Apresentação NoraRamos, BlackLeaf13

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Apresentação NoraRamos, BlackLeaf13

Mensagem por VETL » 02 jun 2017, 09:33

jasmim Escreveu:
VETL Escreveu:Contra quase tudo o que se tem escrito cá no fórum, a minha opinião:

Para a máxima eficiência a velocidade deve ser constante.
As variações de velocidade (quer seja a aumentar quer seja a diminuir) são profícuas em ineficiência.
Portanto CC sem dúvida.
O modo ECO é psicológico.
O modo B é útil para manter a velocidade nas descidas.

Mas a malta da mecânica e da física que se pronuncie com conhecimento de causa.
Não sou de mecânica nem física, mas CC em subidas não parece o mais eficiente. Tal como andar de bicicleta, aproveita-se a descida para ganhar lanço e assim fazer menos esforço na subida. Claro que chega a um ponto, se a subida for extensa, de nada adianta o lanço ganho na descida.
Falso na minha opinião.
Tu na subida vais mais devagar na bicicleta porque não tens força.
No entanto, vais demorar mais tempo a utilizar a força que tens (ou que estás disposto a despender) para ultrapassar essa subida. Quando lá chegares acima, usaste menos força durante mais tempo mas no final a energia gasta é a mesma (se não considerarmos o atrito da deslocação do ar que é diferente consoante a velocidade a que circulamos).

Não te esqueças que no Leaf não se coloca essa questão da falta de força.
Ao aumentares a velocidade na descida, circulaste numa zona de maior ineficiência resultante do atrito do ar e não aproveitaste nenhuma energia para gastar na próxima subida.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Apresentação NoraRamos, BlackLeaf13

Mensagem por Apr » 02 jun 2017, 09:44

VETL Escreveu:Contra quase tudo o que se tem escrito cá no fórum, a minha opinião:

Para a máxima eficiência a velocidade deve ser constante.
As variações de velocidade (quer seja a aumentar quer seja a diminuir) são profícuas em ineficiência.
Portanto CC sem dúvida.
O modo ECO é psicológico.
O modo B é útil para manter a velocidade nas descidas.

Mas a malta da mecânica e da física que se pronuncie com conhecimento de causa.

Concordo a 100%. Apenas acrescentaria que a melhor eficiencia é obtida quando deixamos de nos preocupar com os modos e nos passamos a preocupar com a condução e com a estrada. Estar sempre a mudar obriga-nos a mudar também a forma de conduzir e isso é ineficiente.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Apresentação NoraRamos, BlackLeaf13

Mensagem por jasmim » 02 jun 2017, 10:10

MRider Escreveu:Na minha opinião o CC gasta mais nas subidas.
Porque quem tiver precisão no pé direito pode ser mais económico.
O CC não se "importa" de gastar a subir, e se formos nos a gerir o acelerador reduzindo milímetros no acelerador permite grandes poupanças a subir.

Quanto a autonomia com menos 2 barras não se espera grandes milagres.

PS: aumentar 0.2 bar nos pneus também permite poupança.
É isso mesmo.

Já tive um Prius, e quem conhece este carro sabe que em subida se pisarmos no acelerador é um tal berrar do motor e consequentemente aumento de consumo. Isto acontece inevitavelmente com o CC que se preocupa apenas em manter a velocidade. Quando passava em modo manual, eu conseguia, com a técnica descrita anteriormente, evitar esse aumento de rotação do motor, doseando milimetricamente o acelerador. Também é verdade que ia perdendo aos poucos velocidade à medida que o carro ia subindo. Mas não via os consumos instantâneos subirem exponencialmente.

Estamos a precisar de físicos com rigor científico para nos esclarecerem :lol:
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

NoraRamos
Mensagens: 44
Registado: 17 mai 2017, 23:18
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 44 Ah

Re: Apresentação NoraRamos, BlackLeaf13

Mensagem por NoraRamos » 02 jun 2017, 10:15

Agradeço todos os comentários.
Realmente esperava algo melhor talhado a nível do CC. Em relação a subidas e descidas. Em plano é do melhor.

Bem haja a todas as opiniões :clap:

jarama
Mensagens: 51
Registado: 04 nov 2016, 13:04
Data de fabrico: 01 set 2016
Capacidade bateria: 30kw

Re: Apresentação NoraRamos, BlackLeaf13

Mensagem por jarama » 02 jun 2017, 10:29

VETL Escreveu:Contra quase tudo o que se tem escrito cá no fórum, a minha opinião:

Para a máxima eficiência a velocidade deve ser constante.
As variações de velocidade (quer seja a aumentar quer seja a diminuir) são profícuas em ineficiência.
Portanto CC sem dúvida.
O modo ECO é psicológico.
O modo B é útil para manter a velocidade nas descidas.

Mas a malta da mecânica e da física que se pronuncie com conhecimento de causa.
Concordo com o Apr quando diz que o que importa é o estilo de condução.
Posso dar aqui o meu exemplo.
Caminha diariamente de Coimbra para Castanheira de Pera ou Aveiro. Inicialmente, sempre que tentava usar o modo ECO pensava, "isto é muito pior que o golf 1.4 da minha irmã :-)" e passava para o modo normal.
Com o passar do tempo fui-me habituando e passei a conduzir sempre em modo Eco. Olhando para a média, está exatamente igual, cerca de 43km/h em 23000km. O consumo foi baixando do 14kWh para 13.3kWh.
O uso do ECO não é psicológico, a não ser que o pé seja muito sensível. Em modo normal, basta um toque no acelerador para ver 5 bolas no consumo instantâneo. O ECO (a meu ver) funciona como um limitador dessas variações bruscas de potência. Também chega lá mas demora mais tempo.
A experiência que tenho com o uso do CC no LEAF, no meu Honda a GPL e no antigo Picasso HDI é que o consumo é sempre mais elevado. Prefiro andar mais rápido nas descidas e planos e reduzir nas subidas onde o consumo é muito mais elevado mantendo assim a média horária que se iria obter com velocidade constante CC.
À uns anos atrás, fiz Coimbra Albufeira com CC a 145km/h no Picasso e gastei quase mais 1/4 de depósito de combustível do que era normal.
No caso dos eléctricos e assumindo regeneração a funcionar, não vejo vantagens em usar ponto morto nas descidas, nesse caso está-se a desperdiçar a possibilidade de estar a carregar as baterias.
Obviamente, trata-se da minha experiência pessoal que pode ser diferente dos outros.
-----------------
José Ramalho
Leaf 30kW 09/2016
25K Km 80.35Ahr SOH=100%

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Apresentação NoraRamos, BlackLeaf13

Mensagem por VETL » 02 jun 2017, 11:01

O modo ECO só muda a posição de atuação do pedal do acelerador. E talvez diminua a potência do AC mas isso não conta para aqui.
Já tive essa discussão do ECO e não vou tê-la outra vez.

Essa do Prius e das acelerações monstruosas é assim mesmo. Mas comparar essa estupidez das acelerações parvas em caixas automáticas com um elétrico sem caixa não tem qualquer nexo. "É caixa que não encaixa..." lol 8-)

Desafio:
Experimentem escolher um percurso longo. Montanhoso de preferência. 120 ou mais km é o ideal.
Façam uma viagem ida e volta doseando a velocidade segundo as vossas teorias. A seguir tentem replicar outra viagem em condições iguais mas com velocidade constante (CC).
A única condição que peço que respeitem é que adaptem a velocidade de modo a que as duas viagens demorem precisamente o mesmo tempo.
Depois coloquem cá os resultados dos consumos.

Eu também pensava isso tudo que vocês estão a escrever e até já cá escrevi que preferia o meu pé no acelerador do que o CC (e também já acreditei no pai natal). É a vida.
A mudança de opinião veio com a prática a demonstrar-me em circuito montanhoso, que quando eu coloquei uma velocidade constante que permitisse fazer o mesmo percurso no mesmo tempo, obtive melhores consumos.

Mas de certeza que a mecânica e a física conseguirão explicar isso melhor. Eu é que não estou à altura.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Apresentação NoraRamos, BlackLeaf13

Mensagem por jasmim » 02 jun 2017, 11:04

VETL Escreveu:O modo ECO só muda a posição de atuação do pedal do acelerador. E talvez diminua a potência do AC mas isso não conta para aqui.
Já tive essa discussão do ECO e não vou tê-la outra vez.

Essa do Prius e das acelerações monstruosas é assim mesmo. Mas comparar essa estupidez das acelerações parvas em caixas automáticas com um elétrico sem caixa não tem qualquer nexo. "É caixa que não encaixa..." lol 8-)

Desafio:
Experimentem escolher um percurso longo. Montanhoso de preferência. 120 ou mais km é o ideal.
Façam uma viagem ida e volta doseando a velocidade segundo as vossas teorias. A seguir tentem replicar outra viagem em condições iguais mas com velocidade constante (CC).
A única condição que peço que respeitem é que adaptem a velocidade de modo a que as duas viagens demorem precisamente o mesmo tempo.
Depois coloquem cá os resultados dos consumos.

Eu também pensava isso tudo que vocês estão a escrever e até já cá escrevi que preferia o meu pé no acelerador do que o CC (e também já acreditei no pai natal). É a vida.
A mudança de opinião veio com a prática a demonstrar-me em circuito montanhoso, que quando eu coloquei uma velocidade constante que permitisse fazer o mesmo percurso no mesmo tempo, obtive melhores consumos.

Mas de certeza que a mecânica e a física conseguirão explicar isso melhor. Eu é que não estou à altura.
A tua experiência está acima de qualquer lei da física. :clap:
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

NoraRamos
Mensagens: 44
Registado: 17 mai 2017, 23:18
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 44 Ah

Re: Apresentação NoraRamos, BlackLeaf13

Mensagem por NoraRamos » 02 jun 2017, 14:17

É claro que cada caso é um caso mas eu perguntei somente para ter noção do que estaria a fazer bem ou mal.
Mais porque no meu outro carro (diesel) noto que o CC é muito mais fiável e viável, ou seja, noto uma resposta muito mais rápida a manter a velocidade quer em descidas quer em subidas. Daí a minha questão.

Eu como quase só pego no Leaf para as viagens longas não reparo em grandes regenerações de bateria/autonomia e confesso ter uma bota bastante mais pesada do que a esposa que é quem anda sempre com ele e que está encantada com o carro.

Confesso que ainda estou a aprender a "lidar" com a máquina.

Obrigado, uma vez mais pelas​ trocas de experiências e opiniões.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação NoraRamos, BlackLeaf13

Mensagem por mjr » 02 jun 2017, 17:44

Eu sempre tive a opinião que fazer um percurso no mesmo tempo é mais eficiente em CC do que com qualquer invenção tipo andar mais depressa nas descidas e mais devagar nas subidas ou parecido. Friso que a parte de ser o mesmo percurso no mesmo tempo. Esta é mais uma mentalidade do tempo dos CIs.

A razão é simples: a eficiência do powertrain varia pouco com a carga, e tipicamente é superior com cargas maiores (por exemplo numa subida). Assim, o efeito principal no consumo é a carga aerodinâmica. E aqui, para a mesma velocidade média o mais eficiente é manter a velocidade o mais constante possível, como já vimos noutras situações. Isto porque a perda de rendimento em velocidades maiores é muito superior ao ganho nas velocidades menores, daí ser melhor manter a velocidade constante.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

CASM
Proprietário Leaf
Mensagens: 162
Registado: 19 mai 2016, 14:35
Data de fabrico: 30 jun 2016
Capacidade bateria: 81.92
Localização: Chaves

Re: Apresentação NoraRamos, BlackLeaf13

Mensagem por CASM » 02 jun 2017, 18:02

Vou tentar relatar a forma como eu procedo em auto estrada de montanha para tentar a maxima autonomia.

1º em plano vou em cc, a uma velocidade em que a potencia não exceda duas bolas brancas( +-) em D eco.

2º Nas subidas tiro o cc e tento manter o mesmo consumo de potencia, Em D eco

3º Nas descidas coloco em N e deixo o carro deslizar à velocidade que ele quiser, ( mesmo que por vezes ultrapasse a velocidade legal, mas também não será por muito. Se aparecer alguma curva um puco mais apertada ( so me aconteceu na A24 nas descida para a régua) utilizo a posição D sem ECO, porque o Eco não se nota só a acelerar, também influencia a regeneração,( é só experimentarem) será uma " velocidade" entre o D eco e o B ECO ,

4º Nunca uso regeneração para ganhar autonomia a conversão nunca tem um rendimento de 100%, portanto a energia que ganhaste a descer com ela, vais perde-la na subida seguinte, com juros.
só uso a regeneração para substituir o travão. porque ai perde-se energia na forma de calor.

Em termos de física e de uma forma simplista quando estas em cima tens energia potencial Ep=mgh quando desces esta energia transformar-se em energia cinética Ec=1/2mv^2 .
espero ter ajudado.
2009-Microgeração(fixa) 3,6kw ; A.Q.S -Solar-Termossifão
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw

Responder

Voltar para “Apresentações”