Falso na minha opinião.jasmim Escreveu:Não sou de mecânica nem física, mas CC em subidas não parece o mais eficiente. Tal como andar de bicicleta, aproveita-se a descida para ganhar lanço e assim fazer menos esforço na subida. Claro que chega a um ponto, se a subida for extensa, de nada adianta o lanço ganho na descida.VETL Escreveu:Contra quase tudo o que se tem escrito cá no fórum, a minha opinião:
Para a máxima eficiência a velocidade deve ser constante.
As variações de velocidade (quer seja a aumentar quer seja a diminuir) são profícuas em ineficiência.
Portanto CC sem dúvida.
O modo ECO é psicológico.
O modo B é útil para manter a velocidade nas descidas.
Mas a malta da mecânica e da física que se pronuncie com conhecimento de causa.
Tu na subida vais mais devagar na bicicleta porque não tens força.
No entanto, vais demorar mais tempo a utilizar a força que tens (ou que estás disposto a despender) para ultrapassar essa subida. Quando lá chegares acima, usaste menos força durante mais tempo mas no final a energia gasta é a mesma (se não considerarmos o atrito da deslocação do ar que é diferente consoante a velocidade a que circulamos).
Não te esqueças que no Leaf não se coloca essa questão da falta de força.
Ao aumentares a velocidade na descida, circulaste numa zona de maior ineficiência resultante do atrito do ar e não aproveitaste nenhuma energia para gastar na próxima subida.