À procura de uma alternativa

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por Fil » 25 out 2017, 00:16

labutess Escreveu:Bem vindo
Em Azeitão está um posto de carga que funciona,é uma mais valia a ter em conta pois ainda não se paga a carga.se tiver um ponto de carga perto do trabalho ainda seria melhor pois não necessita investir num modelo com mta autonomia.
Bem vindo Tiago! Não há muito a acrescenta, os colegas já referiram tudo.

Os dois postos de Azeitão estavam off, foram reparados?

Corey8
Mensagens: 7
Registado: 23 out 2017, 23:25
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por Corey8 » 25 out 2017, 00:46

Boas noites a todos.

Desde já obrigado pelas boas vindas.

Pois é isto ainda é tudo muito fresco, mas é um começo.
Não sou grande entendedor de carros, muito menos de elétricos , sempre escolhi na base custo/qualidade e que servisse as necessidades pretendidas. Acontece que nunca fiz tantos kms como agora, e isso nota-se na carteira. Daí o pensamento ter começado a recair sobre um carro elétrico como forma de atenuar esse peso(dado ao custo reduzido no dia a dia) . Deparei-me com o fórum e ao ler alguns dbs é de realçar o entusiasmo com que falam aqui da condução de um elétrico, desde de o record de autonomias conseguidas, ao prazer de condução de um VE e dizerem que quem experimenta um não quer mais voltar ao conduzir carros CI. Isso realmente motiva e faz crescer a água na boca por ter um.

Quanto ao meu caso, não sei se será para já a aquisição de um, mas que gostava gostava. Isto porque, respondendo ao Jasmim, o orçamento ainda deve ser curto, diria que para já apenas daria para um clone dos pequenos, tipo ion. Novos ou usados, muito provavelmente usado, porque novos é muito caro. Quanto a garagem tenho, no entanto não a uso como tal, mas acho que conseguia por parte do carro lá dentro :lol:. E fica a primeira dúvida, um carro elétrico pode ser carregado à chuva? (desculpem se a questão parece idiota de mais), mas visto que a garagem é mais casa das máquinas que outra coisa, o mais provável seria por o carro no corredor, mas há sempre a hipótese de por a frente do carro lá dentro e a garagem aberta, eh eh eh.

Em relação a um possível carro, um clone por mim até podia dar, não fosse a questão da autonomia (espero não estar a ser preconceituoso), mas pelo que tenho lido parece que para 100kms pode ficar à quem.

Devido à falta de tempo, o ideal para mim será algo que desse para ir e voltar numa só carga, e carregar em casa, uma vez que no trabalho não é possível carregar.

Não sei se ajuda mas marquei o meu percurso diário no Google, dá algo entre 92 a 97 kms dia, consoante algumas alternativas. Parecendo quase um Uber, o percurso de casa trabalho casa, tem nacional, autoestrada A33, cerca de 18 kms que não tem trânsito e costumo andar a 100/ 120kms, depois muito pára arranca para a 25 de Abril, utilizo tb a A5 e N117 e passagem pelo centro de Lisboa.

Desde já obrigado por toda a disponibilidade.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por rnlcarlov » 25 out 2017, 10:57

Corey8 Escreveu:Boas noites a todos.

Desde já obrigado pelas boas vindas.

Pois é isto ainda é tudo muito fresco, mas é um começo.
Não sou grande entendedor de carros, muito menos de elétricos , sempre escolhi na base custo/qualidade e que servisse as necessidades pretendidas. Acontece que nunca fiz tantos kms como agora, e isso nota-se na carteira. Daí o pensamento ter começado a recair sobre um carro elétrico como forma de atenuar esse peso(dado ao custo reduzido no dia a dia) . Deparei-me com o fórum e ao ler alguns dbs é de realçar o entusiasmo com que falam aqui da condução de um elétrico, desde de o record de autonomias conseguidas, ao prazer de condução de um VE e dizerem que quem experimenta um não quer mais voltar ao conduzir carros CI. Isso realmente motiva e faz crescer a água na boca por ter um.

Quanto ao meu caso, não sei se será para já a aquisição de um, mas que gostava gostava. Isto porque, respondendo ao Jasmim, o orçamento ainda deve ser curto, diria que para já apenas daria para um clone dos pequenos, tipo ion. Novos ou usados, muito provavelmente usado, porque novos é muito caro. Quanto a garagem tenho, no entanto não a uso como tal, mas acho que conseguia por parte do carro lá dentro :lol:. E fica a primeira dúvida, um carro elétrico pode ser carregado à chuva? (desculpem se a questão parece idiota de mais), mas visto que a garagem é mais casa das máquinas que outra coisa, o mais provável seria por o carro no corredor, mas há sempre a hipótese de por a frente do carro lá dentro e a garagem aberta, eh eh eh.

Em relação a um possível carro, um clone por mim até podia dar, não fosse a questão da autonomia (espero não estar a ser preconceituoso), mas pelo que tenho lido parece que para 100kms pode ficar à quem.

Devido à falta de tempo, o ideal para mim será algo que desse para ir e voltar numa só carga, e carregar em casa, uma vez que no trabalho não é possível carregar.

Não sei se ajuda mas marquei o meu percurso diário no Google, dá algo entre 92 a 97 kms dia, consoante algumas alternativas. Parecendo quase um Uber, o percurso de casa trabalho casa, tem nacional, autoestrada A33, cerca de 18 kms que não tem trânsito e costumo andar a 100/ 120kms, depois muito pára arranca para a 25 de Abril, utilizo tb a A5 e N117 e passagem pelo centro de Lisboa.

Desde já obrigado por toda a disponibilidade.
Se os carros não pudessem ser carregados à chuva, coitados da maior parte deles :lol:
Não se preocupe com isso.

Quanto aos clones, desde que não vá a 100/120 na autoestrada dão para fazer os kms que necessita. Eu a 95km/h quase tudo em AE vou desde Lisboa até à área de serviço de Santarém, chegando com uma margem de pelo menos 10km. Desde que o clone que compre não tenha grande degradação de bateria (os amigos importadores podem ajudar a ver isso) consegue fazer essa distância. Se o orçamento é curto e quer mesmo começar a poupar, parece-me a melhor opção. Mas realmente convém fazer umas experiências primeiro para se ajustar à condução e ver se se adequa ou não.

Corey8
Mensagens: 7
Registado: 23 out 2017, 23:25
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por Corey8 » 25 out 2017, 11:47

Eu autoestrada a andar bem são 18kms pela manhã depois é muito para arranca para passar a ponte 25 de Abril. À volta seriam mais uns kms de AE já sem trânsito. No entanto já sofro por demorar muito tempo em circulação entre casa, trabalho, casa, não queria sofrer por falta de bateria. Mas como disse nada como testar. Quanto a testes a única opção é tentar ir às marcas e fazer testes drives?

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por rnlcarlov » 25 out 2017, 12:38

Corey8 Escreveu:Eu autoestrada a andar bem são 18kms pela manhã depois é muito para arranca para passar a ponte 25 de Abril. À volta seriam mais uns kms de AE já sem trânsito. No entanto já sofro por demorar muito tempo em circulação entre casa, trabalho, casa, não queria sofrer por falta de bateria. Mas como disse nada como testar. Quanto a testes a única opção é tentar ir às marcas e fazer testes drives?
Se tem bastante trânsito, a velocidade média do percurso não deve ser elevada, logo isso também se traduz em menor consumo.

No caso do Leaf deve conseguir fazer uns test-drives sem grandes dificuldades. Já no caso dos clones tenho algumas dúvidas se se consegue alguma coisa decente nos stands (por outras palavras, que não seja apenas dar uma volta ao espaço da oficina). A Mitsubishi, Citroen, Pegueot simplesmente não têm empenho em vender elétricos. Destas todas a Peugeot talvez seja a mais acessível.

sabicao
Mensagens: 39
Registado: 23 mai 2014, 14:36
Data de fabrico: 10 jun 2011
Capacidade bateria: 25.77 Ah - 4 barras

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por sabicao » 25 out 2017, 13:31

Corey8 Escreveu:Boas noites a todos.

Desde já obrigado pelas boas vindas.

Pois é isto ainda é tudo muito fresco, mas é um começo.
Não sou grande entendedor de carros, muito menos de elétricos , sempre escolhi na base custo/qualidade e que servisse as necessidades pretendidas. Acontece que nunca fiz tantos kms como agora, e isso nota-se na carteira. Daí o pensamento ter começado a recair sobre um carro elétrico como forma de atenuar esse peso(dado ao custo reduzido no dia a dia) . Deparei-me com o fórum e ao ler alguns dbs é de realçar o entusiasmo com que falam aqui da condução de um elétrico, desde de o record de autonomias conseguidas, ao prazer de condução de um VE e dizerem que quem experimenta um não quer mais voltar ao conduzir carros CI. Isso realmente motiva e faz crescer a água na boca por ter um.

Quanto ao meu caso, não sei se será para já a aquisição de um, mas que gostava gostava. Isto porque, respondendo ao Jasmim, o orçamento ainda deve ser curto, diria que para já apenas daria para um clone dos pequenos, tipo ion. Novos ou usados, muito provavelmente usado, porque novos é muito caro. Quanto a garagem tenho, no entanto não a uso como tal, mas acho que conseguia por parte do carro lá dentro :lol:. E fica a primeira dúvida, um carro elétrico pode ser carregado à chuva? (desculpem se a questão parece idiota de mais), mas visto que a garagem é mais casa das máquinas que outra coisa, o mais provável seria por o carro no corredor, mas há sempre a hipótese de por a frente do carro lá dentro e a garagem aberta, eh eh eh.

Em relação a um possível carro, um clone por mim até podia dar, não fosse a questão da autonomia (espero não estar a ser preconceituoso), mas pelo que tenho lido parece que para 100kms pode ficar à quem.

Devido à falta de tempo, o ideal para mim será algo que desse para ir e voltar numa só carga, e carregar em casa, uma vez que no trabalho não é possível carregar.

Não sei se ajuda mas marquei o meu percurso diário no Google, dá algo entre 92 a 97 kms dia, consoante algumas alternativas. Parecendo quase um Uber, o percurso de casa trabalho casa, tem nacional, autoestrada A33, cerca de 18 kms que não tem trânsito e costumo andar a 100/ 120kms, depois muito pára arranca para a 25 de Abril, utilizo tb a A5 e N117 e passagem pelo centro de Lisboa.

Desde já obrigado por toda a disponibilidade.

Colegas da mobilildade eléctrica, estão a pintar um cenário demasiado rosa. É um erro que nós todos criticamos nos vendedores e parece-me que estamos a fazer o mesmo aqui.

Não sou pessimista, não diria nada disto se o Corey8 não tivesse referido dois pontos importantes que podem minar a sua expectativa:
- não poderá carregar no trabalho
- sofre por demorar muito tempo em circulação entre casa, trabalho, casa, não queria sofrer por falta de bateria

As vantagens já foram enumeradas, eu vou ser o velho do Restelo:

Sejam realistas: 100kms diários, trajeto misto, com pára-arranca à mistura, sem carregamento no destino, não é pêra doce. Eu nunca recomendaria um clone nestas condições. Mesmo um Leaf 24 rapidamente ficará no limite. No primeiro ano será canja, no segundo já nem tanto, do 3º para a frente é uma ginástica e no 5º deixa de ser possível, a menos que se habitue a fazer 100km/dia a uma média de 50 Km/h.
Desculpem, mas esta é a realidade.

O nosso foco na ajuda ao Corey8 deve ser: mentalizar para o incontornável, que é: tens de arranjar maneira de carregar no trabalho. Ter um carro eléctrico é canja se for fácil carregar em casa - guiar à vontade para o trabalho - carregar no trabalho - guiar à vontade no regresso.

Sem isto, com um Leaf 24 (cuja autonomia realista não passa dos 120kms quando novo, 80kms ao fim de 100.000kms), em muito pouco tempo vai acontecer-te aquilo que já aconteceu a muitos de nós:
- reboque
- conduzir a 40kms/h com o aquecimento desligado
- deixar de ir a algum lado pq depois não consegues ir para o destino

O meu Leaf 24 tem 115.000kms, 44% de desgaste de bateria, e o dia a dia é hoje uma realidade completamente diferente da inicial. Impensável fazer 100kms sem carregar a meio. Esqueçam, não é possível.
O Leaf 24 do meu irmão tem 165.000, 50% de desgaste, e a minha cunhada sofre a sério todos os dias pq na margem sul os carregadores deixaram de existir. O requisito dela são 90kms/dia.

Corey 8, o meu melhor conselho é este:
- testa um VE novo. Vais adorar.
- testa um VE usado, se puderes. Assim terás uma visão de como será o teu futuro daqui a 3 ou 4 anos.
- decide depois

Desculpem o pragmatismo, mas prefiro que um fumarento adie a decisão de mudar VE do que que o faça e se arrependa.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por Erbium » 25 out 2017, 13:47

sabicao Escreveu:Sem isto, com um Leaf 24 (cuja autonomia realista não passa dos 120kms quando novo, 80kms ao fim de 100.000kms)
O meu que já não é novo (SOH a 89%), já fiz 150km's maior parte em estrada nacional mas 40km's foram em AE...
sabicao Escreveu:O meu Leaf 24 tem 115.000kms, 44% de desgaste de bateria, e o dia a dia é hoje uma realidade completamente diferente da inicial. Impensável fazer 100kms sem carregar a meio. Esqueçam, não é possível.
O Leaf 24 do meu irmão tem 165.000, 50% de desgaste, e a minha cunhada sofre a sério todos os dias pq na margem sul os carregadores deixaram de existir. O requisito dela são 90kms/dia.
Esses Leaf's são de que ano?

sabicao
Mensagens: 39
Registado: 23 mai 2014, 14:36
Data de fabrico: 10 jun 2011
Capacidade bateria: 25.77 Ah - 4 barras

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por sabicao » 25 out 2017, 14:41

Erbium Escreveu:
sabicao Escreveu:Sem isto, com um Leaf 24 (cuja autonomia realista não passa dos 120kms quando novo, 80kms ao fim de 100.000kms)
O meu que já não é novo (SOH a 89%), já fiz 150km's maior parte em estrada nacional mas 40km's foram em AE...
sabicao Escreveu:O meu Leaf 24 tem 115.000kms, 44% de desgaste de bateria, e o dia a dia é hoje uma realidade completamente diferente da inicial. Impensável fazer 100kms sem carregar a meio. Esqueçam, não é possível.
O Leaf 24 do meu irmão tem 165.000, 50% de desgaste, e a minha cunhada sofre a sério todos os dias pq na margem sul os carregadores deixaram de existir. O requisito dela são 90kms/dia.
Esses Leaf's são de que ano?

Junho de 2011 (meu) e Julho de 2011 (mano).

Sim, claro que consigo fazer 100kms se precisar. Demorarei 2 horas ou mais, mas chego lá. Mas essa não é uma realidade plausível, pois não? Pelo menos não no contexto que o Corey8 descreveu.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por Fil » 25 out 2017, 14:50

Sabicao, a realidade que refere ê de dois mk1, os mk2 não têm esse tipo de degradação, basta ver os vários que aqui temos no fórum, com mais de 100 mil klms e com 11/12 barras. Não é sequer comparável. A química da bateria dos primeiros modelos, é muito inferior à seguinte, daí ninguém aqui no fórum aconselhar os primeiros modelos para quem quer fazer 100 klms diários.

O que se pretende é que se diga a realidade, não que é tudo lindo ou feio. Basta ler com atenção este fórum, para se perceber que tudo é debatido e com realidade máxima. As opiniões foram dadas por foristas experientes, que conhecem os vários modelos e realidades.

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: À procura de uma alternativa

Mensagem por cacoila » 25 out 2017, 15:00

Concordo plenamente que é preciso não pintar tudo de dourado mas há uma coisa também a ter em conta, os exemplos de que fala são ambos MK1 daí os valores de degradação que indica, coisa que nos MK2 serão um pouco (se calhar até bastante) melhores. Degradações de 44% e 50% são bem significativas e é algo a que os MK2 não devem chegar assim tão cedo.

Responder

Voltar para “Apresentações”