Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
luispt
Mensagens: 15
Registado: 07 abr 2017, 10:09
Data de fabrico: 0- 7-2015
Capacidade bateria: 60,50Ah - 12 barras
Localização: Torres Vedras

Re: Apresentação

Mensagem por luispt » 11 abr 2017, 15:09

Orlando Escreveu:Coloca questões que a malta ajuda!
:D
Tenho visto que sim! :D
Das varias duvidas que tenho, embora ainda não tenha marca de VE de eleição, prendem se com o seguinte:
- Qual a duração em anos (aceitável) das baterias de um veiculo destes? (Leaft, Peugeout)
- O que faz mais a bateria perder mais capacidade? (Km ou tempo)
- Qual o preço de substituição das ditas baterias nesses veículos?
- Há hipótese de meter baterias com mais capacidade? (quando a substituição)
- Porque não há (acho eu) algum kit fotovoltaico para meter no tejadilho destes veículos?

P.S : este sábado já vou visitar um stand de veículos eléctricos :dance:

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Apresentação

Mensagem por Orlando » 11 abr 2017, 15:16

Aqui vai:
- os mk2 estão aí para rolar, pois ao fim de 5 anos ainda estão todos rijos
- tempo
- 5000euros + iva no Leaf, se deixares a tua velha
- pela Nissan ainda não
- um painel serviria de pouco
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 11 abr 2017, 15:19

- Qual a duração em anos (aceitável) das baterias de um veiculo destes? (Leaft, Peugeout)
Em geral, dos veículos actuais, podes considerar que sobrevive ao carro. Claro que vais perdendo autonomia mas, por exemplo num Leaf 24kWh MK2, com o ritmo de degradação que se vai conhecendo, daqui a 10 anos ainda fazes 100km. No caso dos clones, há o caso do Malm que é pioneiro no uso do micro ondas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: mas mesmo assim ainda faz uso muito normal dele.
- O que faz mais a bateria perder mais capacidade? (Km ou tempo)
Tempo e temperatura média
- Qual o preço de substituição das ditas baterias nesses veículos?
No Leaf à volta de 7000€ pelo que se vai conhecendo, no clones 17.000 :shock: :lol: :lol: :lol: Não valerá a pena pensar nisso pelo menos na geração actual do Leaf
- Há hipótese de meter baterias com mais capacidade? (quando a substituição)
Em alguns carros sim (zoe, i3 pelo menos), nos clones não porque já não se fazem, nos Leaf oficialmente também não (ainda que se espere que apareçam soluções "aftermarket" para iss). O preço vai ser sempre pouco convidativo (no i3 são 10.000€ ou lá o que era). No futuro (quando o teu carro eventualmente precisasse de uma bateria nova) ninguém sabe o que aí virá. MAis uma vez, não penses muito nisso ;)
- Porque não há (acho eu) algum kit fotovoltaico para meter no tejadilho destes veículos?
Porque o que um painel isolado gera é ridículo quando comparado com a capacidade da bateria, além de feio e frágil :P Parado eventualmente podias conseguir gerar alguma energia, mas tu precisas de autonomia é em viagem e, nos intervalos entre cargas, não ias gerar nada que se fizesse sentir. Para carregar parado, mais vale encontrar um posto que te faça a carga e, espera-se, que te alimente de energia gerada através de muitos painéis ou outra renovável ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Apresentação

Mensagem por Erbium » 11 abr 2017, 15:28

luispt Escreveu:- Porque não há (acho eu) algum kit fotovoltaico para meter no tejadilho destes veículos?
Do pouco que percebo disto um painel de 250w tem, geralmente, 100mmx160mm, ou seja, ocupa praticamente o tejadilho de um carro destes. 250w se fossem ligados no carregamento AC a 230v daria menos de 1A e, pelo menos atualmente, o Leaf só carrega com pelo menos 6A!

luispt
Mensagens: 15
Registado: 07 abr 2017, 10:09
Data de fabrico: 0- 7-2015
Capacidade bateria: 60,50Ah - 12 barras
Localização: Torres Vedras

Re: Apresentação

Mensagem por luispt » 11 abr 2017, 15:44

:clap: o meu muito obrigado pelas rápidas e esclarecedoras respostas!
Mais uma pergunta e só...para não abusar
Há algum problema carregar a bateria estando esta nos 60 ou 70% de capacidade? ou seja, nunca a deixar descer muito disso

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 11 abr 2017, 15:48

Não deves deixar a bateria carregada e o carro parado muito tempo. Há aí uns fenómenos químicos com ânodos, cátodos e coiso :mrgreen: que aceleram degradação se isso acontecer. É preferível manteres um regime de 40-80% do que 60-100%.

Dito isto, se só fizeres mini ciclos de carga e descarga, o carro tem dificuldade em estimar a capacidade real da bateria e pode acontecer-te como ao lmlr que perdeu uma barra no Leaf dele com apenas 10k kms. Não perdeu capacidade certamente, só que o carro anda pouco (faz pouca ginástica) e acabou por subestimar a capacidade. Podes ver o meu DB, o meu carro também anda pouco no dia a dia, mas faço muitas viagens maiorzitas. De cada vez que lhe dou um apertão o carro recupera 2-3% de capacidade estimada, isso é o carro a reaprender a capacidade da bateria.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Apresentação

Mensagem por Erbium » 11 abr 2017, 15:50

luispt Escreveu::clap: o meu muito obrigado pelas rápidas e esclarecedoras respostas!
Mais uma pergunta e só...para não abusar
Há algum problema carregar a bateria estando esta nos 60 ou 70% de capacidade? ou seja, nunca a deixar descer muito disso
O ideal, segundo sei, é andar entre os 20 e os 80%. se está nos 70% vais carregar até 80%? Para que (são só 10%...)? Vais carregar até 100%? Pode depender das baterias mas pelo que sei por ex. o Leaf de 24kwh não é boa ideia de ter o carro parado com mais de 80% porque aumenta a degradação...
Pessoalmente como tenho um de Leaf de 24kwh e faço uns 10km's por dia o que costumo fazer é ando até acender a luz da reserva (20%), quando acende nesse dia ao chegar a casa ligo-o ao carregador e tenho o carro programado para carregar até aos 80% durante a noite, ou seja, no dia seguinte está a 80%...

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação

Mensagem por Fil » 11 abr 2017, 18:38

Não faz mal nenhum carregar a bateria todos os dias até aos 80%, e pode ficar nesse estado durante dias. Use os 100% uma vez por semana para equilibrar a bateria, mas o ideal é usar logo o carro quando a bateria chega aos 100%. Se necessitar dos 100% todos os dias, use-os obviamente, mas mantenha a regra anterior, de temporizar o carregamento de forma a ter a bateria carregada assim que sair com o carro. Quanto mais andar com ele, melhor é para a carteira. A degradação está muito mais associada ao calor (acima das temperaturas ambiente) do que as restantes factores, pelo menos na minha opinião.

jmsilva
Mensagens: 35
Registado: 30 jun 2016, 19:50
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por jmsilva » 11 abr 2017, 19:48

Bem vindo ao forum.

Tinha as mesmas duvidas e desde que adquiri o meu Leaf, não me arrependo em nada. Foi adquirido como segunda viatura mas rapidamente passou a primeira.

O principal cuidado que tenho no meu caso é evitar as descargas quase totais e sempre que existe a possibilidade de um percurso mais longo, carrego a 100% no dia anterior.

Basicamente, tenho o Leaf programado a carregar 80% da carga de 2a a 5a e no fim de semana carrega a 100% visto

Costumo me deslocar a Torres Vedras com ele com alguma regularidade. Inicialmente carregava em Torres, mas a ultima vez que fiz esta deslocação arrisquei a ida e volta (Caparica-Torres Vedras), fiz um total de cerca de 150kms e cheguei a casa com "tracinhos" na autonomia! Para quem conhece o percurso, não é propriamente "electric frendly" devido aos grandes desníveis existentes, principalmente as subidas da A8, mas fez o percurso!

Se necessitar de mais algum esclarecimento, não hesite.

Cumprimentos.

João Silva

luispt
Mensagens: 15
Registado: 07 abr 2017, 10:09
Data de fabrico: 0- 7-2015
Capacidade bateria: 60,50Ah - 12 barras
Localização: Torres Vedras

Re: Apresentação

Mensagem por luispt » 12 abr 2017, 09:23

Mais uma vez agradeço as respostas e esclarecimentos! :clap:
Realmente neste forum tenho aprendido bastante e desfeito alguns dos "mitos" que tinha sobre os VEs.
A minha duvida quanto carregamentos da bateria prendia se com o facto de estar sempre com o carro de bateria carregada e disponível para qualquer eventualidade, ou seja, sem ter de estar a programar se logo ou amanhã vou aqui ou posso ir acolá sem correr o risco de ficar apeado...
Já agora outra coisa, o AC ligado retira muita autonomia?

Responder

Voltar para “Apresentações”