À procura de uma alternativa

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por Fil » 25 out 2017, 18:40

Não há muito mais a dizer. Do leaf mk1 para o mk2 a diferença de degradação é grande, como vemos nos vários exemplos aqui do fórum.
O ideal seria poder carregar no trabalho e em casa, mas isso aplica-se a qualquer VE. Não sendo possível de todo, esse percurso num mk2 com 100 mil klms, faz-se bem, a maior parte do tempo é pára-arranca onde os ve's gastam pouco ou nada.

Se puder fazer um esforço para chegar aos 30kWh faça-o, mas aviso-o já que depois disso nunca mais toca num carro a combustível ;)

Estamos cá para ajudar no que for necessário, sempre a dizer-lhe os prós e contras. Não se acanhe de fazer todas as perguntas, por muito tolas que lhe pareçam, todos já passámos por isso.

Boa sorte na escolha.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por Fil » 25 out 2017, 18:46

sabicao Escreveu:
Fil Escreveu:Sabicao, a realidade que refere ê de dois mk1, os mk2 não têm esse tipo de degradação, basta ver os vários que aqui temos no fórum, com mais de 100 mil klms e com 11/12 barras. Não é sequer comparável. A química da bateria dos primeiros modelos, é muito inferior à seguinte, daí ninguém aqui no fórum aconselhar os primeiros modelos para quem quer fazer 100 klms diários.

O que se pretende é que se diga a realidade, não que é tudo lindo ou feio. Basta ler com atenção este fórum, para se perceber que tudo é debatido e com realidade máxima. As opiniões foram dadas por foristas experientes, que conhecem os vários modelos e realidades.
Os MK2 têm uma escala de barras de capacidade diferente, eu sei disso. Tanto quanto julgo perceber deste e de outros fóruns, a melhoria na degradação das baterias do mk1 e as baterias "lizzard" é marginal. Mas o que mudou bastante foi a escala que a Nissan utiliza para mostrar ao utilizador, com o intuito simples e evidente de poupar nas substituições em garantia, que continuam a ser medidas em barras em vez de capacidade real.
Estou enganado?

Mais de 100.000kms com 12 barras? Ou mesmo com 11 barras? Ou a escala de barras está verdadeiramente deturpada ou então a evolução na robustez das baterias é revolucionária, em vez de evolucionária, que era a impressão que tinha até agora.

Esses casos que referem com 100.000kms e 11/12 barras, qual o desgaste real das baterias (gids ou soh)?
Acho que já foram esclarecidas estas questões que não estavam de todo correctas, no entanto, acho que para os modelos referidos, e se existir possibilidade financeira, o ideal seria substituírem essas baterias por novas (infelizmente a nissan só troca por 24kWh). Já ficariam com baterias mk2 e com uma duração muito superior. O custo, segundo os relatos aqui no fórum, é de 7 mil € cada uma. Trocar de carro também é uma possibilidade. O que pouparam em combustível já paga e bem o investimento necessário. Fica a ideia.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por VETL » 25 out 2017, 22:39

sabicao Escreveu: Os MK2 têm uma escala de barras de capacidade diferente, eu sei disso. Tanto quanto julgo perceber deste e de outros fóruns, a melhoria na degradação das baterias do mk1 e as baterias "lizzard" é marginal. Mas o que mudou bastante foi a escala que a Nissan utiliza para mostrar ao utilizador, com o intuito simples e evidente de poupar nas substituições em garantia, que continuam a ser medidas em barras em vez de capacidade real.
Estou enganado?
Quer parecer-me que redondamente.
E isso que julga perceber pode ser de outros fóruns, mas deste não! :naughty:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por mjr » 25 out 2017, 22:48

Precisamente. 24kW.h mk2 é muito melhor que 24kW.h mk1, sem sombra de dúvida, A velocidade de degradação é aproximadamente metade nas baterias do mk2, como já vimos vários exemplos de utilizadores neste fórum com diários de bordo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Apresentações”