Leaf usado/importado, cuidados a ter (fraudes da net)

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
ruiamaral
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Re: Leaf usado/importado, cuidados a ter (fraudes da net)

Mensagem por ruiamaral » 29 out 2017, 02:54

Olá a todos
Já fiz o test drive, gostei muito do carro e da condução.
Fiquei foi um pouco desapontado com algumas informações que obtive.

O vendedor disse-me que os de 24 kw não permitem upgrade de módulos, é verdade?
Assim, quer dizer que quem tiver um 30kw, daqui a uns anos facilmente faz upgrade, conseguindo uma melhor autonomia.

Já quem tem um 24 kw, ficará para sempre limitado à autonomia de cerca de 150 km? E o de 30 kw só tem autonomia de 180/190 km? Acho pouco...

Outra coisa foi as horas de carga. Em casa demora 12 horas ou mais para o 30 kw (pensei que ficava nas 8h). Nos postos de cidade pensei que era meia hora, afinal é 4 horas! É preciso gerir muito bem o tempo! Os 20/30 minutos é só para carregamentos rápidos nos postos de autoestradas, segundo percebi.
Nos meios mais rurais, onde estou de momento, e apesar de não fazer os 150 km diários (normalmente), é difícil encontrar postos de carregamento.

Verifiquei ainda que até o ZOE atual (40kw) tem mais autonomia que o Leaf: 300 km contra os 180 do Leaf 30 kw.

Corrijam-me se disse algo errado e desculpem se este não é o sítio mais apropriado para apresentar estas questões.

Saudações Elétricas ! :)

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BrunoAlves
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Re: Leaf usado/importado, cuidados a ter (fraudes da net)

Mensagem por BrunoAlves » 29 out 2017, 04:55

Essa que os 30kWh permitem upgrade é nova... É um facto que boa parte deles pouco percebe da "poda" mas pode valer a pena investigar. Tanto quanto se sabe, nenhum Leaf permite upgrade da bateria.

O tempo de carga depende da capacidade e da potência a que o carregas, é uma regra de 3 simples ;)
P=VxI e V por cá é 230V, logo se carregares:
- com o EVSE de origem, carregas a 10A, logo 2,3kW, logo 27kWh/2,3kW dá 11,7h. Na prática é mais porque há perdas no carregador e há uma hora extra para balanceamento
- em casa ou na rua a 16A (num posto público ou com um EVSE aftermarket), 3,68kW, 7,3h
- em casa ou na rua a 30A (máximo suportado pelo Leaf), 6,9kW, 4h

Claro que normalmente não tens a bateria a 0% logo não precisas de tanto tempo mas os piores casos serão estes, com mais algum tempo por causa do balanceamento.
Também é bom que tenhas presente que, para carregar em casa a mais de 16A tens de ter instalação eléctrica apropriada e potência contratada adequada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ruiamaral
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Re: Leaf usado/importado, cuidados a ter (fraudes da net)

Mensagem por ruiamaral » 29 out 2017, 21:45

Obrigado pela resposta BrunoAlves!

Sobre os carregamentos em casa, coloco mais algumas questões:

- é possível carregar numa tomada normal, sendo que o tempo de carregamento nesse caso é de cerca de 12h?
- o que entendes por instalação eléctrica apropriada e potência contratada adequada? Será potência no mínimo 6,90 Kva? E evitar usar aparelhos potentes (aspiradores, máquina de lavar, etc) enquanto carrega a bateria do carro?
- Compensa comprar uma wallbox (principalmente a nível de tempo de carga)? Qual o investimento, cerca de mil euros?

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LuisG
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Re: Leaf usado/importado, cuidados a ter (fraudes da net)

Mensagem por LuisG » 29 out 2017, 22:49

Em casa tenho 5,75 kVA, são 25A, o carregador do Leaf carrega a 10A, tem bastante folga, nunca tive problemas.
Mesmo com um carregador aftermarket de 16A, não haveria problema até porque essencialmente carrega à noite no horário de vazio do bi-horário.
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Re: Leaf usado/importado, cuidados a ter (fraudes da net)

Mensagem por lmlr » 29 out 2017, 22:59

Para facilitar, encara o carregamento do carro como hoje fazes com o telemóvel, podes inclusivamente programar para aproveitar o bi-horário e começar a carga à 22 ou 24h. Hoje com o telemóvel, por norma, quando te vais deitar deixas a carregar. Com o carro é semelhante, embora se conseguires comprar um carregador de 16A seja mais rápido.

marcopns
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Re: Leaf usado/importado, cuidados a ter (fraudes da net)

Mensagem por marcopns » 29 out 2017, 23:07

A carga numa tomada normal deve demorar pouco mais de 12 horas numa carga de 0 a 100%. No entanto é um erro enorme deixar chegar o nível de bateria tão baixo, além da enorme ansiedade que provoca. Nos carros a combustão abastecemos quando acende a luz de reserva, nos carros elétricos podemos carregar todos os dias em casa. É conveniente acordar todos os dias com o depósito cheio e estar preparado para qualquer imprevisto.
A wallbox parece-me um investimento desnecessário. Há evse portáteis com opção de escolha da corrente de carga por cerca de 500€.
Eu tenho o Leaf há 3 anos e tenho apenas o evse original e wallbox de 16a que é muito raro utilizar.
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Apr
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Re: Leaf usado/importado, cuidados a ter (fraudes da net)

Mensagem por Apr » 30 out 2017, 23:00

Ou seja, perguntar quanto tempo demora o carro a carregar é uma pergunta errada. Não se consegue saber nada sobre o VE. Aliás ja vi numa revista qualquer uma vez que um ponto fraco do Tesla era demorar muito tempo a carregar até 100% :shock:

Importante para quem procura saber sobre VE's a serio, nestas questões de carregamento é saber:

- quais as potencias de carregamento disponiveis em AC e DC. Quanto mais naturalmente melhor.
- No caso de ter carregadores muito potentes qual a eficiencia a potencias baixas (10A), se for importante para o comprador carregar o carro em tomadas ocasionais.

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Re: Leaf usado/importado, cuidados a ter (fraudes da net)

Mensagem por marcopns » 30 out 2017, 23:48

Cada vez temos baterias maiores com mais autonomia que obviamente demoram mais tempo a carregar numa tomada normal. O novo Leaf com 40kwh deve demorar cerca de 25 horas numa carga 0-100%. Mas a limitação está na tomada e não no carro.
Penso que, para quem nao percebe nada de kw, é mais facil perceber que a tomada normal carrega cerca de 15km/h e um evse de 32a são cerca de 50km/h.
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Re: Leaf usado/importado, cuidados a ter (fraudes da net)

Mensagem por mjr » 31 out 2017, 21:57

Um dos problemas é a ideia profundamente errada que uma vez iniciada a carga se deve ir até aos 100% para não estragar a bateria, quando é precisamente ao contrário. É de facto irrelevante o tempo que demora de 0 a 100%, mas como já disseram os km de autonomia carregados por hora de carga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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