kW? Eu diariamente faço um ciclo 50%-100% porque não tenho forma de programar a carga doutra forma (a não ser fazer cálculos de tempo e reprogramar todos os dias a agenda)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação

Mensagem por mjr » 12 abr 2017, 15:14

A nova química é muito mais resistente tanto ao calor como a SOCs elevados. Se o carro terminar a carga e iniciar logo a viajem o efeito é minimizado. A maior parte das vezes eu início a viagem com a carga ainda a decorrer.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 12 abr 2017, 15:17

mjr Escreveu:(...) eu início a viagem com a carga ainda a decorrer.
Tens uma extensão gigante então? :lol: :lol: :lol: :lol:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação

Mensagem por mjr » 12 abr 2017, 15:23

:lol:

Imagem
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Apresentações”