Como escolher um leaf de "occasion"?

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Responder
skipper
Mensagens: 2
Registado: 29 ago 2017, 21:28
Data de fabrico: 01 jan 2014
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Como escolher um leaf de "occasion"?

Mensagem por skipper » 30 ago 2017, 11:36

Olá
Sou de Aveiro, faço diariamente aprox. 45km.
Estou a equacionar comprar um leaf de 24kWh, já em setembro.
Como tenho familiares em frança que se disponibilizaram em comprar-me um e expedi-lo por transportadora, vou optar por esta via.
Assim, só preciso de lhes enviar os requisitos mínimos para realizar uma compra sem surpresas, pois não percebo nada de carros….muito menos de elétricos.

Pedia portanto a vossa ajuda para formular uma lista com vários itens necessários. ( documentação necessária para a legalização em Portugal, requisitos mínimos do carro, cuidados a ter com bateria, etc.).

a) O carro deve ter obrigatoriamente mais de 2 anos (possibilidade de ter sido comprado com apoio do estado francês), - deverá ter sido matriculado até 8/2015
b) Estado das baterias: é obrigatório ter 13 barras?
c) A autonomia que aparece no quadrante com carga completa deve ser no mínimo 120km?
d) Os Kms são importantes num carro elétrico? Deve-se evitar um modelo com mais de 15000km/ano?
e) Deverá ser disponibilizado/entregue pelo vendedor o Certificado de Conformidade Comunitário?
f) È necessária a fatura da compra/venda do carro?
g) O Modelo visa ou acenta, justifica a diferença de pre?
h) Deve incluir tomada CEE de 32A para carregar em segurança?
i) Para bom negócio qual o Preço final? 12000€ é um bom negócio?
j) O Nissan tem 2 anos de garantia e 8 anos de bateria?


Esqueci-me de algo importante?
Obrigado.
SK

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Como escolher um leaf de "occasion"?

Mensagem por santanamos » 30 ago 2017, 23:40

Não sou perito nisso tanto que preferi comprar a um membro do forum mas deixo algumas respostas:
b) o total de barras é 12 e não 13. Quantas mais tiver melhor, o normal para um carro de 8/2015 será 11 no pior cenário.
c)a autonomia é fictícia. Depende dos ultimos kms andados e não serve de referencia.
d)na minha opinião não interessa os kms. É mais importante a idade.
e) f) não sei responder mas deduzo que a factura seja necessária para a alfandega/matriculas ou qualquer coisa assim.
g) é uma questão pessoal. Para mim justifica-se mas em França os extras são um pouco diferentes de cá! Convém saber se lhe interessa carga rapida, carregador de 30amperes, gps... etc.
h) passo.. fiquei confuso.
i) não faço ideia. Já matriculado em PT com chave na mão eu estaria disposto a dar mais dinheiro pelo visia!!
j) modelo de 8/2015 terá 3anos de garantia geral e 5 de bateria e motor ou 100mil km.

Mesmo importante era ter acesso à aplicação leafspy junto do carro para tirar uma "radiografia" à bateria.

skipper
Mensagens: 2
Registado: 29 ago 2017, 21:28
Data de fabrico: 01 jan 2014
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Como escolher um leaf de "occasion"?

Mensagem por skipper » 31 ago 2017, 18:40

Vou então contatar um membro do forum, obrigado pela dica

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Como escolher um leaf de "occasion"?

Mensagem por Fil » 01 set 2017, 17:44

Olá e bem vindo!

O santanamos já respondeu à maioria das questões, ficou com alguma dúvida?

Para ter 8 anos de garantia ou 160 mil klms, só com um leaf de 30kWh.

Eu escolheria a versão acenta ou tekna, garantido que tem carregador de 6.6kW (em França segundo sei é extra mesmo nestas versões), para ter evconnect (saber se o carro está a carregar remotamente), e carga rápida.

Tenha também atenção que alguns leafs têm aluguer de baterias, na minha opinião, só interessa comprar com bateria em propriedade.

Espero ter ajudado.

Boa sorte na escolha!

Responder

Voltar para “Apresentações”