Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
pcostax
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Apresentação

Mensagem por pcostax » 13 fev 2018, 01:31

Boas pessoal,
Chamo-me Pedro e moro na zona de Sintra/Ericeira. Agora que estou a trabalhar em Lisboa, consegui finalmente ter uma razão mais válida para comprar o meu Leaf :D
Faço uma média de 100kms por dia e já me estou a imaginar a regenerar carga quando for a descer o IC16, eheh. :lol:
Agora só me faltam os detalhes, mas julgo que posso contar com a vossa ajuda. Será que me podiam dar uma breve lição de como me preparar para a chegada de um VE?
No meu caso vou optar pelo Leaf de 30kwh (usado), mas certamente que a maioria dos “preparativos” serão universais.
Será viável ligar uma extensão elétrica de 5m para ter o carro ligado durante a noite?
Que tipo de acessórios são mais comuns para se poder carregar fora de casa (adaptadores, extensões..)?
O que é que se pode ir fazendo antes de comprar o carro? Pedir selo verde / cartão mobi.e? :shock:
Que conselhos podem dar a quem se começa agora a aventurar nos VEs e sem muitos adeptos à minha volta? (quero conseguir mostrar-lhes que estão errados em continuar a insistir nos motores térmicos!)
Enfim, todos os conselhos são bem-vindos! :pray:

Muito obrigado e parabéns pelo excelente fórum! :clap: :clap: :clap:

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migle
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Re: Apresentação

Mensagem por migle » 13 fev 2018, 23:55

Cartão Mobi.e se tens a matrícula. Selo da EMEL penso que só com os documentos.

Acessórios, é preciso pensar primeiro. Para já, o Leaf de 30 vem com o sabonete para carregar numa tomada normal e o cabo Mennekes para os postos públicos.

Extensão... Eu aguardaria pela resposta de alguém com mais conhecimento. Eu diria que não, teria que ser material muito bom, preparado para mais que os 16A habituais.
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Orlando
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Re: Apresentação

Mensagem por Orlando » 14 fev 2018, 00:06

Bem vindo por cá.
Uma extensão de 5m não tem problema, desde que fique esticada.
Conselhos? Já devia ter um há mais tempo, agora que se decidiu, cada dia que passa é dinheiro em petróleo que põe pela janela fora :-)
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Re: Apresentação

Mensagem por pcostax » 14 fev 2018, 02:13

Muito obrigado pelas respostas até agora! ;)

Pelo que estive a medir, serão + ou - 5m de distância. Por isso, a minha ideia é comprar cabo, fichas e por mãos à obra.
A solução é provisória porque estou a vender a casa e não queria estar a fazer muitas alterações agora. Quando mudar, tenciono investir em algo mais definitivo.
@migle - o carregador para uma tomada normal não pode consumir mais de 16A. Ou pode? Senão vou ter que ir buscar uma ligação direta ao quadro elétrico... :shock:

E em relação às aplicações? Alguém está a usar o NissanConnect, Leafspy, outras? Será que valem o investimento?

Mais uma vez, muito obrigado!

jasmim
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Re: Apresentação

Mensagem por jasmim » 14 fev 2018, 07:51

Muito bem-vindo e parabéns pela decisão.
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Re: Apresentação

Mensagem por migle » 14 fev 2018, 08:06

Não, não pode puxar os 16A, violaria todas as normas. A preocupação é só o número de horas.

Quanto puxa exactamente não sei, não tenho o Leaf. O do Ioniq, para carregar a 2,3kW, puxa 11+A (12 nominal) ou 2,543kW, mas quando não temos confiança na instalação elétrica podemos reduzir dos 12A para 9A ou até 6A.

Podes verificar se a extensão ficou muito quente perto das extremidades. No mínimo, eu compraria de uma marca boa.

Um medidor de consumo normal pode ser importante se quiser mostrar a alguém que a despesa não é muita, e as Apps também e para a saúde da bateria. Ou então, viver despreocupadamente...
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Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 14 fev 2018, 10:42

Bem vindo!

Para usar o carregador de origem do Leaf (10A) a desenrascar uns tempos não vejo mal nenhum, desde que a tomada e a extensão sejam de boa qualidade. Eu carreguei o meu muitos meses assim e não tive qualquer problema.
Uma tomada em bom estado, uma extensão de qualidade (se a fizeres tu, sabes o que lá está) e não há crise.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Apresentação

Mensagem por Nonnus » 14 fev 2018, 10:47

Boas e bem-vindo ao fórum e a mobilidade eléctrica.

Eu tive as mesma dúvidas acerca de cabos/fichas/extensões quando comprei o meu Leaf o que é certo é que até hoje ainda só usei o que o carro trás de origem. Em todo o caso também comprei uma extensão de 25 metros com cabo de 2.5mm (aconselhado aqui no fórum), são mais caras e mais difícil de encontrar (maioria trás cabo de 1.5mm), mas com cabo de 2.5mm vai fazer com que a extensão não aqueça.

Se pensas em fazer uma, o meu conselho é comprares cabo com 3 condutores de 2.5mm e fichas emborrachadas/estanques de qualidade, são mais caras mas evitas problemas com humidade em dias de chuva.
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Re: Apresentação

Mensagem por migle » 14 fev 2018, 23:27

Os 2,5mm quadrados não se referem a um fio de cobre? As extensões costumam ser feitas com cabo multi-filar, caso contrário não seria flexível.

Enfim, é ver na loja qual a espessura do multi-filar para a mesma corrente.
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Re: Apresentação

Mensagem por mjr » 15 fev 2018, 10:29

2.5mm2 multifilar, claro. A secção é sempre indicada como a útil, ou seja cobre efetivo.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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