Olá a todos :)

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
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BVG
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Olá a todos :)

Mensagem por BVG » 28 mai 2017, 09:57

Bom dia pessoal,

Chamo-me Bruno Gonçalves, sou dos arredores de Fátima, e possuo 2 veículos a Diesel.
Neste momento utilizo um Toyota Yaris 1.4 D4D, para fazer as minhas viagens de casa ao trabalho, e trabalho para casa. São cerca de 90 a 95km diários.
Aprendi fazer consumos porreiros no Yaris conseguindo fazer mais kms com um só depósito, mas mesmo assim pesa na factura mensal.

Neste momento surgiu a possibilidade de trocar o meu Yaris por um Nissan Leaf Acenta de 2014, com cerca de 35k km.
Ainda não vi a viatura, mas o primeiro ponto que estou a tentar descobrir, é se consigo fazer a distância diária para o trabalho, carregando apenas o carro durante a noite em casa, numa tomada normal em casa (tenho bi-horário). A potência contratada neste momento é de 4,6 KVA.

Já agora, alguém daqui da zona com um Leaf?
Acredito que sim ;)

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BrunoAlves
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Re: Olá a todos :)

Mensagem por BrunoAlves » 28 mai 2017, 10:14

Bem vindo ;)

90km diários num VE é fantástico, vais ter imensa poupança, para a carteira e para o ambiente.
E sim, consegues fazer essa distância sem problemas. Se for em AE, podes ter de regrar o pé direito para o conseguir mas, se fazes bons consumos no Yaris, também não é a aboborar :mrgreen:

Com essa potência contratada consegues carregar quer a 10 quer a 16A, dependendo sempre do que tens a funcionar ao mesmo tempo. A 10A para carregar 13kWh precisas sempre de 6-7h. Se puderes carregar a 16A reduzes bastante este tempo, mas sobra menos "folga" para o resto da casa. Claro que se estiveres a dormir, não há nada a impedir.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Olá a todos :)

Mensagem por BVG » 28 mai 2017, 10:28

BrunoAlves Escreveu:Bem vindo ;)

90km diários num VE é fantástico, vais ter imensa poupança, para a carteira e para o ambiente.
E sim, consegues fazer essa distância sem problemas. Se for em AE, podes ter de regrar o pé direito para o conseguir mas, se fazes bons consumos no Yaris, também não é a aboborar :mrgreen:

Com essa potência contratada consegues carregar quer a 10 quer a 16A, dependendo sempre do que tens a funcionar ao mesmo tempo. A 10A para carregar 13kWh precisas sempre de 6-7h. Se puderes carregar a 16A reduzes bastante este tempo, mas sobra menos "folga" para o resto da casa. Claro que se estiveres a dormir, não há nada a impedir.
Uma boa parte do trajeto é em AE, mas é aí que tenho a minha técnica de poupança. A ver se consigo aplicar o mesmo no Leaf.

Em casa, durante a noite, poderei ter o aquecimento de águas sanitárias a accionar ao início da manhã (ainda no período de vazio), isto mais no inverno. Durante o resto do ano os painéis solares fazem muito bem o seu trabalho.

Ok, então pelo o que percebi a coisa é fazível.
A ver se esta semana vou ver a viatura e faço negócio ao meu jeito :P

Obrigado pelo esclarecimento.

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Re: Olá a todos :)

Mensagem por BrunoAlves » 28 mai 2017, 11:42

Nesse caso será vantajoso carregares a 16A no início do período económico, assim já terá terminado quando o aquecimento ligar. Se houver sobreposição podes de facto ter problemas e o quadro disparar. Depois tens não só o carro com pouca carga, como ainda tomas banho de água fria :lol:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Olá a todos :)

Mensagem por Orlando » 28 mai 2017, 15:36

Viva,

és De Fátima.
Ainda no outro dia encaminhei um de 30kw para a Chainça, bem perto de ti,
Se puder ajudar, envia email, estou todos os dias por Leiria.
pereorlando@gmail.com
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Re: Olá a todos :)

Mensagem por santanamos » 28 mai 2017, 16:45

Não sei como fazem essas contas mas eu só tenho 3.45kva e carrego o carro junto com o termoacumulador de 1.2kw.
Só disparou uma vez com a maria a ligar o microondas e a máquina de lavar ao mesmo tempo!! É um pouco de disciplina e não acontece nada ;)

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Re: Olá a todos :)

Mensagem por BrunoAlves » 28 mai 2017, 17:02

Contas de merceeiro, sem qualquer valor científico. :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Olá a todos :)

Mensagem por BVG » 28 mai 2017, 19:39

Orlando Escreveu:Viva,

és De Fátima.
Ainda no outro dia encaminhei um de 30kw para a Chainça, bem perto de ti,
Se puder ajudar, envia email, estou todos os dias por Leiria.
pereorlando@gmail.com
Os meus pais são da Chainça, e por acaso, ontem em conversa com o meu pai, ele disse-me que havia um novo Leaf lá na terra. Agora já sei onde veio :)
A minha ideia seria comprar um de 24KW até porque o orçamento não o permite, e dar como retoma o meu Yaris.
É revendedor em Leiria?

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Re: Olá a todos :)

Mensagem por BVG » 28 mai 2017, 19:41

santanamos Escreveu:Não sei como fazem essas contas mas eu só tenho 3.45kva e carrego o carro junto com o termoacumulador de 1.2kw.
Só disparou uma vez com a maria a ligar o microondas e a máquina de lavar ao mesmo tempo!! É um pouco de disciplina e não acontece nada ;)
Porreiro :)
E sim, é uma questão de gerir a coisa.

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Re: Olá a todos :)

Mensagem por mjr » 28 mai 2017, 22:05

Bem vindo Bruno!

Como disseram, para esses km diários e com disciplina no acelerador o Leaf de 24kW.h é uma boa solução e mais económico. Só não aconselho o mk1, terá de ser um mk2, pois os mk1 têm bastante maior degradação na bateria, o que para essa distância pode ser um problema.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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