Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
fireballpt
Mensagens: 19
Registado: 14 abr 2018, 22:06
Data de fabrico: 01 mai 2011
Capacidade bateria: 8 barras

Apresentação

Mensagem por fireballpt » 19 abr 2018, 22:35

Boas noites! Há muito tempo que venho lendo os vossos ensinamentos e experiências. Hoje dou o passo de me juntar a vós :)
Tenho andado a juntar uns €€€ para comprar um Leaf, não um EV... um Leaf, e há muito tempo que tenho vindo a ver o que vai aparecendo mas os valores têm sido sempre acima do meu budget. O motivo principal para a aquisição é baixar a factura mensal pois cá em casa é tudo a dobrar (gémeas) e tudo tem que ajudar.. até o carro :) e porque me faz realmente todo o sentido, mesmo que seja ingénuo, acreditoque temos que pensar que fazendo o nosso bocadinho ajudamos a manter este planeta habitável para os filhos que trazemos ao mundo. Recentemente entusiasmei-me com a possibilidade de adquirir um MK1 de 2011 por cerca de 11.500 com 32k km através de um colega que me colocou em contacto com o vendedor. Dados os kilómetros pensei que seria um bom negócio e dentro do que posso dar, mas a bateria deixou-me bastante desanimado pois já só tem 8 barras. Neste momento o carro tem uma autonomia de 70km a uma média de 60 Km/h (estrada aberta, altimetria pouco variável com o máximo de 200mts). Apesar de dar para o meu trajecto diário (+/- 40km) tenho medo da degradação se acentuar muito depressa e "ficar sem carro" no espaço de 1 ou 2 anos.
Sinceramente não sei o que fazer, e não tenho margem para erros... Gostava que me dessem a vossa opinião que é muito mais capaz visto terem a experiência que eu não tenho.

Cumprimentos e ajudarei no que puder!

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Apresentação

Mensagem por LuisG » 19 abr 2018, 22:51

Bem vindo ao fórum e parabéns pela decisão.
Se a opção é mesmo o Leaf, em detrimento de um clone p.e., o ideal era conseguir chegar a um mk2, tanto pela química da bateria melhorada como por outras melhorias que proporcionam um pouco mais de autonomia.
É uma questão de estar atento, com a saída do novo vão seguramente aparecer algumas oportunidades interessantes.
A questão dos km's rodados não é assim tão relevante, com frequência verifica-se baterias em melhor estado que outros com menos km's.
Qualquer dúvida disponha.
Boa sorte na escolha.

Ps: não é ingénuo, de facto se cada um fizesse a sua parte, estaríamos todos muito melhor.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Apresentação

Mensagem por jasmim » 19 abr 2018, 23:57

Bem-vindo!
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 20 abr 2018, 09:23

Bem vindo!

Subscrevo integralmente o que o Luis disse, adicionando ainda mais um ponto para pensar: como acontece inevitavelmente com toda a gente, o Leaf vai tomar o lugar de qualquer outro carro e passa a ser o primeiro e quase único carro. Com essa autonomia, é "curto".
A minha recomendação, se de facto queres um Leaf, seria tentar aguentar o ímpeto mais uns tempos e poupar mais uns trocos para te permitir chegar a um mk2, ou a um mk1 com a bateria substituída em garantia. Falta um bocado para conseguir lá chegar mas é possível e, na minha opinião, faz todo o sentido.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação

Mensagem por Nonnus » 20 abr 2018, 09:52

Bem-vindo.

Vou dar a minha opinião para o seu "problema" embora haja pessoas com muitos mais conhecimentos que eu, que puderão ajudar melhor.

Os km realmente não importam muito num VE, até porque por norma os VE´s são carros com poucos KM excepto raras excepções. Sabemos hoje em dia pelos relatos de todos nós (proprietários) que existem carros com poucos KM e com baterias muito degradadas, como o exemplo do carro que teve contacto, e existem carros com muitos KM que apresentam pouca degradação. Por aquilo que nós nos temos vindo aperceber, parece que os carros gostam mais de andar muito e fazer muitos ciclos de carregamento do que passarem a maior parte da vida estacionados com baterias cheias, fazendo pouco ciclos de carregamento.

É fácil nós gerirmos o dinheiro dos outros, mas como já foi dito se possível aguarda mais um tempo e faz uma escolha mais ponderada, até pode ser mais cara na aquisição, mas que ao longo do tempo lhe traga menos problemas de mobilidade. Porque investir o dinheiro que já é pouco num carro que depois não te vai servir na totalidade, pode-se tornar num negocio ruinoso.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por pemifer » 20 abr 2018, 12:57

Bem vindo!
A minha opinião é única, dificilmente encontrarás uma opinião semelhante à minha.
Mas eu tenho uma quantidade de parafusos a menos, imagina que optei por comprar o meu Leaf nos EUA...
Se tens possibilidade de comprar um Leaf que para já se adequa aos quilómetros que fazes e se adequa ao orçamento que tens é uma excelente opção.
Compras um Leaf agora por 11500, andas uns tempos com ele, instalas uma bateria nova por 7000.
O que te propõem é que compres um carro com melhor bateria que será difícil encontrares por 18500 (11500 + 7000).
Alem disso, se comprares agora, terás mais facilidade em poupar os 7000 que irás precisar em breve, e depois tens um carro com bateria nova, ao passo que se comprares com bateria em melhor estado não deixa de ser uma bateria já com degradação.
Ainda à pouco tempo estava um carro com bateria substituída à venda... não me recordo bem dos valores mas tenho ideia que seria à volta de 16000...
Eu considero que comprar um Leaf com muita degradação não é mau negócio, dependendo do preço. Ao preço de compra devemos logo adicionar o preço de substituição de bateria para ver se é bom negócio ou não.
Considerando o preço que indicaste, soma o da substituição e vê quantos Leaf existem abaixo desse preço e em que estado estão essas baterias.
Às vezes saber o estado das baterias dos carros à venda requer o contacto com o vendedor o que é uma seca se estamos só a avaliar...

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Apresentação

Mensagem por Spin » 20 abr 2018, 13:58

Bem-vindo.
Embora seja um principiante na ME. Subscrevo o que foi dito pelos foristas excepto o pemifer.
Num Leaf de 2011, não é só o pack de baterias que se degradam, mas sim todos os componentes pelo seu uso ou desuso. Um mk1, tanto quanto sei, o AC não tem bomba de calor que é mais eficiente e só nos mk2 e seguintes é que já a trazem. Também ao nível tecnológico pode haver diferenças que por norma não contabilizamos. Por isso, dado o seu budget será de ponderar um break, até começar a ver nas estradas o novo Leaf. Porque o mercado vai-se ajustar a essa nova realidade e fazer baixar o preço em cascata dos modelos mais antigos. Julgo que no final deste verão, poderá encontrar mk2 de 24 kWh na ordem dos 13/14k€ (penso eu de que) e ainda lhe permite poupar mais uns €€€.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Apresentação

Mensagem por mafgod » 20 abr 2018, 14:51

pemifer Escreveu: Ainda à pouco tempo estava um carro com bateria substituída à venda... não me recordo bem dos valores mas tenho ideia que seria à volta de 16000....
Sei de um Leaf de 2011, bateria nova mk2 com um ano que foi vendido por 13750€!
E subscrevo o que dizes, não havendo euros para mais é uma boa opção...

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação

Mensagem por rimsilva » 20 abr 2018, 16:22

Parabéns pela decisão e bem vindo ao mundo dos VE's...

Outro cenário, poderá ser pensar em pedir um pequeno financiamento para comprar um VE que dê maiores garantias e pagar a prestação com a poupança no combustível e/ou manutenção, sendo isto viável é obvio!

Nada como acompanhar a oferta e estar atento ao melhor negócio....

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Apresentação

Mensagem por figueiral » 20 abr 2018, 22:47

Eu também andei com essas dúvidas e acabei por optar por um clone (Ion). Claro que é menos "carro" que o Leaf, mas pelos valores que podia dar, para mim foi a melhor opção, e até agora estou bastante satisfeito. O espaço é pouco, mas até agora tem servido, os pequenos já não usam carrinho, se usassem não cabia no carro :)
Quando vou às compras com a mulher eles estão na escola, os bancos deitam-se e a mala fica grande :lol:
Quando é mesmo necessário lá tem que ir o fumarento, mas garanto-te que as vezes que ele foi usado foram quase todas, senão todas, mesmo só por causa da autonomia e tempo disponível para a viagem.
Mas como costumo dizer a quem me "chateia" por causa do "carrito" comprei o clone porque analisei bem e compensava-me comprar este.
Cada caso é um caso, e tens que ver os prós e contras para a tua situação.
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

Responder

Voltar para “Apresentações”