Apresentação CunhaGomes

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
CunhaGomes
Mensagens: 6
Registado: 28 jun 2017, 09:54
Data de fabrico: 14 out 1983

Apresentação CunhaGomes

Mensagem por CunhaGomes » 28 jun 2017, 11:02

Olá,

Já há algum tempo que ando a seguir este fórum. E desde já quero dar os parabéns a todos os participantes porque tem aqui conteúdos muito uteis para, com eu, está a iniciar no fantástico mundo dos carros eléctricos.
Eu ainda não tenho um elétrico, tenho dois carros a diesel que até fazem boas medias de consumo, mas espero vir a ter um eléctrico. Não apenas devido ao ambiente, mas também, sinceramente, como meio de poupança econômica.
Faço alguns kms diariamente na deslocação casa trabalho, e é nesta deslocação que queria encaixar o carro eléctrico. E pretendo obter ajuda aqui no fórum para a escolha da melhor opção.

São cerca de 110 kms por dia (ida e volta) dos quais 90 kms são em autoestrada. Já realizei um test drive com o nissan leaf onde tive oportunidade de fazer a viagem de casa para o local de trabalho.
A experiencia de conduzir um eléctrico foi fantástica (fiquei surpreendido pela positiva). Em relação à autonomia é outro assunto. Como estava a fazer um test drive tive um modo de condução muito variado, entre quais alguns arranques, mudanças de velocidade repentinas, uso de ar condicionado, ect.
Mas resumindo a autonomia, com a viagem e contando também com a deslocação do almoço (+- 15km), foi suficiente, mas cheguei ao fim com aproximadamente 8% da bateria.
O que me deixou com o pé atras, e a primeira coisa que pensei foi: "e se agora tinha que sair, ir as compras por exemplo? Ou me tinha esquecido de algo no trabalho e tivesse de lá voltar?"
Por isso, posso estar a ser um pouco cético, não me vejo agora a depender apenas de um carro eléctrico.

Resumindo, a ideia é trocar uns dos carros por um eléctrico para fazer os 110km diários dos quais 90 kms são em autoestrada.
Desde já obrigado porque sei que neste fórum vou encontrar as resposta as minhas duvidas.

Cumprimentos.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação CunhaGomes

Mensagem por rnlcarlov » 28 jun 2017, 13:24

Qual a versão do Leaf que exerimentou e qual a velocidade em autoestrada?
Não tem qualquer hipótese de carregar no trabalho?

Moderando o pé no acelerador consegue-se esticar a autonomia, se for caso disso.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Apresentação CunhaGomes

Mensagem por hmendes » 28 jun 2017, 13:36

Os 125kms o Leaf de 30kWh faz com uma perna (ou será roda) às costas...
Qual foi a velocidade do percurso em AE? Estava completamente carregado?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação CunhaGomes

Mensagem por Fil » 28 jun 2017, 14:00

Bem vindo!

Com os novos modelos eléctricos, os 110 klms em AE dentro da velocidade máxima, são feitos sem problema. Basta uma simples tomada no local de trabalho ou arredores, e passa a ter a bateria sempre carregada.

Em que zona do país é que costuma andar? Não tem nenhum posto de carga rápida (pcr) por perto?

Boa sorte na escolha, estamos cá para ajudar.

CunhaGomes
Mensagens: 6
Registado: 28 jun 2017, 09:54
Data de fabrico: 14 out 1983

Re: Apresentação CunhaGomes

Mensagem por CunhaGomes » 28 jun 2017, 14:26

Obrigado.

Respondendo as questões:
rnlcarlov Escreveu:Qual a versão do Leaf que exerimentou e qual a velocidade em autoestrada?
A versão foi: 30kWh TEKNA
rnlcarlov Escreveu:Não tem qualquer hipótese de carregar no trabalho?
Não, não tenho estacionamento em garagem no trabalho nem pontos de carregamento perto.
hmendes Escreveu:Qual foi a velocidade do percurso em AE? Estava completamente carregado?
Variei muito a velocidade, passando por vezes de baixa velocidade para alta velocidade carregando a fundo no acelerador. Estava a fazer o test drive, queria ver como o carro respondia.
Claro que tenho consciência que não é o teste ideal para testar a autonomia :)
Fil Escreveu:Em que zona do país é que costuma andar? Não tem nenhum posto de carga rápida (pcr) por perto?
A autoestrada é a A3 Braga<->Porto. Acho que não têm nenhum pcr.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Apresentação CunhaGomes

Mensagem por Orlando » 28 jun 2017, 14:27

Bem vindo
Um Leaf de 24 serve, mas não pode andar a fazer competição.
O de 30kw é o ideal.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 11 nov 2016, 00:39
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: Apresentação CunhaGomes

Mensagem por pedromgs » 28 jun 2017, 16:21

Seja bem-vindo. Tenho um leaf de 30 e semana passada fui de Guimarães até à área de serviço de pombal.... Valide quantos km são, tudo depende da velocidade nesse dia 100km/h...
Nissan Leaf 03/2017

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação CunhaGomes

Mensagem por BrunoAlves » 28 jun 2017, 17:02

Bem vindo.
De facto qualquer VE dos dias de hoje chega e sobeja para esse percurso. Se for num Leaf de 24kWh basta fazer a AE a 90-100. No de 30kWh, basta não passar dos 120km. Em qualquer dos casos chega ao fim do dia com muita margem para as voltinhas ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação CunhaGomes

Mensagem por rnlcarlov » 28 jun 2017, 17:08

CunhaGomes Escreveu:Obrigado.

A versão foi: 30kWh TEKNA

Não, não tenho estacionamento em garagem no trabalho nem pontos de carregamento perto.
Fil Escreveu:Em que zona do país é que costuma andar? Não tem nenhum posto de carga rápida (pcr) por perto?
A autoestrada é a A3 Braga<->Porto. Acho que não têm nenhum pcr.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Derreteu a bateria toda de um leaf 30kWh em 125km? Bem, isso foi um consumo jeitoso foi.
A A3 vai ter um PCR na AS da Trofa. Mas no Porto existem vários PCRs se for necessário alguma emergência, bem como em Braga (este ainda não está ligado). Tendo em conta a zona que é, duvido que oportunidades de carga lhe faltem.

CunhaGomes
Mensagens: 6
Registado: 28 jun 2017, 09:54
Data de fabrico: 14 out 1983

Re: Apresentação CunhaGomes

Mensagem por CunhaGomes » 28 jun 2017, 18:32

Obrigado a todos pelas respostas.
E fico contente em saber que talvez tenha uma ideia errada em relação à autonomia :P
Tenho prefeita noção que o teste não foi o melhor em termos de autonomia, mas confesso que não resisti de ter um carro tão responsivo.

Relativamente a um potencial carro a adquirir, o leaf já esteve na calha até saber que ia sair a nova geração (acho que para o próximo ano) e por isso, se for para comprar novo, prefiro aguentar mais um pouco. Um usado e talvez importado seria uma opção bastante valida, e quando sair a segunda geração logo se vê um possível troca.

O novo ZOE Z.E.40 acho que é um carro mais citadino (a família está prestes a crescer :D ) e acho caro para a gama que representa. A comprar um ZOE Z.E.40 seria certamente usado e talvez importado e por isso também preferia esperar um pouco de tempo até baixarem o preço.

Recentemente pedi informações pelo Hyundai IONIQ EV, que para já é dos carros que mais gostei em termos de estética, e tenho lido e visto reviews muito boas. Mas o preço é elevado para mim. O preço dado foi o seguinte (disponíveis para o fim do próximo mês):
"PVP €41.846 (já inclui todas as despesas de transporte, averbamento, pintura metalizada (€380) e Pack Pele (€2.000). Se optar pela cor branco, basta diminuir €380 aos valores dados, e se não quiser o Pack Pele, diminua €2.000."

Responder

Voltar para “Apresentações”