Apesentação Caçoila

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Apesentação Caçoila

Mensagem por cacoila » 25 mai 2017, 11:53

Bom dia a todos,

Chamo-me Helder Caçoila, sou de Portimão e estou a pensar comprar um VE, sem grande pressa, ainda com muita coisa por definir etc. mas se aparecer "o negocio" avança-se na mesma.

Como disse ainda está muita coisa por definir, como por exemplo, se vai ser o único carro próprio em casa, ou segundo carro "só" para as voltinhas do dia a dia. Coisas como KW, KWh, A, Kva etc ainda são tudo novidades para mim e bastante confusas diga-se... Escolha de wallbox ou carregador portátil (com uma qualquer sigla que já reconheço mas agora me falha) também é outra coisa a definir, sendo que nesse aspecto o facto de ser usado quadro eléctrico do condomínio terá de ser tido em conta, e se calhar facilita a escolha (a quem perceba da coisa).

Enfim, muita coisa a definir que espero ver respondido por aqui nos próximos tempos.

Na própria compra do carro também espero ser ajudado por aqui pelos "vendedores de serviço" por aqui, pelo que me apercebi há pelo menos dois users que tratam da importação (solução que me parece a mais viável para mim) pelo que vou muito provavelmente "chateá-los" nos próximos dias.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Apesentação Caçoila

Mensagem por jasmim » 25 mai 2017, 12:15

Muito bem vindo.
Só pelo facto de teres vindo parar aqui, não sais sem adquirires um VE. :D
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apesentação Caçoila

Mensagem por BrunoAlves » 25 mai 2017, 12:29

Bem vindo ;)
Venham de lá essas questões!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Apesentação Caçoila

Mensagem por LuisG » 25 mai 2017, 12:57

Bem vindo e parabéns pela decisão :clap:

Quantos km's estima fazer por dia?
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apesentação Caçoila

Mensagem por rimsilva » 25 mai 2017, 13:55

Bem vindo e boa sorte na escolha.

Posso acrescentar que as duvidas são naturais, que também a tive (tenho :D ) e que as coisas acabam por ser mais simples que o que parecem.

Pessoalmente uma das minhas preocupações era a de que o uso do VE teria de ser o mais simples possível, ligar à tomada em casa e nos postos públicos, sem grandes preocupações... até hoje tem sido assim, pouco mais de 1 ano depois e quase 30.000km.

Nem precisei de aumentar a potência que tinha em casa (6,9kVA), no seu caso sendo apartamento já requer mais alguma analise...

Ah, a "conversa" do 2 carro também aconteceu com 99% das pessoas por aqui, no final o VE até pode ser mais pequeno (etc...), mas é o carro que vai fazer mais km em casa (salvo se se enquadrar no 1% que referi :lol: )

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apesentação Caçoila

Mensagem por cacoila » 25 mai 2017, 14:08

Questões... As questões são imensas de tal forma que não as consigo condensar em simples perguntas, acho que me falta é um "VEs para Tótós" mas ainda não vi um tópico desses por aqui pelo que vou lendo um pouco de tudo o que me aparece à frente e tentando esclarecer-me, quando tiver dúvidas concretas que não veja por cá respondidas então colocarei questões.

Quanto a Km's diários, para já serão entre 40 e 60km's sendo que aos fins de semana provavelmente quereria fazer à volta de 120Km / 150Km em voltas maiores, e algumas dessas voltas não terei possibilidade de carregar no destino pelo que convinha ter pelo menos essa autonomia, o que quase exclui os clones, certo?

Quanto ao carregamento em casa, no apartamento tenho 3,75kVA, o que penso não ser suficiente para quase nada, certo? De qualquer forma, e visto que vivo num 5º andar e puxar cabo até à cave ainda fica caro, a solução deve passar pela puxada do quadro eléctrico do condomínio com medidor de consumo para devolver o que gastar, já agora se a solução passar por uma tomada normal (das que temos em casa) há soluções para evitar que outros vizinhos a aproveitem para aspirar o carro e eu a pagar? De qualquer forma pelo pouco que julgo saber a solução não deve passar por uma tomada normal, certo?

A minha questão com o 2º carro é mesmo só para a eventualidade de ter de me deslocar, sem demoras, para Lisboa ou Beja, onde tenho família próxima, e para eventuais férias mais longe de casa (estando no Algarve isso é pouco comum, mas... ;) ) tirando isso não tenho dúvidas nenhumas que será o carro que faz mais Kms.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Apesentação Caçoila

Mensagem por jasmim » 25 mai 2017, 15:57

cacoila Escreveu:
Quanto a Km's diários, para já serão entre 40 e 60km's sendo que aos fins de semana provavelmente quereria fazer à volta de 120Km / 150Km em voltas maiores, e algumas dessas voltas não terei possibilidade de carregar no destino pelo que convinha ter pelo menos essa autonomia, o que quase exclui os clones, certo?
Num clone os 120-130 são alcançáveis, dependendo do pé direito e do relevo.
cacoila Escreveu:
já agora se a solução passar por uma tomada normal (das que temos em casa) há soluções para evitar que outros vizinhos a aproveitem para aspirar o carro e eu a pagar?
Tens esta solução:
https://www.google.pt/search?q=tomada+f ... Nl0EXn0PDM:
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apesentação Caçoila

Mensagem por Fil » 25 mai 2017, 16:10

Bem vindo Caçoila!

As questões/dúvidas que coloca relativamente às férias, ou idas a Lisboa/Beja, já não são problemáticas, porque já contamos com a ajuda dos novos postos de carga rápidos instalados e a funcionar, o que o fará chegar rapidamente a qualquer um dos referidos destinos. Se tiver de férias, ainda mais tempo tem, e com a poupança associada, vale certamente os minutos extra.

Relativamente os kW, vou dar uma ajuda, kW é potência, kWh capacidade, ou seja, o motor do leaf tem 80 kW de potência e 24 ou 30kWh de capacidade da bateria. Em sua casa, tem potência do contador, que é medida em kW, se colocar uma bateria em sua casa, para ajudar a diminuir os gastos mensais de electricidade, esta terá uma capacidade de x kWh.

Relativamente ao modelo em escolha, tem várias opções, convinha pensar primeiro quanto pretende gastar, a partir daí será mais fácil ajudar, no entanto, para as referidas distâncias, seria bom pensar num leaf, num ioniq, num i3. Com os novos modelos com mais autonomia, poderá livrar-se do carro a combustão e poupar bastante. O tipo de distâncias que refere, são possíveis de fazer com quase todos os modelos, mas depende obviamente da velocidade. Com os novos modelos, a velocidade passa a ser menos problemática. Exponha as suas dúvidas e medos, estamos cá para o ajudar no que pudermos. Vá lendo diários de bordo, e verá rapidamente que os medos desaparecem assim que se adquirem os VE ;)

Boa sorte na escolha.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Apesentação Caçoila

Mensagem por Orlando » 25 mai 2017, 17:31

Bem vindo por aqui.
Ainda este fim de semana estive por aí e não vi um único VE, que tristeza.
Espero que o Caçoila inverta a situação.
Vá fazendo perguntas que há muito gente para ajudar. :D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Apesentação Caçoila

Mensagem por Erbium » 25 mai 2017, 17:35

Orlando Escreveu:Ainda este fim de semana estive por aí e não vi um único VE, que tristeza.
Espero que o Caçoila inverta a situação.
Tendo em conta o cenário de postos de carregamento no Algarve não é de admirar!

Bem vindo cacoila.

Responder

Voltar para “Apresentações”