Apresentação duvidas e opiniões

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
dfranco
Mensagens: 10
Registado: 18 out 2017, 10:23
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Apresentação duvidas e opiniões

Mensagem por dfranco » 18 out 2017, 11:16

Viva

O meu nome é Duarte e sou novo aqui no fórum estou a despertar para o mundo dos VE, tenho conseguido retirar muita informação deste excelente fórum mas gostaria da vossa opinião/ajuda para esclarecer algumas questões.

Faço diariamente duas viagens de 65km (45km em autoestrada e 15km em cidade) ou seja um total de 120Km diários. A minha ideia é carregar o carro durante a noite em casa (tomada de 16A ou 32A) no trabalho tenho a possibilidade de utilizar carregador rápido.

A minha primeira questão é que esquema de carregamento é o menos intrusivo para as baterias?

A – Carregamento lento durante a noite
B - Carregamento lento durante a noite + carga intermedia lenta
C - Carregamento lento durante a noite + carga intermedia rápida
D – Apenas 1 carregamento rápido diário

Usando a carga lenta qual é a potencia que menos degrada a bateria carregamento de 16A ou 32A ?

Mantendo uma velocidade de 120/130 km em autoestrada que dá uma velocidade media de percurso de 68KM qual é o tempo estimado de degradação da bateria ap fim de 5 anos?

Obrigado pelo vossa ajuda

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação duvidas e opiniões

Mensagem por BrunoAlves » 18 out 2017, 12:01

Bem vindo!

Se tens a possibilidade de carregar no trabalho, qualquer um dos VE do mercado cumpre a necessidade de deslocação do dia a dia. Além disso deves avaliar viagens pontuais maiores (tamanho do carro, conforto, etc) porque inevitavelmente o VE vai tomar conta da garagem. E claro, quanto queres e podes gastar ;)

Em relação às questões, em qualquer VE actual, esquece. Carrega e anda ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação duvidas e opiniões

Mensagem por Fil » 18 out 2017, 14:48

Bem vindo!

Os modelos mais recentes têm 8 anos de garsntia ou 160/200 mil klms, porque pretende saber a degradação ao fim de 5 anos? Pretende comprar um leaf 24kWh? Nesse caso a garantia é de 5 anos ou 100 mil klms. Com os klms que faz, diria que chega normalmente aos 100 mil klms apenas com uma barra perdida.

Se tiver disponibilidade, vá para um de 30kWh, fica melhor servido e acredito que venderá o ci por falta de uso.

Quanto ao carregar, o mais conveniente para não perder tempo, é carregar em casa e no trabalho. Carregar a 16 ou 32 é indiferente para a bateria, convém no entanto ter essas opções disponíveis, caso esteja com mais pressa.

Sempre que puder carregue, não mantenha é a bateria a 100% sem a usar logo de seguida, e muito menos abaixo de 20% sem a colocar à carga, a não ser que seja algo muito esporádico.

Se tiver estes cuidados terá feito o melhor possível, se não tiver terá mais degradação, mas não será nada de especial.

Boa sorte na escolha!

dfranco
Mensagens: 10
Registado: 18 out 2017, 10:23
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação duvidas e opiniões

Mensagem por dfranco » 18 out 2017, 14:54

Os cinco anos era para tentar perceber qual é a degradação ao fim deste tempo com a utilização normal! A minha ideia se possivel era ir para um de 30kWh!

E quanto as cargas rápidas são aconselhaveis ou não? Ainda não consegui perceber!

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação duvidas e opiniões

Mensagem por Fil » 18 out 2017, 16:39

dfranco Escreveu:Os cinco anos era para tentar perceber qual é a degradação ao fim deste tempo com a utilização normal! A minha ideia se possivel era ir para um de 30kWh!

E quanto as cargas rápidas são aconselhaveis ou não? Ainda não consegui perceber!
Não há um valor estipulado de degradação, aquilo que se sabe é que o mk2 já tem pouca degradação (a maioria perdeu apenas uma barra, mesmo em modelos de 2014 com mais de 100 mil klms), e o de 30kWh aparenta ter ainda menos. Começa a ser cada vez menos relevante.

As cargas rápidas não fazem mal nenhum, o que pode degradar a bateria é a temperatura, especialmente quando a mesma se mantém muito alta (acima de 40 graus) dias a fio.

Sempre que necessitar de fazer uma carga rápida, faça-a sem qualquer problema, apenas não o faça sem necessidade. Os ve's degradam mesmo parados (os ci's parados dão problemas de tudo), portanto nunca deixe de usar o carro, use-o o máximo possível, quanto mais o usar mais rende.

Temos aqui foristas que fazem cargas rápidas todas as semanas ou de 15 em 15 dias, e não têm mais degradação que os outros. Deixam no entanto, arrefecer a bateria de noite.

Isto são cuidados que não são obrigatórios, tal como nos ci's não é obrigatório colocar o carro a aquecer ou arrefecê-lo no fim, mas para quem gosta de ter tudo nas melhores condições, gosta de saber.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Apresentação duvidas e opiniões

Mensagem por Orlando » 18 out 2017, 16:49

viva,

eu faço diariamente 210kms num Leaf de 24kWh, 105 para cada lado com carga a meio.
E não há stress!!!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

dfranco
Mensagens: 10
Registado: 18 out 2017, 10:23
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação duvidas e opiniões

Mensagem por dfranco » 18 out 2017, 17:37

Obrigado a todos!

Ou seja duas viagens por dia de 60km a 120km na autoestrada não sera problema ao fim de 5 anos?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação duvidas e opiniões

Mensagem por Fil » 18 out 2017, 17:39

dfranco Escreveu:Obrigado a todos!

Ou seja duas viagens por dia de 60km a 120km na autoestrada não sera problema ao fim de 5 anos?
Não terá qualquer problema, especialmente porque tem como carregar nos dois lados. Nem nos primeiros modelos teria qualquer problema. Qualquer Ve faz isso, mesmo muito degradado.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Apresentação duvidas e opiniões

Mensagem por Orlando » 18 out 2017, 17:43

dfranco Escreveu:Obrigado a todos!

Ou seja duas viagens por dia de 60km a 120km na autoestrada não sera problema ao fim de 5 anos?
Claro....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

dfranco
Mensagens: 10
Registado: 18 out 2017, 10:23
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação duvidas e opiniões

Mensagem por dfranco » 19 out 2017, 11:42

Mais algumas duvidas que ainda não consegui perceber ao certo.

Como se veem as barras de estado (degradação da bateria) está disponível no quadrante ao tem de ser feito via software ODB?

O que quer dizer a sigla SOC tentei procurar no fórum mas não consegui perceber o conceito.

Responder

Voltar para “Apresentações”