Apresentação Jorge

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
JMG
Mensagens: 6
Registado: 25 jul 2017, 20:13

Apresentação Jorge

Mensagem por JMG » 25 jul 2017, 22:50

Boa noite a todos,

O meu nome é Jorge e vivo atualmente em Leiria.
Tenho acompanhado o fórum há um ou dois anos, só não efetuei o registo antes por ainda não ter tido a oportunidade de adquirir um VE.
Começo agora a pensar mais seriamente nisso, pois tenho um potencial comprador para um dos carros cá de casa.

Faço 135 Km diários pela N1 Leiria-Coimbra-Leiria e o outro carro circula normalmente só por Leiria. É aqui que agradeço a vossa ajuda:
- Só tenho orçamento para um Leaf Mk2 usado. Será que com um leaf destes consigo fazer a viagem de 135Km sem ter de andar a fazer contas? Ou teria de o alocar às viagens dentro da cidade e aguardar orçamento para o trocar por um de 30 Kw/h para a viagem maior?

Nesta viagem circulo quase sempre a cerca de 70 a 80 Km/h e esporadicamente a 100 a 110 Km/h.

É que já tenho o dia-a-dia demasiado ocupado para poder dispor de tempo para controlar em demasia a velocidade.


Agradeço antecipadamente a vossa opinião.


Cumprimentos a todos,
Jorge

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação Jorge

Mensagem por mjr » 25 jul 2017, 23:26

Bem vindo Jorge.

Para 135km não recomendo um mk2 de 24kW.h, é demasiado curto. Tecnicamente seria possível, mas no inverno e após alguma degradação começaria a ser impossível fazer essa distância sem carregar a meio. Se der para carregar a meio então podes avançar para um de 24kW.h.

O de 30kW.h já daria perfeitamente, mesmo no inverno e com degradação significativa (>10 anos) e será muito mais prático para viagens maiores usando os PCRs.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Apresentação Jorge

Mensagem por santanamos » 26 jul 2017, 10:15

Eu tenho feito 150km no leaf 24kwh com 1barra de capacidade perdida a essas velocidades mas o meu trajecto é bastante plano. Não sei como será na N1.
Como diz o mjr, pode ficar curto daqui a uns anos mas nessa altura o carro pode ficar a fazer os trajectos de Leiria na boa.. é a minha opinião.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Apresentação Jorge

Mensagem por Orlando » 26 jul 2017, 10:17

Bem vindo vizinho,

se pudesses fazer cargas a meio caminho era a solução.
Já fiz 140kms diariamente durante 3 meses, era um exercício de paciência.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Apresentação Jorge

Mensagem por beme83 » 26 jul 2017, 12:18

Orlando Escreveu:Bem vindo vizinho,

se pudesses fazer cargas a meio caminho era a solução.
Já fiz 140kms diariamente durante 3 meses, era um exercício de paciência.
Penso que o que o Orlando disse é a solução ideal para um veículo com 24kw é ter hipótese de carregar algures no meio para evitar descargas de 100% a 5% todos os dias o que contribui negativamente para a preservação da bateria.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação Jorge

Mensagem por BrunoAlves » 26 jul 2017, 12:21

Contribui negativamente é para a preservação da sanidade mental do condutor :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

JMG
Mensagens: 6
Registado: 25 jul 2017, 20:13

Re: Apresentação Jorge

Mensagem por JMG » 26 jul 2017, 13:25

BrunoAlves Escreveu:Contribui negativamente é para a preservação da sanidade mental do condutor :mrgreen:
:D É mais isso...

Eu considero-me um apaixonado por tecnologia, no entanto tenho a vida bastante ocupada o que me leva a não estar disposto a perder tempo com o carro (cargas intermédias e/ou baixa velocidade). Embora a minha vontade era que todos os CI do planeta desaparecessem. :D

Gostaria de poder ter tempo para as cargas ou orçamento para um Model S100 que ia dar ao mesmo :D .

Com isto quero dizer adorava ter só VE em casa, no entanto ainda não os posso considerar como capazes de substituir completamente os CI (no meu caso) por causa da automonia/tempo de recarga. Aguardo com grande expectativa a introdução no mercado da evolução que a Dr.ª Helena Braga trouxe ao mundo das baterias. Aí sim, serei um homem feliz ;) .

Até lá conto comprar um VE sim, mas penso que será para as voltas na cidade, porque para os meus 135Km diários ainda não tenho orçamento.

Cumprimentos a todos e obrigado pelos comentários.

P.S.: Aproveito ainda para reconhecer o óptimo trabalho que este forum e principalmente os membros mais antigos/ativos têm feito para impulsionar a transição para um mundo mais limpo e menos ruidoso.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Apresentação Jorge

Mensagem por Orlando » 26 jul 2017, 16:04

Adorei o P.S., há realmente muita gente por aqui que faz discretamente o melhor do mundo!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

JMG
Mensagens: 6
Registado: 25 jul 2017, 20:13

Re: Apresentação Jorge

Mensagem por JMG » 04 ago 2017, 13:56

Boa tarde a todos,

Estou inclinado para comprar um Visia de 2013 (MK2) para as voltas da cidade.
Na vossa opinião, em relação ao Acenta e para além da bomba de calor, que características consideram importantes e estarei a perder?


Obrigado pela ajuda.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Apresentação Jorge

Mensagem por LuisG » 04 ago 2017, 14:28

Modo B, navegação, painel fotovoltaico e jll são as grandes diferenças . A consola central é diferente pelo que não deverá ter as mesmas funções destinadas ao connect EV
O importante, motor e baterias está lá ;)
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Responder

Voltar para “Apresentações”