Apresentação - Miianas

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Miianas
Mensagens: 15
Registado: 11 jan 2018, 16:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Tondela

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por Miianas » 12 jan 2018, 13:54

cfvp Escreveu:Bem-vinda.

Interessante, estou numa situação semelhante. Estou a pensar comprar o meu primeiro carro, que provavelmente será um veículo eléctrico. Também faço poucos kms por dia, o que de um ponto de vista económico não faz muito sentido optar por um eléctrico, neste momento. No entanto existem outras razões que me atraem, como a simplicidade de condução, aceleração instantânea, baixo custo de manutenção e o facto de ser mais ecológico. Até mesmo os custos de operação mais baratos são sempre uma mais valia, mesmo não conseguindo recuperar totalmente o investimento inicial.

No meu caso estou a pensar no novo Leaf, que é o Leaf que tem a maior autonomia (+-240km reais). Estou a pensar neste por várias razões, incluindo autonomia, características, aspecto, preço e disponibilidade. A autonomia é especialmente importante para mim porque eu não tenho sitio em casa para carregar, portanto vou ter que depender dos postos de carga públicos (que neste momento não são muito fiáveis). Por isso ter maior autonomia dá-me mais segurança e flexibilidade, até para uma eventual viagem mais longa.
Contudo este novo Leaf apesar de ter uma disponilidade acima do normal para um veículo eléctrico, ainda está nos inícios de produção e para reservas feitas agora estão a contar de entregar só lá para Maio/Junho. Por isso não sei se isso pode ser um problema para si. O preço é outro factor que pode afastar potenciais compradores, visto que apesar de ser relativamente barato para um eléctrico agora, +-€30k não é propriamente barato.

Portanto, veja como é a sua situação. Se tem local em casa para carregar e faz poucos kms por dia, pode ir para qualquer carro eléctrico. Veja qual é o que gosta mais e o que fica mais em conta.
Quanto a usado, novo, etc, provavelmente a coisa mais importante com que deve preocupar num usado/semi-novo é mesmo o estado da bateria, se tem muita ou pouca degradação. No entanto deixo essas sugestões para os mais entendidos.
Com 25 anos (quase) não tenho grande dinheiro de parte, porque não sou grande coisa na questão da poupança. Seria mais fácil para mim, uma obrigação mensal de realmente pagar o carro. Não sou apologista de esperar para ter o dinheiro, porque se calhar, quando o tiver, já tinha o carro pago há imenso tempo.
E na verdade a minha situação é semelhante, não faço kms suficientes para compensar, mas nao é esse o principal motivo, mas sim o facto de que gostava de não contribuir para um aumento da poluição (embora que pouco significativo).
O local em casa para carregar é algo que ainda não vi (e que preciso de ajuda, porque não faço grande ideia do que é preciso), mas em Tondela existem postos a funcionar, um deles na escola.

Acabei de encontrar esta opção https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... 277ed8b7fd, mas não sei se em termos de preço é aceitável.
Fil Escreveu:Bem vinda Mariana, bom ano!

Tondela tem 3 pontos de carga que lhe podem ser úteis em algumas situações.

Estamos cá para ajudar no que necessitar, independentemente do modelo que preferir, o importante é que seja eléctrico. Não se acanhe, cá estaremos para responder.

Cfvp, quanto custam os modelos ci da gama do leaf?
Sim, felizmente Tondela tem 3, que suponho sejam pagos (da Mobi.e).
A minha maior duvida é se me compensa ou não comprar novo. Porque toda a gente me diz que sou tola, literalmente, por comprar o primeiro carro novo. Eu não sou muito de ir pelos outros, mas como sou pouco entendida, tenho de perguntar a quem sabe.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por jfr2006 » 12 jan 2018, 14:38

Bem-vinda!
Miianas Escreveu: Sim, felizmente Tondela tem 3, que suponho sejam pagos (da Mobi.e).
Não, não são pagos e nem vão ser tão cedo quanto isso. Se nem os PCR ainda estão a pagar, quanto mais esses. Quanto a carregar em casa, até uma simples tomada serve ;)

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por LuisG » 12 jan 2018, 14:49

Bem vinda
Parabéns pela decisão de escolher VE.

Mesmo que venha a fazer 50km`s diários, o Leaf de 24kwh é suficiente e poupa uns bons €, com alguma pesquisa encontra boas soluções a valores relativamente acessiveis.
O Leaf de 30kwh, saiu no inicio de 2016, esse facto e maior bateria colocam naturalmente num patamar de preço um pouco mais elevado comparado com o de 24kwh, contudo numa opção de mais longo prazo pode ser uma melhor escolha, por varias razões. Não só pela maior autonomia como pela garantia, que é de 8 anos ou 160.000km`s enquanto no de 24kwh é de 5 anos ou 100.000km`s (isto para as baterias).
Qualquer duvida disponha.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por rimsilva » 12 jan 2018, 14:59

Miianas Escreveu: Com 25 anos (quase) não tenho grande dinheiro de parte, porque não sou grande coisa na questão da poupança. Seria mais fácil para mim, uma obrigação mensal de realmente pagar o carro. Não sou apologista de esperar para ter o dinheiro, porque se calhar, quando o tiver, já tinha o carro pago há imenso tempo.
E na verdade a minha situação é semelhante, não faço kms suficientes para compensar, mas nao é esse o principal motivo, mas sim o facto de que gostava de não contribuir para um aumento da poluição (embora que pouco significativo).
O local em casa para carregar é algo que ainda não vi (e que preciso de ajuda, porque não faço grande ideia do que é preciso), mas em Tondela existem postos a funcionar, um deles na escola.

Sim, felizmente Tondela tem 3, que suponho sejam pagos (da Mobi.e).
A minha maior duvida é se me compensa ou não comprar novo. Porque toda a gente me diz que sou tola, literalmente, por comprar o primeiro carro novo. Eu não sou muito de ir pelos outros, mas como sou pouco entendida, tenho de perguntar a quem sabe.
Objectivamente para o tipo de utilização que é referida, se olhar apenas ao factor deslocação, não compensa comprar o novo Leaf porque não faz km que justifique a autonomia, no entanto eu também comprei um VE mais por convicção do que por necessidade (reduzir custos de utilização, por exemplo).

Se fosse hoje teria comprado usado, por 2 motivos: a desvalorização dos carros (novos) e sobretudo pela evolução que se está a verificar neste meio dos VE's.

Em termos de usados, na secção de compras e vendas há aqui no fórum, há alguns usados que estão à venda e que dão muitas garantias, sobretudo porque podemos saber a verdadeira situação das baterias.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por BrunoAlves » 12 jan 2018, 15:26

Sem querer fazer de velho do restelo, vou parecer um agora :mrgreen:
Porque toda a gente me diz que sou tola, literalmente, por comprar o primeiro carro novo
Tola não diria, mas de facto é uma atitude pouco sensata, sobretudo quando vais ter de pedir um crédito total para o pagar. Não está em causa a tua capacidade de honrar compromissos ou o não teres o direito a ter um carro novo se for isso que queres! Mas o facto é que vais pagar uma mensalidade assustadora quando, na tua idade, devias usar esse dinheiro para coisas bem mais interessantes :mrgreen:
Ainda bem que há quem compre carros novos, se não eu não podia usados pouco usados :lol:

As alternativas que aqui se levantam são todas válidas. Um Leaf de 24kWh ainda com garantia serve as tuas deslocações normais, um 30kWh já te dá outro conforto em termos de autonomia, se comprares um 40kWh então, para o tamanho do país, vai dar e sobrar.
Mas tu tens 24 anos... Eu nessa idade gastava um depósito de gasolina numa noite! Claro que era de vez em quando, mas fazia-o. É de louvar (mesmo!) o teu interesse pela ME mas não sei se um VE de preço "reduzido" (tentando afastar-te da ideia do comprar novo) é o ideal para ti.

Porra pareço o meu avô. Vou só cortar os pulsos e já volto :lol:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Miianas
Mensagens: 15
Registado: 11 jan 2018, 16:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Tondela

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por Miianas » 12 jan 2018, 16:08

BrunoAlves Escreveu:Sem querer fazer de velho do restelo, vou parecer um agora :mrgreen:
Porque toda a gente me diz que sou tola, literalmente, por comprar o primeiro carro novo
Tola não diria, mas de facto é uma atitude pouco sensata, sobretudo quando vais ter de pedir um crédito total para o pagar. Não está em causa a tua capacidade de honrar compromissos ou o não teres o direito a ter um carro novo se for isso que queres! Mas o facto é que vais pagar uma mensalidade assustadora quando, na tua idade, devias usar esse dinheiro para coisas bem mais interessantes :mrgreen:
Ainda bem que há quem compre carros novos, se não eu não podia usados pouco usados :lol:

As alternativas que aqui se levantam são todas válidas. Um Leaf de 24kWh ainda com garantia serve as tuas deslocações normais, um 30kWh já te dá outro conforto em termos de autonomia, se comprares um 40kWh então, para o tamanho do país, vai dar e sobrar.
Mas tu tens 24 anos... Eu nessa idade gastava um depósito de gasolina numa noite! Claro que era de vez em quando, mas fazia-o. É de louvar (mesmo!) o teu interesse pela ME mas não sei se um VE de preço "reduzido" (tentando afastar-te da ideia do comprar novo) é o ideal para ti.

Porra pareço o meu avô. Vou só cortar os pulsos e já volto :lol:
Estou bem mais inclinada para um usado, mas de 30kWh. Faz sentido preocupar-me com o nº de km? é que eu quero comprar um carro para me durar uns bons anos, não tenho interesse em andar a trocar.
A minha mãe incentiva imenso a compra de um carro (até porque ela também vai usufruir dele, para que se reduza o consumo de gasoleo), porque concorda que aos 25 anos é normal que queira algo meu (sem ser a mobília do quarto :lol: ), mas fica reticente com a questão do usado.. E eu tbm fico, porque estou pouco informada. Não sei de que ano é aceitavel, com quantos kms, com quantos anos de garantia..

Estava à espera que aqui me conseguissem aconselhar melhor.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por RJSC » 12 jan 2018, 16:22

BrunoAlves Escreveu: Mas tu tens 24 anos... Eu nessa idade gastava um depósito de gasolina numa noite! Claro que era de vez em quando, mas fazia-o. É de louvar (mesmo!) o teu interesse pela ME mas não sei se um VE de preço "reduzido" (tentando afastar-te da ideia do comprar novo) é o ideal para ti.
Há jovens com juízo. Eu comprei o meu Leaf com 28 anos em 2014 e e só não foi com 25 anos porque o preço deles novos no lançamento era incomportável para mim e tive que esperar até comprar um usado abaixo de 20000€. Ao contrário da Mariana, não sou de comprar a crédito e alimentar o sistema financeiro com juros.
Mas também foi o primeiro carro que comprei com o meu dinheiro. Antes andava num antigo que o meu pai deixou para mim.

Mais um concelho para a Mariana: não contes com os postos públicos para o dia-a-dia.
Ainda há pouco tempo a Câmara Municipal de Tondela os desligou por mais de um ano e quando forem a pagar, o preço vai ser bem mais caro que a eletricidade de casa.
Além disso esse modelo que postos que estão instalados em Tondela tem fama de avariar. Além disso podes chegar e o posto já estar o ocupado.

O que te aconselho é carregar em casa. Para carregar numa noite uma tomada normal dá, e o carro já vem com um cabo para isso.

Miianas
Mensagens: 15
Registado: 11 jan 2018, 16:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Tondela

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por Miianas » 12 jan 2018, 16:37

RJSC Escreveu:
BrunoAlves Escreveu: Mas tu tens 24 anos... Eu nessa idade gastava um depósito de gasolina numa noite! Claro que era de vez em quando, mas fazia-o. É de louvar (mesmo!) o teu interesse pela ME mas não sei se um VE de preço "reduzido" (tentando afastar-te da ideia do comprar novo) é o ideal para ti.
Há jovens com juízo. Eu comprei o meu Leaf com 28 anos em 2014 e e só não foi com 25 anos porque o preço deles novos no lançamento era incomportável para mim e tive que esperar até comprar um usado abaixo de 20000€. Ao contrário da Mariana, não sou de comprar a crédito e alimentar o sistema financeiro com juros.
Mas também foi o primeiro carro que comprei com o meu dinheiro. Antes andava num antigo que o meu pai deixou para mim.

Mais um concelho para a Mariana: não contes com os postos públicos para o dia-a-dia.
Ainda há pouco tempo a Câmara Municipal de Tondela os desligou por mais de um ano e quando forem a pagar, o preço vai ser bem mais caro que a eletricidade de casa.
Além disso esse modelo que postos que estão instalados em Tondela tem fama de avariar. Além disso podes chegar e o posto já estar o ocupado.

O que te aconselho é carregar em casa. Para carregar numa noite uma tomada normal dá, e o carro já vem com um cabo para isso.
Quais foram os teus critérios para comprar? Nº de kms, a garantia..? E agora passado estes tempos, a bateria continua igual? É o meu maior medo. É comprar um com pouca garantia, muitos kms e depois fico a arder..

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por LuisG » 12 jan 2018, 16:43

Miianas Escreveu: Quais foram os teus critérios para comprar? Nº de kms, a garantia..? E agora passado estes tempos, a bateria continua igual? É o meu maior medo. É comprar um com pouca garantia, muitos kms e depois fico a arder..
A garantia do Leaf de 30kwh é de 8 anos ou 160.000km`s para a bateria.

Se optares por usado, pode compensar importar, por norma poupa-se uns bons €. Tens aqui no forum 2 user`s com boas referências, que te podem ajudar.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Miianas
Mensagens: 15
Registado: 11 jan 2018, 16:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Tondela

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por Miianas » 12 jan 2018, 16:54

LuisG Escreveu:
Miianas Escreveu: Quais foram os teus critérios para comprar? Nº de kms, a garantia..? E agora passado estes tempos, a bateria continua igual? É o meu maior medo. É comprar um com pouca garantia, muitos kms e depois fico a arder..
A garantia do Leaf de 30kwh é de 8 anos ou 160.000km`s para a bateria.

Se optares por usado, pode compensar importar, por norma poupa-se uns bons €. Tens aqui no forum 2 user`s com boas referências, que te podem ajudar.

Quem, quem? :pray:

Eu já andei a dar uma olhadela pelas ofertas aqui.. Alguém que esteja por lá a vender?

Responder

Voltar para “Apresentações”