Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Mensagem por migle » 02 set 2017, 00:10

Boa noite,

Chamo-me Miguel, vivo em Alcochete e estou para comprar um EV.
Sempre escolhi os carros pelo consumo. Tenho um Citroën C1 com 11 anos a pedir para ser trocado por um EV. Na altura, olhava para o Prius, que anunciava a mesma média no ciclo combinado (com a diferença que o Prius a faz com mais frequência).

Em 2014, por um acaso dos diabos, o stand que vendia Corsas GPL de origem estava fechado a um sábado, e o da Toyota mais abaixo estava num dia especial. O vendedor acabou por dizer à minha mulher "e se fosse um híbrido, com mudanças automáticas?" E lá foi... despachámos o fumarento da minha mulher e ficámos com um Yaris HSD.

Depois de semanas na Internet a aprender como funcionava o sistema HSD encontrámos o fórum prius-pt onde fomos perdendo a insegurança de comprar um EV. Rapidamente nos apercebemos que o que fazia sentido para nós era ter um híbrido grande, para deslocações de grandes distâncias com toda a família, e ter um EV para a cidade. O Yaris HSD não encaixava. Quando ela ficou grávida do terceiro filho, trocámos o Yaris por um Prius+ de 7 lugares (não vá o diabo tecê-las).

Então, estamos prontinhos para o EV. Só falta comprá-lo e ver se cabe na garagem ao lado do Prius+. Pensávamos adquiri-lo com o reembolso do IRS deste filho de 2016/17 mas surge antecipadamente a necessidade de eu me deslocar para uma zona de Lisboa fraca em transportes públicos.

Depois de 3 anos e picos a guiar híbridos, adquirimos a maluqueira dos consumos e por isso o modelo que nos parece fazer mais sentido é o Ioniq, apesar de ser maior do que eu gostaria (em tamanho, para mim o ideal era o Zoe, porque já temos um 7 lugares).

Então estamos a ver como vamos conseguir a proeza de comprar este carro que está com produções um bocado baixas para a procura, a nível mundial.
  • Corremos todos os stands, pedimos propostas, e o resultado parece ser que a Hyundai subiu os preços a partir de hoje.
  • Andamos à procura de viaturas de serviço...
  • Ponderamos a importação através de um stand...
  • Gostávamos de ir ali a Espanha e trazer já um, mesmo sem os grandes incentivos do plano MOVEA espanhol. Porém, precisamos de crédito... acho que nem as financeiras espanholas nos dão crédito com um IRS português, nem as portuguesas para ir a um stand espanhol comprar um carro...
E para já é isto...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 02 set 2017, 12:28

Bem vindo ;)

Há poucas semanas em Coimbra tinham para entrega, entretanto não sei como está agora :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Mensagem por Fil » 02 set 2017, 16:25

Bem vindo Miguel!

Adorei a apresentação!

Para mim, nesta fase do campeonato, o ioniq é claramente o melhor carro preço/qualidade.

O grande problema, é conseguir comprá-los, especialmente em 2a mão e importados.

Espero que o consiga, boa sorte;)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Mensagem por rimsilva » 02 set 2017, 16:44

Bem vindo e boa sorte na compra.

Relativamente ao Ioniq no facebook (mobilidade sustentável ou utilizadores mobi.e) há um proprietário que ainda recentemente referiu que havia em stock, na zona de Lisboa (Azeitão, salvo erro).

Pessoalmente era capaz de esperar mais 1 ou 2 meses para ver o efeito no mercado do novo Nissan Leaf, o próprio Ioniq vai ter um sucessor no proximo ano, os preços dos usados ficam cada vez mais baixos, o que permite trocar mais facilmente por outro VE no futuro.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Mensagem por migle » 02 set 2017, 22:58

Bem sei, a concorrência ao Ioniq actual é o do próximo ano, com bateria de 46kWh, e o Leaf de 2018 com bateria de 40kWh. Eu vou esperar sim pela próxima quarta-feira para saber as características técnicas do Leaf. Porém, as fotos dão-me a sensação de que não será tão aerodinâmico ainda quanto o Ioniq, apesar de melhorado em relação ao Leaf actual.

Há claramente por aí uma data de Ioniqs com matrícula de Junho. Tanto quanto percebi, foram importados 30. Eu já vi três desses. Um quarto tem DB no fórum prius-pt. Na península de Setúbal (onde fica Azeitão) não há, nem os concessionários querem saber. Acho que ainda faço uma chamadinha telefónica para Coímbra.

Apenas fiquei desiludido com estes preços depois do "brevemente" no site da Hyundai se ter convertido em "37000€" em Agosto, para logo a seguir se converter em "39500€". Parece-me estupidamente próximo do BMW i3.

E depois o Leaf que vai sair está com óptimos preços, tenho uma oferta para um Tekna vermelho por 32500€. Pensei que ia ver o Ioniq mais barato.

Mas agora já vi os números das vendas a nível mundial... Acho que todos os fabricantes estão muito atrás de conseguirem satisfazer a procura por VEs.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Mensagem por rimsilva » 03 set 2017, 00:44

migle Escreveu:Há claramente por aí uma data de Ioniqs com matrícula de Junho. Tanto quanto percebi, foram importados 30. Eu já vi três desses. Um quarto tem DB no fórum prius-pt. Na península de Setúbal (onde fica Azeitão) não há, nem os concessionários querem saber. Acho que ainda faço uma chamadinha telefónica para Coímbra.
Já confirmei, era Hyundai em Algueirão.
migle Escreveu:Apenas fiquei desiludido com estes preços depois do "brevemente" no site da Hyundai se ter convertido em "37000€" em Agosto, para logo a seguir se converter em "39500€". Parece-me estupidamente próximo do BMW i3.
Talvez procurando pela Alemanha possa surgir algo interessante usado.
migle Escreveu:E depois o Leaf que vai sair está com óptimos preços, tenho uma oferta para um Tekna vermelho por 32500€.
Outra boa opção, por isso referi o lançamento do novo, que poderá ajudar a baixar o preço do actual a curto prazo... já para não falar nos usados.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Mensagem por migle » 03 set 2017, 09:59

Ok, obrigado, Algueirão é Caetano Energy, já tenho um contacto, ainda não sei todos os carros que há.

No Autoscout, encontramos na Alemanha carros de serviço com pack pele por 32 mil. São 5 mil de diferença, e o incentivo do estado reduz esta diferença para metade. Sem pack pele, 29 mil, mantém-se os 5000/5500€ de diferença. E uma das pessoas que costuma importar ainda não me respondeu à MP (noutro fórum). Mas se fosse chegar lá, comprar o carro e trazer, bem que eu gostava... (não é: preciso de crédito)

O Leaf antigo está bem apetecível. Embora o Ioniq pareça ter mais equipamento (ajudas à condução), a verdade é que o Leaf tem dois pontos a mais, que para mim são mais importantes: a câmara de 360 para meter o carro na garagem, e o controlo remoto pela aplicação.... Neste aspecto, o Ioniq parece um atraso...

Por outro lado, depois de ter tido um Yaris e ter ficado com inveja das médias dos Prius em AE, ter tido que passar para o Prius+ que é muito menos aerodinâmico por causa dos 7 lugares, agora optar por um carro que apesar do design estravagante sugerir que é muito aerodinâmico, na realidade não é... ia ser uma pedra no sapato... é que eu tenho de fazer a Vasco da Gama. Um carro que gasta menos, também carrega mais quilómetros em menos tempo...

Nos VE, isto é muito mais importante do que nos carros a gasolina. Que importa a aerodinâmica num carro a gasolina? O carro gasta só porque o motor está a bombar ar. A aerodinâmica vai pesar quê? 0,3l/100km em 7l/km?

Como os VEs são eficientes, quase toda a energia gasta vai ser despendida no movimento, a conversa é diferente: a aerodinâmica vai pesar uns 50% do consumo do carro, e a diferença entre 0,24 e os 0,29 do Leaf significa que o Leaf gasta mais 20%, isto se o Cd do modelo real que circula na estrada não for os 0,31 indicados por alguns testes independentes.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 03 set 2017, 12:46

Esses negócios na Alemanha não são bem assim, eu também tenho andado em cima do mercado de usados lá fora...
1- não há, boa parte deles são para entregar daqui a uns meses. Tenho colegas na Alemanha que fizeram uns telefonemas para mim e os resultados foram todos iguais
2- esse valor normalmente inclui incentivos estatais que faz com que o carro não possa ser exportado antes de algum tempo após matrícula.
3- atenção aos km do carro. Menos de 6 meses e menos de 6000km tens de pagar IVA cá.

Boas pesquisas ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 03 set 2017, 12:50

Em relação à vantagem da eficiência do ioniq, com o devido respeito (porque não tenho nada a ver com isso claro), uma vez que vais comprar a crédito, o que pagas a menos de juros para comprar um Leaf importado dá-te para muito tempo de electricidade para cobrir o "desperdício da menor eficiência"...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Mensagem por jasmim » 03 set 2017, 13:26

migle Escreveu:
O Leaf antigo está bem apetecível. Embora o Ioniq pareça ter mais equipamento (ajudas à condução), a verdade é que o Leaf tem dois pontos a mais, que para mim são mais importantes: a câmara de 360 para meter o carro na garagem, e o controlo remoto pela aplicação.... Neste aspecto, o Ioniq parece um atraso...
O ioniq tem sensores à frente e atrás e câmara traseira para contornar a falta de câmara a 360º.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Responder

Voltar para “Apresentações”