Apresentação e dúvida

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Apresentação e dúvida

Mensagem por cfvp » 12 nov 2017, 13:00

Boas,

Sou o Carlos e vivo em Coimbra.
Tenho andado a seguir o fórum há uns meses, visto que estou a pensar em adquirir o meu primeiro automóvel, que espero que seja um eléctrico. Digo isto porque me agradam alguns aspectos dos eléctricos, que muitos de vocês certamente já sabem melhor que eu, como a simplicidade de condução, os baixos custos de operação, a baixa manutenção, as zero emissões, entre outros. No entanto, como sabem, os eléctricos têm também os seus contras, como qualquer veículo, na verdade. No meu caso em particular, o meu problema nem é necessariamente a autonomia, já que vou usar o carro maioritariamente para um percurso casa-trabalho, que neste momento é curto (por dia seriam uns 8km no total), ou seja, qualquer veículo eléctrico o faria. Contudo o meu problema é outro, é que eu vivo num apartamento e não tenho garagem. Portanto basicamente estaria limitado aos postos de carregamento públicos e daquilo que tenho visto a situação não é nada animadora.

A minha esperança é que nos próximos meses a rede melhore e se torne minimamente fiável. Se isso acontecer então não terei grandes problemas, dado que tenho pelo menos 2 carregadores públicos relativamente perto de casa e certamente não irei precisar de carregar todos os dias, talvez apenas só 1x por semana. Daí que, a meu ver, o ideal seria adquirir um carro com a maior autonomia possível, o que dentro dos meus limites seria por exemplo um Leaf 2.0, de forma a estar mais à vontade e depender menos vezes dos carregadores públicos.

Portanto, dito isto, gostava de saber qual é a vossa opinião sobre esta matéria. Será que devo esquecer a mobilidade eléctrica?

Obrigado desde já.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

radikal
Mensagens: 58
Registado: 29 mai 2017, 10:51
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 81,71

Re: Apresentação e dúvida

Mensagem por radikal » 12 nov 2017, 13:58

cfvp Escreveu:Boas,

Sou o Carlos e vivo em Coimbra.
Tenho andado a seguir o fórum há uns meses, visto que estou a pensar em adquirir o meu primeiro automóvel, que espero que seja um eléctrico. Digo isto porque me agradam alguns aspectos dos eléctricos, que muitos de vocês certamente já sabem melhor que eu, como a simplicidade de condução, os baixos custos de operação, a baixa manutenção, as zero emissões, entre outros. No entanto, como sabem, os eléctricos têm também os seus contras, como qualquer veículo, na verdade. No meu caso em particular, o meu problema nem é necessariamente a autonomia, já que vou usar o carro maioritariamente para um percurso casa-trabalho, que neste momento é curto (por dia seriam uns 8km no total), ou seja, qualquer veículo eléctrico o faria. Contudo o meu problema é outro, é que eu vivo num apartamento e não tenho garagem. Portanto basicamente estaria limitado aos postos de carregamento públicos e daquilo que tenho visto a situação não é nada animadora.

A minha esperança é que nos próximos meses a rede melhore e se torne minimamente fiável. Se isso acontecer então não terei grandes problemas, dado que tenho pelo menos 2 carregadores públicos relativamente perto de casa e certamente não irei precisar de carregar todos os dias, talvez apenas só 1x por semana. Daí que, a meu ver, o ideal seria adquirir um carro com a maior autonomia possível, o que dentro dos meus limites seria por exemplo um Leaf 2.0, de forma a estar mais à vontade e depender menos vezes dos carregadores públicos.

Portanto, dito isto, gostava de saber qual é a vossa opinião sobre esta matéria. Será que devo esquecer a mobilidade eléctrica?

Obrigado desde já.
Olá cfvp, bem vindo. Não ter uma garagem é um grande contra.
Não digo para esqueceres a mobilidade eléctrica, mas que deves pensar noutras soluções. Alugar uma garagem por exemplo.
Se não, vais ter que andar a fazer ginástica nos postos públicos.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação e dúvida

Mensagem por cfvp » 12 nov 2017, 14:38

MRider Escreveu:Bem vindo.
Ainda bem que está a pensar optar por um veiculo eléctrico.
Mas a ideia do VE e carregar em casa, salvo quando vai em viagem.
Quando diz que tem postos públicos perto de casa da à ideia que apenas quer carregar nos postos públicos.
Quando a ideia não é essa.
É como disse, eu não tenho garagem, por isso a minha única hipótese são os carregadores públicos.
radikal Escreveu: Olá cfvp, bem vindo. Não ter uma garagem é um grande contra.
Não digo para esqueceres a mobilidade eléctrica, mas que deves pensar noutras soluções. Alugar uma garagem por exemplo.
Se não, vais ter que andar a fazer ginástica nos postos públicos.
Pois, mas alugar uma garagem também não me parece ser uma boa solução, tanto em termos práticos, como de custos. No entanto vou ver melhor, pode ser que até seja uma solução mais viável, obrigado.

Apesar do meu caso ser um caso excepcional, acredito que nos próximos anos situações como a minha vão ser mais frequentes, à medida que a mobilidade eléctrica ganha mais utilizadores. Por isso esta situação dos postos públicos vai ter que ser melhorada.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Apresentação e dúvida

Mensagem por Orlando » 12 nov 2017, 15:11

Realmente há muitos utilizadores que não têm onde carregar. Estarão sujeitos à rede privada e pública assim como ao seu custo.
8kms por dia só? Não sei se esperava.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Apresentação e dúvida

Mensagem por jasmim » 12 nov 2017, 15:25

Bem-vindo.
O principal é ter tomado a decisão certa. A questão do carregamento deve ser muito bem ponderada. Em que andar vive? Não tem hipótese de passar um cabo pela varanda? Outra hipótese é falar com algum vizinho, alguma pessoa que deixe carregar em sua casa pagando você o carregamento (cálculos fáceis recorrendo a um contador). Tomar um café ou almoçar num estabelecimento que lhe permite ir carregando enquanto consome etc... várias são as hipóteses, há que pensar ;)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação e dúvida

Mensagem por cfvp » 12 nov 2017, 18:05

Orlando Escreveu:Realmente há muitos utilizadores que não têm onde carregar. Estarão sujeitos à rede privada e pública assim como ao seu custo.
8kms por dia só? Não sei se esperava.
Quer dizer que não sabe se esperava pelo Leaf 2.0?
De qualquer maneira, falei no Leaf 2.0 porque em primeiro lugar não tenho muita pressa em comprar, se bem que já dava jeito, mas posso esperar uns meses. Em segundo lugar, a maior autonomia serviria para aquelas viagens mais longas ocasionais ou uma possível mudança de trajeto casa-trabalho, para um trajeto mais longo. Além de que daria ao veículo uma maior longevidade, tendo em conta a potencial degradação da bateria. Em terceiro é o visual do original, do qual eu não sou grande fã, admito.
jasmim Escreveu:Bem-vindo.
O principal é ter tomado a decisão certa. A questão do carregamento deve ser muito bem ponderada. Em que andar vive? Não tem hipótese de passar um cabo pela varanda? Outra hipótese é falar com algum vizinho, alguma pessoa que deixe carregar em sua casa pagando você o carregamento (cálculos fáceis recorrendo a um contador). Tomar um café ou almoçar num estabelecimento que lhe permite ir carregando enquanto consome etc... várias são as hipóteses, há que pensar ;)
Vivo no rés-do-chão. Em teoria daria para passar um cabo, o único problema é que o cabo atravessaria o passeio, o que não sei se as pessoas iriam gostar muito, se bem que não é um passeio muito movimentado e até poderia arranjar uma forma de fazer o cabo passar por cima do passeio (como um arco). No entanto não é uma solução muito bonita e até difícil de concretizar por causa da falta de lugar para estacionar, que ocorre muitas vezes. Ainda por cima o carro teria que ficar umas boas horas ligado, pelos meus cálculos.

Por acaso não tinha pensado na solução de falar com algum vizinho, mas na rua onde vivo ninguém tem garagem ali, só se tiverem uma noutro lado, mas duvido. Relativamente às pessoas que conheço, também só conheço umas poucas com garagem, mas não ficam muito perto de minha casa, além de que não sei se estariam muito receptivas a essa ideia. Nesse caso se calhar seria melhor eu alugar uma.

Quanto aos locais para café ou almoço, eu sei que há um posto no Fórum Coimbra, mas está desligado, infelizmente. Tirando esse não estou a ver outras boas opções.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Apresentação e dúvida

Mensagem por jfr2006 » 12 nov 2017, 18:20

Bem vindo!

O posto no fórum Coimbra não está desligado. A tomada CEE funciona, mas neste caso aconselhava a arranjar um EVSE de 16A para tirar melhor proveito da tomada.

Trabalha em que zona de Coimbra?

No seu caso a melhor solução que vejo é mesmo usar o PCR, dado que é das poucas coisas que ainda funciona em Coimbra. A questão vai mais ser quais vão ser os preços quando for a pagar.

Mas mesmo morando no rés-do chão, acho que um cabo de uma janela par ao carro seria uma boa solução provisória até arranjar uma garagem ;)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação e dúvida

Mensagem por BrunoAlves » 12 nov 2017, 18:25

Bem vindo ;)

Parabéns pela decisão. Mas, nesta altura, sem hipótese de carregar por meios próprios, eu ponderava muito bem... Para tão poucos km/dia, se calhar nem era um carro eléctrico que precisavas ;)

Podes safar-te facilmente no PCR de Coimbra, basta passares lá meia hora e tens autonomia para 2 semanas. Mas se calhas a apanhá-lo fora de serviço, ficas lixado.
Podes ir ao Forum (a CEE funciona mesmo que o posto esteja desligado) mas está muitas vezes ocupado. Deixam carregar nas cargas, vê no electromaps. Mas se não te calha a ir lá ou está indisponível, ficas lixado.
A hipótese de uma extensão esticada uma noite 1x por semana deve funcionar sem grandes sobressaltos. Convinha um EVSE (e uma tomada!) capaz de trabalhar a 16A para maior velocidade de carga.
Com sorte a reabilitação da rede de PCN fica pronta em breve (mal de nós se não fica) e podes safar-te. Mas depender exclusivamente dela é um risco.

Se precisas de trocar de carro, deves sem duvida ponderar um eléctrico. Mas não te esqueças que não moras em Lisboa, os recursos aqui são menos (mas para bem de nós, também a concorrência nos postos :-P ) e, não tendo forma de carregar em casa, a experiência pode conhecer alguns sobressaltos ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

CASM
Proprietário Leaf
Mensagens: 162
Registado: 19 mai 2016, 14:35
Data de fabrico: 30 jun 2016
Capacidade bateria: 81.92
Localização: Chaves

Re: Apresentação e dúvida

Mensagem por CASM » 12 nov 2017, 19:05

Eu vivo no 3º andar, e estive 5 meses a carregar o carro com uma extenção, enquanto não colocava electricidade na garagem. Com o novo leaf e fazendo poucos km por dia, com uma carga durante a noite, dá para duas semanas.
2009-Microgeração(fixa) 3,6kw ; A.Q.S -Solar-Termossifão
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação e dúvida

Mensagem por cfvp » 12 nov 2017, 20:49

jfr2006 Escreveu:Bem vindo!

O posto no fórum Coimbra não está desligado. A tomada CEE funciona, mas neste caso aconselhava a arranjar um EVSE de 16A para tirar melhor proveito da tomada.

Trabalha em que zona de Coimbra?

No seu caso a melhor solução que vejo é mesmo usar o PCR, dado que é das poucas coisas que ainda funciona em Coimbra. A questão vai mais ser quais vão ser os preços quando for a pagar.

Mas mesmo morando no rés-do chão, acho que um cabo de uma janela par ao carro seria uma boa solução provisória até arranjar uma garagem ;)
Ah ainda bem. Há bocado vi no electromaps e estava como não funcional, mas já vi que fez uma actualização.
Tenho que averiguar isso do EVSE, já ouvi dizer que é recomendável ter.

Trabalho no chão do bispo.

Pois, também há essa questão dos preços. Será que os PCR ficarão muito caros? E os normais?

Sim, o cabo de uma janela até pode funcionar como solução provisória, mas não como definitiva. Por isso preferia ter tudo já preparado para não ter que passar por aí.
BrunoAlves Escreveu:Bem vindo ;)

Parabéns pela decisão. Mas, nesta altura, sem hipótese de carregar por meios próprios, eu ponderava muito bem... Para tão poucos km/dia, se calhar nem era um carro eléctrico que precisavas ;)

Podes safar-te facilmente no PCR de Coimbra, basta passares lá meia hora e tens autonomia para 2 semanas. Mas se calhas a apanhá-lo fora de serviço, ficas lixado.
Podes ir ao Forum (a CEE funciona mesmo que o posto esteja desligado) mas está muitas vezes ocupado. Deixam carregar nas cargas, vê no electromaps. Mas se não te calha a ir lá ou está indisponível, ficas lixado.
A hipótese de uma extensão esticada uma noite 1x por semana deve funcionar sem grandes sobressaltos. Convinha um EVSE (e uma tomada!) capaz de trabalhar a 16A para maior velocidade de carga.
Com sorte a reabilitação da rede de PCN fica pronta em breve (mal de nós se não fica) e podes safar-te. Mas depender exclusivamente dela é um risco.

Se precisas de trocar de carro, deves sem duvida ponderar um eléctrico. Mas não te esqueças que não moras em Lisboa, os recursos aqui são menos (mas para bem de nós, também a concorrência nos postos :-P ) e, não tendo forma de carregar em casa, a experiência pode conhecer alguns sobressaltos ;)
É verdade, pela utilização que provavelmente o carro terá, um carro a combustão saía mais barato. Mas não sei bem porquê os carros a combustão não me atraem muito, os eléctricos fazem mais sentido na minha cabeça. Deve ser não só por causa das vantagens que mencionei, como também o facto de estarem mais ligados às novas tecnologias. Basicamente, a meu ver, são os veículos do futuro. Por isso estar a investir num a combustão dá-me a sensação de estar a investir numa tecnologia prestes a ser ultrapassada. O que não é bem a realidade, eu sei.

Pois é isso, o problema é esse, se o posto está indisponível ou ocupado. Mas é estranho isso acontecer frequentemente com os postos de carregamento. Alguém sabe porquê?
Por exemplo é raro eu ver bombas de gasolina avariadas, mas se calhar não é uma boa comparação.
A extensão poderia funcionar algumas vezes, mas depender dela também seria um risco, especialmente porque muitas vezes é difícil arranjar estacionamento perto.
Sim, eu estou com esperanças que a rede PCN fique funcional de uma vez por todas. É preferível que seja a pagar mas ficar a funcionar em condições, do que ser gratuita e não estar a funcionar. Nesse caso o risco seria menor, mas claro há sempre um risco.

Eu não vou trocar porque não tenho nenhum, é mesmo um carro novo, o primeiro. Quando fala dos recursos, está-se a referir apenas à quantidade de postos de carregamento ou também quanto à sua manutenção?
CASM Escreveu:Eu vivo no 3º andar, e estive 5 meses a carregar o carro com uma extenção, enquanto não colocava electricidade na garagem. Com o novo leaf e fazendo poucos km por dia, com uma carga durante a noite, dá para duas semanas.
Estou a ver. Pois mas lá está, é uma solução provisória. Sim, deve dar para 2 semanas, mas não seria pior tentar carregar pelo menos 1x por semana. No entanto certamente vou fazer mais kms que isso. Quando falei nos 8km estava apenas a referir-me ao percurso casa-trabalho, mas não será o único percurso que vou fazer a semana toda. Também estou a contar de fazer umas viagens ocasionais mais longas nos fins-de-semana.

Obrigado pelas respostas.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Apresentações”