Boa tarde

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Boa tarde

Mensagem por rimsilva » 04 jun 2017, 15:28

BrunoAlves Escreveu:Eu bem sei que sou ninguém, mas acho, só acho, que não deve carregar no lidl a menos que lá vá às compras... Lá porque outros o fazem, de dia e de noite, não quer dizer que o façamos...

Dito isto, o PC semi R da Avenida de França fica a meia dúzia de km, o PC pouco R da ZI a menos ainda ;)
Cada um deve proceder de acordo com a sua consciência.

Sempre que carreguei no Lidl enquanto fazia compras, no entanto se a loja deixa o posto ligado durante a noite é porque não vê problemas com o seu uso, se precisasse de carregar não teria problemas de o usar durante a noite.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Boa tarde

Mensagem por rimsilva » 04 jun 2017, 15:51

carinarito Escreveu:
Boa tarde,

Estava a pensar comprar o carregador porque o vendedor da nissan recomendou. Não acha que vale a pena?

Obrigada
Eu não comprava, mas isso sou eu que acho que o uso do carro eléctrico deve ser o mais simples possível, sem gastos e adaptações adicionais. Como tenho garagem foi possível e nem o aumento de potência foi necessário, só quando tiver um carro com uma bateria com mais capacidade é que vou pensar nisso.

No entanto cada um deve decidir por si, se não é um encomodo carregar com o cabo que tem, não vejo necessidade de colocar a wallbox.

Que potência tem na garagem?

Eu não tenho Leaf, por isso também não sei qual a potência máxima que o seu cabo permite carregar.
carinarito Escreveu:No site do centro comercial Parque nascente em Rio Tinto diz me que posso carregar la o carro. Alguém tem alguma experiência nesse centro comercial??

obrigada
Não é boa ideia, esses são carregadores lentos.

Faça o seguinte:
Passe primeiro no posto do Lidl que é rápido.
Segunda alternativa o posto da avenida de França, também rápido.
Por último se quiser passar algum tempo num shopping vá ao Mar Shopping que sempre carrega ao dobro da potência do parque nascente e fica a 3 ou 4 Km do aeroporto.

carinarito
Mensagens: 9
Registado: 29 mai 2017, 11:31
Data de fabrico: 16 mai 2017
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Boa tarde

Mensagem por carinarito » 05 jun 2017, 09:17

Bom dia,

Vou mesmo fazer isso vou um pouco mais cedo e vou carregar no lidl, enquanto espero tomo um café.

Em relação ao wallbox estava tentada a comprar porque o vendedor da Nissan me aconselhou e eu ficou a pensar que todos os proprietários de VE tivessem a minha garagem tem boa capacidade. Tenho carregado o carro sem problemas.

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Boa tarde

Mensagem por beme83 » 05 jun 2017, 09:43

Penso que a maioria dos donos de VE não têm um wallbox. De várias coisas que li o carregamento do veículo deve ser feito numa tomada o mais próxima do quadro elétrico possível ou em ficha dedicada e de boa qualidade. uma solução deste tipo é melhor pois resolve quer em casa quer fora de casa https://www.e-station-store.com/en/port ... ation.html

Escolhi este como exemplo há outros sites a vender e talvez a melhor preço.

Att

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Boa tarde

Mensagem por mafgod » 05 jun 2017, 10:21

Já tem cartão da Mobi.e para os postos públicos, lentos e rapidos.
E cabo mennekes para usar nos postos publicos lentos (PCN)?
Ou seja, tem um cabo que usa em casa (10Amp). E tem mais algum?

Para usar os postos de carga rápida (PCR) não é preciso nenhum cabo porque estes postos já o tem.
Para os lentos (PCN), tem de usar ou o mennekes (16A ou 32A) ou o cabo que usa em casa nos PCN com tomada CEE (com um adaptador Schuko/CEE).

A respeito de wallbox, se o cabo que carrega em casa lhe serve, não vale a pena gastar mais dinheiro.
Se pretender carregar mais rapido em casa (16Amp ou 32Amp), terá de investir numa wallbox e muito provavelmente alterar parte da instalação elétrica.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Boa tarde

Mensagem por VETL » 05 jun 2017, 10:38

Não invista numa wallbox. É literalmente dinheiro perdido.
Pelo mesmo preço ou por menos dinheiro, compra um EVSE regulável, que lhe permitirá adaptar-se a qualquer situação, a qualquer tomada ou a qualquer potência que apareça em qualquer lugar. Quando vamos para o desconhecido, é um equipamento imprescindível.
O EVSE regulável é portátil mas se ficar quietinho em casa pendurado à espera do carro, torna-se numa autêntica wallbox.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

carinarito
Mensagens: 9
Registado: 29 mai 2017, 11:31
Data de fabrico: 16 mai 2017
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Boa tarde

Mensagem por carinarito » 05 jun 2017, 10:39

mafgod Escreveu:Já tem cartão da Mobi.e para os postos públicos, lentos e rapidos.
E cabo mennekes para usar nos postos publicos lentos (PCN)?
Ou seja, tem um cabo que usa em casa (10Amp). E tem mais algum?

Para usar os postos de carga rápida (PCR) não é preciso nenhum cabo porque estes postos já o tem.
Para os lentos (PCN), tem de usar ou o mennekes (16A ou 32A) ou o cabo que usa em casa nos PCN com tomada CEE (com um adaptador Schuko/CEE).

A respeito de wallbox, se o cabo que carrega em casa lhe serve, não vale a pena gastar mais dinheiro.
Se pretender carregar mais rapido em casa (16Amp ou 32Amp), terá de investir numa wallbox e muito provavelmente alterar parte da instalação elétrica.

Bom dia,

Sim, já tenho o cartão mobi e para os postos públicos recebi o na sexta feira.
Quando comprei o carro ele trazia junto dois cabos um para as fichas de casa e outro para os postos públicos.

Mas em casa tenho posto a carregar e o carro com a carga completa não me dá os quilómetros que deveria (acho eu).

Nos postos públicos lentos quanto tempo leva a ficar completa a carga??

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Boa tarde

Mensagem por Erbium » 05 jun 2017, 11:56

carinarito Escreveu:Nos postos públicos lentos quanto tempo leva a ficar completa a carga??
Depende da potência do posto e da carga que a bateria tem...

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Boa tarde

Mensagem por mafgod » 05 jun 2017, 13:42

Contas por alto, para um consumo médio de 15kWh/100km:

cabo de casa em casa ou nos públicos - carrega a 10A - carrega por hora 2,3kWh ~ 16km por cada hora de carregamento
cabo mennekes/outro - a 16A - carrega por hora 3,68kWh ~25km por cada hora carregamento
cabo mennekes/outro - a 32A (na realidade 30A) - carrega por hora 7,2kW h ~48km por cada hora carregamento

Carregar em casa ou nos públicos, o tempo de carga é o mesmo para a mesma potência de carregamento.

Responder

Voltar para “Apresentações”