À procura de uma alternativa

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
sabicao
Mensagens: 39
Registado: 23 mai 2014, 14:36
Data de fabrico: 10 jun 2011
Capacidade bateria: 25.77 Ah - 4 barras

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por sabicao » 25 out 2017, 15:23

Fil Escreveu:Sabicao, a realidade que refere ê de dois mk1, os mk2 não têm esse tipo de degradação, basta ver os vários que aqui temos no fórum, com mais de 100 mil klms e com 11/12 barras. Não é sequer comparável. A química da bateria dos primeiros modelos, é muito inferior à seguinte, daí ninguém aqui no fórum aconselhar os primeiros modelos para quem quer fazer 100 klms diários.

O que se pretende é que se diga a realidade, não que é tudo lindo ou feio. Basta ler com atenção este fórum, para se perceber que tudo é debatido e com realidade máxima. As opiniões foram dadas por foristas experientes, que conhecem os vários modelos e realidades.
Os MK2 têm uma escala de barras de capacidade diferente, eu sei disso. Tanto quanto julgo perceber deste e de outros fóruns, a melhoria na degradação das baterias do mk1 e as baterias "lizzard" é marginal. Mas o que mudou bastante foi a escala que a Nissan utiliza para mostrar ao utilizador, com o intuito simples e evidente de poupar nas substituições em garantia, que continuam a ser medidas em barras em vez de capacidade real.
Estou enganado?

Mais de 100.000kms com 12 barras? Ou mesmo com 11 barras? Ou a escala de barras está verdadeiramente deturpada ou então a evolução na robustez das baterias é revolucionária, em vez de evolucionária, que era a impressão que tinha até agora.

Esses casos que referem com 100.000kms e 11/12 barras, qual o desgaste real das baterias (gids ou soh)?

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por Erbium » 25 out 2017, 15:36

A escala e a percentagem de SOH a que as barras desaparecem manteve-se foram mesmo as baterias que melhoraram...

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por marcopns » 25 out 2017, 15:45

As baterias do mk2 estão mais resistentes, além da inclusão da bomba de calor que reduz drasticamente o consumo do aquecimento no inverno. Eu tenho um mk2 de 2014 com 72 000km, ainda falta muito para perder a primeira barra, é possível que passe os 100 000km com as 12 barras.
Em AE, desde que não passe os 100kmh ainda faço 130-140km, por nacionais e cidade ainda chego aos 170km.
Imagem
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Corey8
Mensagens: 7
Registado: 23 out 2017, 23:25
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por Corey8 » 25 out 2017, 16:11

É bom estar alerta para este tipo de situações da autonomia, que para mim vai ser importante. Sendo o meu percurso de quase 100kms, devo considerar algo com alguma contingência, certo? Sendo a hipótese de adquirir em segunda mão e fazendo algo a volta dos 32000 kms ano, para que o carro dure uns bons largos anos sem degradação de bateria, isto é, que continue a dar para os kms que pretendo, devo considerar um carro com quantos kms já feitos?

Embora já tenha lido algumas coisas aqui no fórum, sou um total desconhecido da temática, pelo que as questões técnicas que aqui colocam é quase chinês.

existe por aqui algum tipo de tutorial feito para iniciantes?

Obrigado.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por BrunoAlves » 25 out 2017, 16:15

Sim, esse tutorial existe. É assim:
- lê e investiga como estás a fazer
- define um objectivo e um patamar realista de investimento.
- procura com vigor um Leaf 24kWh mk2 que encaixe nesse orçamento
- compra e desfruta do carro.
- arrepende-te de não o teres feito muito mais cedo :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por cacoila » 25 out 2017, 16:29

BrunoAlves Escreveu:Sim, esse tutorial existe. É assim:
- lê e investiga como estás a fazer
- define um objectivo e um patamar realista de investimento.
- procura com vigor um Leaf 24kWh mk2 que encaixe nesse orçamento
- compra e desfruta do carro.
- arrepende-te de não o teres feito muito mais cedo :mrgreen:
Não é mais que isto!

Um Leaf MK2 de 24kW vai-te continuar a fazer 100Kms nessas condições por muitos e bons anos. Se pudesses ir para o de 30kW óptimo, mas se o orçamento não dá e um de 24kW cumpre o principal objectivo siga...

Eu comprei o meu no inicio de Agosto e não podia estar mais contente. Este fim de semana tive de voltar a fazer uma viagem de CI e BAAAAHHHH, tudo bem que fiz os 280kms de uma só vez e a maior velocidade mas já não é a mesma coisa que andar de Leaf.

Corey8
Mensagens: 7
Registado: 23 out 2017, 23:25
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por Corey8 » 25 out 2017, 16:30

BrunoAlves Escreveu:Sim, esse tutorial existe. É assim:
- lê e investiga como estás a fazer
- define um objectivo e um patamar realista de investimento.
- procura com vigor um Leaf 24kWh mk2 que encaixe nesse orçamento
- compra e desfruta do carro.
- arrepende-te de não o teres feito muito mais cedo :mrgreen:
Obrigado Bruno, assim irei fazer. Devo dizer que a tua introdução aqui no fórum, foi das que mais me cativou, por teres tudo bem pensado e bem definido.

Já agora, é incrível como agora que penso no assunto, parece que vejo cada vez mais carros elétricos, principalmente leafs. Todos os dias pelo menos um passa por mim.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por BrunoAlves » 25 out 2017, 16:33

O único cuidado que te aconselho é garantir que não tens problemas a carregar em casa. À chuva ou não, poder carregar em casa é fundamental.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Corey8
Mensagens: 7
Registado: 23 out 2017, 23:25
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por Corey8 » 25 out 2017, 16:39

Sim esse não será certamente o problema, apenas a garagem é mais para arrumos que outra coisa, mas corredor não falta.

renateves
Mensagens: 342
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por renateves » 25 out 2017, 16:52

Corey8 Escreveu:Sim esse não será certamente o problema, apenas a garagem é mais para arrumos que outra coisa, mas corredor não falta.
Se calhar ainda não olhaste bem para a garagem com "olhos de ver"... ou seja, se pensar em arranjar soluções para arrumação ao nível superior (estantes metálicas racks e/ou prateleiras na parede), talvez ... digo eu... tenha espaço para por a viatura!
Apenas especulação ;)

Responder

Voltar para “Apresentações”