Apresentação Pnunestoc

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Responder
pnunestoc
Mensagens: 2
Registado: 07 mai 2017, 22:52
Data de fabrico: 30 mar 2017
Capacidade bateria: 30 kW

Apresentação Pnunestoc

Mensagem por pnunestoc » 22 mai 2017, 00:11

Olá a todos!

Antes do mais, é com muito gosto que faço a presente apresentação, pois sigo o vosso fórum já algum tempo, o qual considero de maior importância e de altruísmo por todos os que participam!

Chamo-me Paulo Nunes e encontro-me na cidade da Maia, sendo que no passado mês de março/17, adquiri um Nissan Leaf de 30 kWh, branco pérola, o qual já conta com cerca de 3000 kms percorridos! :D

Depois das várias noites mal dormidas, isto desde o momento da encomenda até à utilização diária da MÁQUINA, na convicção (artificial) que tinha cometido um harakiri ao nível da mobilidade, ajudados pelos preciosos e recorrentes comentários da esposa "...não teria sido melhor irmos para o híbrido em vez?!" compreendo e entendo neste momento, que existe mais estrada para "além do túnel" e pelo menos com esta versão de 30 kWh, a situação da autonomia não se coloca, pois é algo que se consegue gerir sem grandes complicações de maior.

Era preciso mudar... e a mudar, teria que ser para algo de facto diferente e não mais do mesmo!

Para todos os membros/visitantes, deixo a minha 1ª partilha de informação relacionada com os VE's, penso que não existe até agora no presente fórum, o entendimento (não vinculativo) por parte das Finanças emitido em 17/04/2017 via E-balcão, sobre a dedução do IVA nos VE atualmente:

"A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
A alínea f) do nº 2 do art. 21º do CIVA (aditada pela Lei n.º 82-D/2014, de 31/12 - Fiscalidade Verde), vieram permitir a dedução do IVA suportado na aquisição (?) ou locação de viaturas elétricas, quando consideradas viaturas de turismo (nos termos da al. a) do n.º 1, do mesmo artigo), cujo custo de aquisição não exceda o definido na Portaria n.º 467/2010, de 7/7, ou seja, para viaturas adquiridas nos períodos de tributação a partir de 2015/01/01, com o limite (IVA excluido) para veículos movidos exclusivamente a energia elétrica: € 62.500. De referir que os citados valores são com exclusão do IVA. No caso da aquisição ou locação do veículo em causa exceder os referidos valores, o imposto suportado encontra-se, na totalidade, excluído do direito à dedução.
Com os melhores cumprimentos
AT- Autoridade Tributária e Aduaneira

Portal Mensagem Saída 17-04-2017 17:09:31"


Um até breve e com muitos kms eléctricos! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação Pnunestoc

Mensagem por BrunoAlves » 22 mai 2017, 00:40

Bem vindo, parabéns pela compra e por teres fugido à tentação do fumarento :mrgreen:

Essa questão do IVA é para empresas, sim. Para particulares, bola...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Apresentação Pnunestoc

Mensagem por jasmim » 22 mai 2017, 07:29

Todos nós, antes de darmos o passo, nos questionámos se não era asneira comprar um carro com "pouca" autonomia. Rapidamente nos apercebemos que esse receio é infundamentado.
Parabéns e bem-vindo.
Não se arranja uma fotos? :)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação Pnunestoc

Mensagem por mjr » 22 mai 2017, 07:53

Parabéns!

Qual é agora a opinião da esposa? A minha também tinha essa opinião mas depois só queria andar ela com o Leaf...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Apresentação Pnunestoc

Mensagem por LuisG » 22 mai 2017, 08:24

Mais um leaf pérola de março :D o pensamento foi mesmo esse "é preciso mudar então que seja por algo que efetivamente faça a diferença "
O tema da autonomia rapidamente se esfumou, o meu já vai com 7500km!
Bem vindo :clap:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Apresentação Pnunestoc

Mensagem por jrochate » 22 mai 2017, 09:22

pnunestoc Escreveu: Para todos os membros/visitantes, deixo a minha 1ª partilha de informação relacionada com os VE's, penso que não existe até agora no presente fórum, o entendimento (não vinculativo) por parte das Finanças emitido em 17/04/2017 via E-balcão, sobre a dedução do IVA nos VE atualmente:
Obrigado pela partilha... mas este assunto já foi amplamente debatido no fórum, como seria de esperar. Obviamente que relembrar é sempre útil.

Para sua informação, e para ficar mais descansado, deixo duas informações vinculativas sobre a questão. Sempre são melhores que questões via e-balcao :)

https://info.portaldasfinancas.gov.pt/N ... o_8433.pdf
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR ... O.9577.pdf

pnunestoc
Mensagens: 2
Registado: 07 mai 2017, 22:52
Data de fabrico: 30 mar 2017
Capacidade bateria: 30 kW

Re: Apresentação Pnunestoc

Mensagem por pnunestoc » 22 mai 2017, 20:32

Olá a todos!

Antes do mais, obrigado pela excelente receção e pela partilha de informação!

Caro Bruno Alves, sim, de facto, a dedução do IVA é somente para profissionais, e, ou, empresas que se encontrem registados para efeitos de IVA. Dessa forma, para os particulares os VE não ficam muito competitivos...

Caro Jasmim, assim que for possível, colocarei foto do LEAF.

Caro Mjr, a esposa, de entre todas as suas imensas virtudes, tem como máxima no que toca a viaturas automóveis, colocar a chave na ignição e acelerar até chegar ao destino, e, ou, parar para colocar combustível. Da necessidade de planear viagens, neste momento, não está muito preparada para esse cuidado extra, qualquer das formas, já me deixou o desafio, para fazermos uma viagem de longo curso (Porto / Algarve), mas até lá apreciação é positiva!

Sinceramente, viagens de atravessar o país, é algo que não me apetece muito fazer, pois o calor que se irá certamente verificar, em particular ao cruzar a zona do Alentejo irá castigar bastante as baterias... pois pelo que posso constatar mesmo com esta versão de 30 kWh, a temperatura do pack de baterias sobe com alguma facilidade (pelo menos 1 barra) com a subida da temperatura ambiente, somando a temperatura acrescida pelas cargas rápidas que seriam necessárias para a realização da viagem, entendo que faria certamente bastantes estragos! :? Dessa forma, o CI suplente entra ao serviço, é mais seguro... 8-)

Para mim, esta variação de temperatura é por agora algo de estranho, pois nas viaturas a CI não existe essa variação (encosta aos 90ºC, e aí fica)! Algo a aprender/domesticar! :D

Até breve!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação Pnunestoc

Mensagem por BrunoAlves » 22 mai 2017, 21:00

Partilhando dessa preocupação com as baterias, não vivo com esse receio presente... Fui ao Algarve, fiz 5 CR seguidas (nesse 3 chegam e sobram) e cheguei às 10 barras de temperatura (mas viajei de noite). O VETL num desses chegou às 11. Uma vez de vez em quando não faz mal nenhum ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Apresentações”